quarta-feira, 30 de novembro de 2011

FORMATURA


Alunos e ex-alunos estão convidados para Festa de Formatura,  do módulo I, da UATI - Universidade Aberta da Terceira Idade, do Campus I e do Campus II. A cerimônia será realizada na FESC I, às 9h, na sala 8.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GINCANA VIRTUAL

Vamos revelar quem é a nossa personagem? Uma mulher meiga, presente, e muito falante. 


     Ontem:                                                       Hoje:
                                               Ignez Escovar Baldan

PARABÉNS A TODOS QUE CONSEGUIRAM ACERTAR.


DEVIDO AS FÉRIAS ESCOLARES NÃO ESTOU MAIS DIVULGANDO A GINCANA VIRTUAL. AGORA SOMENTE O ANO QUE VEM. A PESSOA PORTADORA DE MAIS SELOS GANHARÁ UMA LEMBRANCINHA PELA PARTICIPAÇÃO. OBRIGADA A TODOS.

sábado, 26 de novembro de 2011

FAZENDA INVERNADA

Chegou o grande dia da FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO, para fazenda Invernada, não esqueçam que o onibus vai chegar às 9.15h e sairá da Vila Prado às 9.30h e da Vila Neri 10 h
Bom divertimento e boa viagem a todos.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BAILE 40 ANOS DA FESC

 Com a presença de mais quinhentos convidados, o baile de comemoração dos 40 anos da FESC, foi considerado um verdadeiro sucesso. 




Com o  tema Anos Dourados,  predominou na noite, com a riqueza musical da Banda Doce Veneno, que entreteu a todos presentes, com muita diversão e alegria. Na página ACONTECEU está com mais fotos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

40 ANOS FESC

Hoje tivemos a comemoração dos 40 anos da FESC - Fundação Educacional de São Carlos, com uma solenidade muito linda. Após os agradecimentos da diretora-presidente Elisete Silva Pedrazzani, dos agradecimentos do prefeito Oswaldo Barba, e com alunos da UATI, foi servido bolo e teve uma apresentação do grupo musical da prof. Manuela.
 Segue mais fotos na página ACONTECEU.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

40 ANOS FESC

A FESC - Fundação Educacional São Carlos, comemora 40 anos, e haverá diversas atividades para comemorarmos em grande estilo.
24/11 
Ás 9h, no Campus I, apresentação dos Grupos Musicais da UATI - Universidade Aberta da Terceira Idade.
Às 20h, no Salão Ítalo Brasileiro, um grandioso baile temático dos anos 60, 70 e 80. Pode vir a caráter.
06/12 - às 19,30h
Às 19,30h, no Salão Ítalo Brasileiro, Festival dos Grupos Artísticos da UATI - Universidade Aberta da Terceira Idade. 
07 e 08/12 -  das 16h às 21h
Feira de Artesanato e Alimentação, com a chegada do Papai Noel, e apresentação dos Grupos de Música da UATI - Universidade Aberta da Terceira Idade.

Não perca, te espero lá










terça-feira, 22 de novembro de 2011

DIETA DAS CORES

Além de ser bom para a saúde, fazer uma refeição colorida ajuda a emagrecer
Verde, vermelho, branco, amarelo, laranja, roxo. Não, não estamos falando de artes plásticas ou das cores do arco-íris, e sim de alimentos. As vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para a manutenção da nossa saúde, estão presentes nos alimentos e precisamos ingerir todos diariamente para mantermos uma boa saúde. Para garantir uma alimentação correta e saudável, quanto mais colorido for o seu prato, melhor. E essa miscelânia de cores ainda ajuda a emagrecer

Qual é, afinal, a importância das cores durante as refeições? Bem, é mais simples do que parece. De acordo com a nutricionista Vânia Barberan, "as cores levam micro e macronutrientes. Legumes amarelos e laranjas, como cenoura, por exemplo, têm beta-caroteno. Alimentos verde-escuros têm zinco, selênio. Um prato colorido garante a ingestão de maior número de vitaminas e minerais. Aquele prato 'unicolor', feijão, arroz, batata, farofa e macarrão, embora muito comum, é pobre em nutrientes".

Preparar uma refeição colorida é importante, mas os alimentos são divididos em __ grandes grupos de cores e é muito difícil conseguir comer todas, todos os dias. "Não precisamos colocar um alimento de cada cor no prato, mas três a quatro cores de legumes e verduras atende bastante. Pode-se até contar o arroz e feijão como cores diferentes. Arroz, batata e aipim, por exemplo, fazem parte do grupo de alimentos brancos", diz Vânia.

Colocar no seu prato uma maior variedade de cores, além de garantir uma melhor saúde, ainda pode te ajudar a perder aqueles quilinhos a mais. Vânia explica que "fazer refeições coloridas diminui a quantidade de alimentos com carboidrato, que talvez sejam aqueles que mais engordam. Ou seja, diminui-se a quantidade de arroz, feijão, batata, aipim e macarrão para aumentar a de cenoura, beterraba, alface, brócolis. Além da maior quantidade de nutrientes, esses alimentos em geral são pouco calóricos e têm muita fibra, aumentando a sensação de saciedade".

Quanto mais, melhor, mas não é preciso encher o prato com todos os legumes e verduras disponíveis no mercado para garantir uma alimentação saudável. "Bastam cinco porções de hortaliças por dia (uma porção equivale a: quatro fatias de tomate três colheres de sopa de cenoura ralada meio prato de folhosos). O que importa mesmo é variar, não comer a mesma coisa todos os dias. Para pessoas que já passaram dos 50 anos, fazer refeições coloridas é importante porque garante grande quantidade de vitaminas e minerais e, como essa pessoa já está com o metabolismo mais lento, ajuda a manter a forma", garante a nutricionista.

Texto retirado do site: http://www.maisde50.com.br/


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LANÇAMENTO


Convidamos a todos, para prestigiar o lançamento de livro Palavras do meu silêncio de Irene Zanette de Castaneda. Dia 24 de novembro, quinta, 20h no SESC.






domingo, 20 de novembro de 2011

GINCANA VIRTUAL - 20/11/11

Você conseguiu acertar a personagem anterior? Então  vamos colocar mais um foto. Está preparada?
     Ok...agora é só começar a colocar a cuca para funcionar. 

GINCANA VIRTUAL - 13.11.11

Uma carioca em São Carlos...
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho do mar...
         
        Ontem                                            Hoje
                         

                                Angela Vaz Lorenço

sábado, 19 de novembro de 2011

LANÇAMENTO

Um brinde, ao lançamento do livro "APOMETRIA" de nosso professor Adilson Marques, nesta tarde de sábado, na livraria Sideral 



 Parabéns,  professor, por mais um agradável evento.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ROMANCE AOS PEDAÇOS...

"O LIVRO É AQUELE BRINQUEDO QUE, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ENTRE UM MISTÉRIO E UM SEGREDO, PÕE IDÉIAS NA CABEÇA". Maria Dinorah




Aproveito para convidar vocês para o BARGANHA BOOK, que será no dia 20 de novembro das 8h às 12h na Biblioteca Euclides da Cunha.
Haverá a distribuição da Revistinha Infantil Duda e Dudu e a participação do sr. Nicola Gonçalves, que irá autografar seus livros.
Sua visita é muito importante.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

GINCANA VIRTUAL - 13.11.11

Olá,, crianças, então já sabem que é nossa personagem da semana? Ainda não? Então vamos dar algumas dicas?
Posso dizer que ela entrou este ano na UATI, com muita garra. Faz o modulo I no campus I. Quanto  ao seu signo, ainda não me passou. 
Mas tem mãos de fada, pois faz artesanato e trabalha no empreendedorismo.


Então agora é só jogar o seu palpite. 



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Menina de Arte


Lançamento do Livro Menina de Arte dia 23 de novembro, quarta feira às 20 h, no SESC São Carlos




O livro Menina de Arte, da jornalista Hebe Rios do Carmo é a biografia da artista plástica de São Carlos Daniela Caburro. Daniela é integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, com sede na Suíça, e tem trabalhos divulgados em vários países. Durante o lançamento, autora e biografada vão participar de um bate papo com o público, contando detalhes da realização do livro. Também haverá exposição das obras de Daniela Caburro.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

GINCANA VIRTUAL - 13.11.11

Olá, já temos dicas para você tentar advinhar  a pessoa da foto.
Então vamos lá:


Ela faz UATI, desde 2007
Faz aulas com: Ludmila, Rita, Manu e Flora
Estuda no período da tarde no Campus I
Signo de Gêmeos







GINCANA VIRTUAL - 06.11.11

E aí, descobriu quem é essa moça? 


                          Ontem:                           Hoje:  

                                                       Maurina Rocha Rodrigues Luiz

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Arte de envelhecer



A arte de envelhecer

As pessoas sempre correm atrás da juventude, principalmente quando estão a caminho do envelhecimento. Nessa fase tem que se tomar cuidado para não cair nas armadilhas que a mídia sugere sobre o culto à beleza e o próprio desejo de querer retomar seus 20 anos.Pensando dessa maneira acaba-se distanciando do verdadeiro foco, que é cuidar da alma. O corpo físico deve ser tratado com zelo para garantir sua utilização e não com o exagero de esconder todas as rugas, de querer um corpo “sarado” e perfeito. O tempo está à nossa disposição e depende de cada um saber lidar com ele, respeitando as fases da vida.
Procure viver o momento e não ser somente um espectador. Celebre a vida todos os dias e aproveite cada segundo. O segredo de estar bem nessa fase tão sábia é sempre desejar “algo” e não viver só de recordações, entender que a idade mais bela é aquela que você tem. Curta a vida, não se prenda com a sombra do preconceito ou com os paradigmas existentes, faça o melhor para você e para os outros. Envelheça com os amigos, com a família, com quem você ama; alimente sua alma de tolerância, paciência e amor. E não se surpreenda se for a pessoa mais feliz nessa fase, porque você conseguiu multiplicar seu tempo.(Por: Adriana Daher)

domingo, 13 de novembro de 2011

Biblioteca


Boa Noite!

Você sabia que a Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha,  tem um blog ?

Venha para  esse blog também?

http://www.bpmeuclidesdacunha.blogspot.com/

Lá você encontrará informações sobre  eventos e projetos e também poderá participar com suas sugestões e comentários.

Participe  e divulgue para seus amigos.

sábado, 12 de novembro de 2011

EVENTOS

16/11 - Evento:               FILMAGEM, em dois horários:
             Manhã:              À partir das    8 h
             Tarde:                À partir das  14 h
             Local:                FESC  1
             Traje:                 Uniforme 


21/11 -  Evento:             Ensaio
             Horário:            8h   
             Local:               Instituto Cultural Ítalo Brasileiro


24/11 - Evento:              BAILE (comemoração 40 FESC)
                                     c/Banda Doce Veneno
             Horário:            À partir das 20 h
             Local:               Instituto Cultural Ítalo Brasileiro
             Traje:                Anos 60/70 ou 80


26/11 - Evento:             Confraternização de Fim de Ano 
                                     da UATI / FESC 
             Horário:           A partir das 9 h abertura entrada 
                                    da Fazenda 
                                    O almoço  à partir das 12 h
             Ônibus:            Ainda não definido 
             Local:              Fazenda Invernada 
                                                  Rod. Paulo Lauro, Km215. Fone: (16) 3367-7136
             Traje:              Livre


28/11    Evento:             Ensaio
             Horário:            8h   
             Local:               Instituto Cultural Italo Brasileiro



29/11:   Evento:             Ensaio
             Horário:            8h   
             Local:               FESC 1




05/12    Evento:            Ensaio
             Horário:           14 h
             Local:              Instituto Cultural Ítalo Brasileiro 



06/12 - Evento:            Festival dos Grupos Artísticos
             Horário:          19.30 h                
             Local:              Instituto Cultural Ítalo Brasileiro  
             Traje:              Uniforme                  
                                 
07   e
08/12:  Evento:           Feira de Empreendedorismo
                                  c/visita PAPAI NOEL
            Horário:          16 às 20 h
            Local:             FESC 1


            Evento:           Mostra de Dança da Prefeitura
                                  Municipal de São Carlos
            Horário:          20 h
            Local:             SESC

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ROMANCE AOS PEDAÇOS


Amanhã, 11/11/11 às 10 horas na rádio UFSCar daremos início ao projeto "Romance...aos pedaços..." na rádio. Não percam, sintonizem em 95,3FM ou http://www.radio.ufscar.br/.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

40 ANOS DA FESC



VENHA COMEMORAR CONOSCO OS 40 ANOS DA FESC
PROGRAMAÇÃO
24/11 ÀS 9:00 H -   COMEMORAÇÃO ANIVERSÁRIO 40 ANOS –SOLENIDADE – FESC I - R. SÃO SEBASTIÃO, 2828 – CAMPUS RUI BARBOSA – VILA NERY

24/11 ÀS 20:00 H –    BAILE ANOS 60, 70 E 80 NO ÍTALO BRASILEIRO 

6/12 ÀS 19:30 H-       FESTIVAL DOS GRUPOS ARTÍSTICOS DA UATI NO ÍTALO BRASILEIRO

7 E 8/12 DAS 16 H ÀS 21 H – FEIRA DE ARTESANATO E ALIMENTAÇÃO. COM A CHEGADA DO PAPAI NOEL NO DIA 

8/12 ÀS 19h E APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS DE MÚSICA DA UATI - FESC I - R. SÃO SEBASTIÃO, 2828 – CAMPUS RUI BARBOSA – VILA NERY

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FESTA NA VILA

Meninas, não esqueçam que amanhã, teremos a comemoração na FESC da Vila Prado, no horário das 8 h às 12h, teremos a exposição dos  artesanatos. Macramê, Pintura em Tecido, Bordados, Trabalhos em Madeiras, fiquem atentas, pois na sexta feira teremos um bingo lá no Campus II.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

GINCANA VIRTUAL

Olá, já temos dicas para você tentar advinhar  a pessoa da foto.
Então vamos lá:


Ela faz UATI, desde 2007
Faz aulas com: Ludmila, Rita, Manu e Flora
Estuda no período da tarde no Campus I
Signo de Gêmeos







segunda-feira, 7 de novembro de 2011

HORÁRIOS - 2012

ESTA É A TABELA QUE TE AJUDARÁ NA ESCOLHA DAS MATÉRIAS PARA 2012


ABRI UMA PASTA 2012 E DIVIDI POR PARTE PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO

domingo, 6 de novembro de 2011

GINCANA VIRTUAL

Hoje,  dia da nova Gincana Virtual, como todos sabem, sempre estou fazendo sorteio das fotos que tenho comigo. 
Vamos tentar acertar desta semana? 






E aí vamos arriscar um palpite?

GINCANA VIRTUAL

E aí deu para advinhar quem era a moça bonita? Suas próprias filhas revelaram.


              Ontem                                                                                                                                  Hoje



Essa foi bem fácil, né? Muitos acertos.

sábado, 5 de novembro de 2011

Projeto aumenta garantias de prioridade para os idosos

C.FED - Projeto aumenta garantias de prioridade para os idosos
Hoje, ao ler meus e-mails, deparei com esta notícia enviada pela aluna Silvia Helena Caruso..Acho que  é do interesse de todos idosos

http://www.sintese.com/noticia_integra_new.asp?id=204696#.TrPjGOIn7T8.email










quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ROMANCE AOS PEDAÇOS

NESTE FERIADÃO, NADA MELHOR DO QUE DELICIAR BONS LIVROS.

"Após o almoço, toda a família ia caminhar pelo pomar acompanhando a Condessa. As árvores frutíferas e o jardim tinham sido cuidados e embelezados constantemente, durante estes trinta anos. Nos caminhos de areia branca, beiravam flores e frutas que tinham sido ordenadas e, no local de maior declive, o Conde mandou construir uma canaleta de cimento em escada, que permitia a descida mais lenta da água. Esta canaleta abastecia o tanque do terreirinho e em suas beiradas a Condessa mandou plantar as ervas de sua cozinha e de seus remédios."


GOSTOU DO ASSUNTO? LÁ TEM MUITO MAIS...APROVEITE, PASSE LÁ E FAÇA SUA RESERVA.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

FINADOS

Hoje, uma data triste.  Um dia para lembrarmos de  entes queridos, (como se em outras data não lembrássemos)  que não estão mais presentes em nossas vidas, somente nas lembranças. Dedico o dia de hoje a meu irmão Mário Gonçalves, que voltou para o convívio com Deus. 

  ‎"O segredo do amor é maior do que o segredo da morte" Oscar Wilde


"" ...e o calendário onde escorrem os dias é perverso e irônico. Traz dias onde revindicamos à fraçào do segundo mais horas para passar no tapete vermelho a tal felicidade. O coração acelera...e a arritimia é para poucos...o riso parece estar sem controle. O que é controlar um sentimento que me descontrola??? Não me ensine, por favor. Mas traz dias onde revindicamos à fração do segundo à eternidade de uma presença. Ah...por que nascemos para morrer??? e por que não estamos preparados para esta tal saudade??? E por que dói??? Traga-me o remédio: o lenço, por favor. As lágrimas estão pesadas. Restou-me um porta retrato??? Restou-me lembranças??? À mesa, verifico que retiraram lugares...sinto no vazio um vácuo...Tenho 90 anos de alma. Estou sentada na cadeira de balanço. Talvez balançando a vida.""trecho- publicada crônica PORTA RETRATO (Renata Carone Sborgia)
Obrigada amiga Silvia Helena Caruso, pelo texto.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

MÁQUINA DE ESCREVER


Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxção dx uma txcla.
Há 42 txclas qux funcionam bxm, mxnos uma, x isso faz uma grandx difxrxnça.
Às vxzxs, mx parxcx qux mxu grupo x como a minha máquina dx xscrxvxr, qux nxm todos os mxmbros xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxviam, qux txm um mxmbro achando qux sua ausxncia não fará falta...
Vocx dirá: "Afinal, sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x, por isso, não farxi difxrxnça x falta à comunidadx."
Xntrxtanto, para uma organização podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa x consxcutiva dx todos os sxus intxgrantxs.
Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx da minha vxlha máquina dx xscrxvxr x diga a si mxsmo:

"Xu sou a pxça mais importantx do grupo x os mxus amigos prxcisam dx mxus sxrviços!"

Pronto, Agora consertei a minha máquina de escrever. Você entendeu o que eu queria te dizer??
Percebeu a sua imensa participação na vida daqueles ao seu redor...
percebeu que assim como tem pessoas que são importantes para nós, também, somos importantes para alguém.
Lembre-se de que somos parte do Universo e como tal somos uma peça que não podemos faltar no quebra-cabeça da vida.
Publicado no Portal da Família em 25/10/2008