quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

AGRADECIMENTO

Agradeço a oportunidade de estarmos juntos neste ano, com alegria e entusiasmo, pelo conhecimento de novos amigos, pelas matérias aqui publicadas, pelo meu crescimento, pelos comentários registrados. Quero dizer  que hoje será a última página publicada neste ano, pois estou saindo em viagem de férias. Portanto somente em 2012 é que retorno com as nossas postagem neste blog. 
NESSE FINAL DE ANO ESQUEÇA SEUS COMPROMISSOS E RESERVE UM TEMPO ESPECIAL PARA AGRADECER A DEUS PELAS CONQUISTAS E PARA VIVER O CLIMA DE FESTA E DE CONFRATERNIZAÇÃO COM AS PESSOAS AMADAS POR VOCÊ. QUE VOCÊ COMEMORE O  NATAL E QUE POSSA FESTEJAR A CHEGADA DO  ANO NOVO, VIVENDO CADA SEGUNDO COM  ESPERANÇA, FELICIDADES, SAÚDE, ALEGRIA E MUUUUUIIIITA EMOÇÃO.
Beijão  a todos  Denize

ROMANCE...AOS PEDAÇOS...

As férias, já começaram, o Natal está chegando, o amor está fluindo alto, vamos aproveitar para ler um bom romance?


Que tal - " UM AMOR PARA RECORDAR", dê uma passadinha na biblioteca.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A EQUIPE DE NATAÇÃO

Este curta metragem de adaptação do Conto "The Swim Tean" de Miranda July, produzido pelos alunos da UFSCar, com Heloisa Hecker vivendo no papel de Julia.
"Júlia decide tornar-se a professora de natação de um simpático grupo de velhinhos. Mas para ensiná-los a nadar, ela inventa um método nada convencional já que na cidade onde moram não há grandes concentrações de água e nem piscinas. Essa será uma experiência marcante na vida de Júlia e cuja lembrança jamais será revivida."
Com participação dos alunos da UATI, Fanny Quaglio,  Geraldo Rodrigues e Odila Machado Claudino.
Aplausos  à todos participantes, por mais um evento de sucesso.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ATITUDE POSITIVA


Seja otimista
Você sabe a verdadeira importância do pensamento positivo?


A gente sempre ouve falar da importância do otimismo, de se pensar positivo sempre. Mas, afinal, qual é a verdadeira utilidade de se ver o copo sempre meio cheio? Pode até ser que o pensamento, por si só, não faça milagres, mas especialistas garantem que a forma como vemos o mundo nos permite ver mais – ou menos – as boas oportunidades que podem aparecer pelo caminho.

O otimismo é uma expressão bastante usada no dia a dia, mas seu significado popular não difere muito do psicologicamente aceito. De acordo com o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o otimismo pode ser uma "atitude em face dos problemas humanos ou sociais que consiste em considerá-los passíveis de uma solução global positiva, do que resulta uma posição geral ativa e confiante". Para a psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) Leila Tardivo, "otimismo é a capacidade de tirar da realidade os aspectos positivos da vida. É ter esperança".
O otimismo, ao contrário do que alguns podem pensar, não tem absolutamente nada a ver com a idade. "Uma pessoa madura, que tem mais experiência de vida e, talvez, mais desilusões, pode ver a vida de uma maneira mais pessimista do que uma pessoa mais jovem, que ainda está deslumbrada com as possibilidades. Da mesma maneira, a pessoa madura pode ver mais beleza na vida enquanto um jovem está se afundando em álcool e drogas. Parece que a idade deixa as pessoas um pouco menos otimistas, mas algumas ainda mantém uma atitude mental de mais esperança", pondera Leila.
Algumas pessoas ainda podem acreditar que nossos pensamentos não influenciam, de fato, a realidade. Para Leila isso não deixa de ser verdade, mas existe outra maneira de ver as coisas. "Acreditar que nossos pensamentos viram realidade é crença de criança pequena. Temos que ter cuidado com essa ideia mágica. Na realidade, o que acontece é que a gente se predispõe a enxergar aquilo que a gente pensa que vai enxergar. Essas coincidências que podem acontecer ficam mais na linha da predisposição. É como o dito: 'querer é poder'. Se você sonha, planeja e pensa que vai conseguir, pode, sim, conseguir. O pensamento pode ser muito motivacional", diz.
Assim, embora não seja possível que um pensamento vire realidade, é muito importante acreditar que sim. "O pensamento positivo permite que se abram possibilidades na vida que, se a pessoa não estiver atenta, não vai ver. Mas o otimismo sozinho não resolve. Tem que estar aberto aos aspectos positivos da vida. O desejar é um estímulo para conseguir, pois favorece a abertura para novos horizontes e novas possibilidades. Mesmo assim, não devemos fechar os olhos para as dificuldades, caso contrário, não conseguiremos vencê-las", conclui Leila.
Texto retirado de: www.maisde50.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

VIDA ATIVA




 
No palco aos 50
Grupo de teatro em São Paulo conta com um time de atores que já passaram dos 50
Por Ilana Ramos

Para novos atores, subir ao palco e apresentar uma peça ensaiada com afinco por meses é uma emoção indescritível. Agora imagina se esses novos atores têm mais – às vezes, bem mais – de 50. Em São Paulo, um grupo de 45 atores prova que, para a arte, não tem idade. O teatro promove, além da possibilidades de viver diferentes papéis, amizades e diversão, sem contar o baita reforço e treinamento da memória.

"Quando eu estou lá em cima, entro numa bolha e a deixo voar. As emoções, a ansiedade, a expectativa da aula, do ensaio, da apresentação, aquela adrenalina. Tudo isso faz com que eu me sinta muito viva". A declaração tão emocionada é da atriz de 75 anos, Andréa Mendes Navarro – ou, apenas, Deinha Navarro, seu nome artístico. E ela continua, dizendo que "em cima do palco, você não vê diferenças, são todos iguais. Nível social, cultural, nada disso interessa. Somos todos iguais ali. A gente se mistura e faz uma unidade. Temos muita afinidade, é claro. Acho isso maravilhoso", derrete-se ela.

Os exemplos de Deinha representam apenas algumas das vantagens de se fazer teatro, especialmente na maturidade. Segundo o diretor do grupo de teatro do qual Deinha faz parte, Oficina dos Menestreis, Deto Montenegro, "o teatro é maravilhoso em qualquer idade. Mas ele, para quem já está na maturidade, vai rejuvenescendo. O método prioriza o contador de histórias e o idoso é, naturalmente, um contador de histórias. As pessoas que fazem teatro não perdem o lado intuitivo, o lado criança, emotivo. O teatro fala de paixão, emoção, razão, equilíbrio, loucura".

Homens, mulheres. O teatro é uma atividade perfeita para todas as idades, sexo ou cor. O professor de tênis Givaldo Alves Barbosa, de 57 anos, concorda. Ele conta que "o teatro é muito bacana. A pessoa se solta, fica menos tímida, fica mais sem vergonha mesmo (risos). É uma terapia, a gente se diverte muito. Legal é que acontecem muitas coisas inesperadas nos ensaios, a gente inventa personagens. Os erros podem ser até mais engraçados do que aquilo que estava no roteiro. É bem descontraído e a gente acaba se divertindo muito".

Deinha e Givaldo são apenas dois dos 45 alunos que fazem parte da Turma da Maturidade, projeto social da Oficina dos Menestreis, em São Paulo. Deto explica que "a turma é um curso livre, uma oficina. A ideia não é transformar ninguém em profissional, mas oferecer os benefícios que o trabalho artístico dá à pessoa. Eles têm que lidar com reflexo, percepção, autoestima. A Turma da Maturidade surgiu há cinco anos. Uma vez por semana temos um encontro de três horas onde oferecemos esse condicionamento artístico adaptado para essa faixa etária. A cada ano, apresentamos uma montagem nova. Temos proposta de seis e oito meses, divididas em dois módulos. No segundo módulo, começamos a preparar a nova montagem".

Em dezembro de 2011, os alunos da Turma da Maturidade apresentaram o espetáculo Noturno, no Teatro Dias Gomens. Deto diz que "o Noturno é uma peça que meu irmão, Oswaldo Montenegro, escreveu em 1991. O Oswaldo é um cara de show, de palco, de música e o Noturno – e todas as montagens que apresentamos – são musicais com cenas, grupos grandes. No Noturno, são cenas que falam sobre a noite de São Paulo. Elas retratam seus diversos aspectos: romântico, violento, assustador, solitário. Mas todas as montagens que fazemos são ligadas à música. Cada ano, um musical diferente".

Experiente ou não, todos podem entrar para o mundo artístico. Givaldo, tenista profissional, já estava acostumado com os olhares de uma arquibancada voltados para ele, mas Deinha nunca tinha subido num palco antes. Givaldo diz que "nunca tive medo do palco. O medo era de errar as falas, as coreografias. Mas estava acostumado com um monte de gente me assistindo". Deinha, novata, conta que "sempre tive essa tendência, mas a oportunidade só apareceu quando eu tinha 70 anos. Mas tudo bem, porque antes de apresentar a gente tem todo um preparo. Tem tempo para a adaptação".

domingo, 18 de dezembro de 2011

PENSE NISSO


Receita chinesa para viver
Um ocidental em visita à  China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou a um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.
Ouviu do mesmo a sábia resposta:
"É muito simples. É só:
Comer a metade.
Andar o dobro.
E rir o triplo."
Boa semana para você !!!
“Não tema avançar lentamente, tema apenas permanecer imóvel”  Sabedoria Chinesa.
"Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de dizer, mas seus ecos são infinitos." Madre Teresa de Calcutá

sábado, 17 de dezembro de 2011

SINTOMAS DO AVC



Cientistas ingleses identificam dois novos sintomas de derrame

Com o cérebro não se brinca. De acordo com o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, é a primeira causa de morte e incapacidade do Brasil. No entanto, as mortes e possíveis sequelas do derrame podem ser evitadas se o indivíduo for atendido logo e aí está a importância de se conhecer bem os sintomas. Um estudo inglês diz que encontrou mais dois possíveis sintomas da doença. Aqui no Brasil, porém, especialistas dizem que o estudo não traz novidades.

O derrame cerebral, nome mais popular do AVC, é consequência, em geral, de maus hábitos de vida. De acordo com a neurologista, presidente da Rede Brasil AVC e representante da Organização Mundial de AVC no Brasil, Sheila Martins, "o principal fator de risco é a hipertensão arterial. Depois disso, as causas mais comuns também podem ser diabetes, colesterol elevado, fumo e fibrilação atrial (arritmia cardíaca mais comum). No entanto, a idade também entra como fator de risco, especialmente acima dos 60 anos".
Foi há menos de um mês que pesquisadores do University Hospitals of Leicester NHS Trust anunciaram a descoberta de dois "novos" sintomas do AVC. De acordo com eles, fraqueza nas pernas e perda de visão (em um ou nos dois olhos) seriam novos sintomas que indicariam que o paciente está tendo um derrame cerebral. Segundo os pesquisadores, esses dois novos sintomas entram em adição aos três já conhecidos anteriormente: fraqueza facial, fraqueza dos braços e problemas de fala.

No entanto, aqui no Brasil, especialistas discordam que esses sintomas sejam novos. Segundo Sheila, "os sintomas variam de acordo com a região afetada, mas em geral, incluem: perda de força ou dormência em metade do corpo (braço, pernas, inclusive rosto, que 'entorta'), dificuldade para falar, dificuldade para enxergar e para caminhar. Esses sintomas são clássicos e os dois que eles colocam como “novos” são antigos. Eu não tive acesso à pesquisa completa, então não creio que eles tenham dito exatamente isso. Talvez estivessem listando os sintomas mais comuns. Não sei. Achei muito estranho. Esses sintomas não são novos, claro que não".

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, mais comum, quando entope um vaso no cérebro e o hemorrágico, quando o vaso de rompe e sangra. "Principalmente no AVC isquêmico, quando a veia entope, já começam a morrer neurônios. Quanto mais tempo demorar para a pessoa ser atendida, mais neurônios morrem. As sequelas do AVC dependem do tempo que os neurônios 'aguentam' sem receber oxigênio antes de morrer, mas varia muito. O tempo limite que geralmente colocamos é de quatro horas e meia a partir do início dos sintomas para conseguirmos evitar a maior parte dos problemas", explica a neurologista.

A discussão sobre os sintomas do AVC é muito válida e, de acordo com Sheila, é importante que todos conheçam. "É muito importante que pessoas leigas conheçam os sintomas. O AVC tem tratamento, mas é preciso que alguém próximo possa reconhecer e encaminhar o paciente rapidamente para o hospital. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), no telefone 192, está preparado para realizar os primeiros socorros e levar o paciente diretamente para um hospital adequado, pois não são todos que têm tratamento", diz.
(redação do: www.maisde50.com.br)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ROMANCE...AOS PEDAÇOS

Natal chegando, trânsito aumentando, ruas cheias de gente, lojas lotadas, filas  nos caixas, supermercados abarrotados, um corre corre danado. Só se pensa em compras, presentes, cardápios, etc...
Ufa, que canseira...



Não vejo a hora de chegar em casa para ler um bom livro, e relaxar. Aproveite e faça o mesmo. Bjks.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

AMIGOS SECRETO

Ontem, 14 de dezembro, nós formandos do campus I, nos reunimos no Restaurante Casa Branca, para comemorarmos a nossa união. No meio de muita pizza,  um brinde à nossa  alegria para comemorarmos o  Natal.


 Na página ACONTECEU coloquei o restante das fotos

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PERNAS

Pernas para que te quero Além de emagrecer, caminhar melhora a saúde e ajuda a manter o cérebro em dia Por Ilana Ramos
 
Fácil, grátis, sem contraindicações e extremamente eficaz. Esses são apenas alguns dos adjetivos que caracterizam a caminhada. É sabido que a prática de atividades físicas ajuda a manter a forma e melhorar a saúde, mas pesquisas indicam que elas ainda ajudam a prevenir doenças cerebrais, e a caminhada, especialmente, incentiva a sociabilidade dos praticantes. E você, está esperando o que para começar?
Muitas pesquisas comprovam que atividades físicas reduzem os riscos de doenças cerebrais. De acordo com a vice-coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, Sonia Brucki, "vários estudos neurológicos já mostraram que a prática de atividades físicas protela o aparecimento de doenças como demência e Alzheimer. Além de diminuir os fatores de riscos vasculares, ela diminui a pressão arterial, colesterol, diabetes, triglicerídeos. A caminhada também protege o cérebro de possíveis doenças vasculares".
Mais do que outras atividades físicas, a caminhada possui benefícios muito particulares. Segundo o professor doutor do Instituto de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP) Edmundo de Drummond Alves Junior, "a caminhada possui efeitos semelhantes a outras atividades mais intensas, como a corrida, mas provoca menos riscos de lesões naqueles que a praticam. Eu recomendaria que a caminhada não fosse feita de maneira isolada, mas com um parceiro ou um grupo, já que a melhor maneira de manter um ritmo bom é a possibilidade de se conversar. Então, além do fortalecimento das condições cardiorrespiratórias dos praticantes, o aspecto sociabilidade também está presente".
Assim como qualquer outra atividade aeróbica, é preciso ter disciplina na prática da caminhada para se conseguir aproveitar todos os benefícios do exercício. "Deve ser quase uma obrigação cotidiana. Ter isso como hábito e, claro, praticar nas condições necessárias para uma boa prática. A caminhada deve ser feita por um percurso agradável, de preferência por ruas com bons calçamentos e arborizadas. E é um exercício simples. Se for possível combinar a caminhada com exercícios de resistência, com carga, é possível aproveitar ainda outros benefícios físicos, como o ganho de força. E ela ainda é ótima para o praticante pois é grátis: não se gasta dinheiro com passagem, gasolina, estacionamento ou mensalidade de academia", argumenta Edmundo.
Uma questão essencial na hora de se praticar qualquer atividade física é respeitar os seus limites. Edmundo ensina que "antes de iniciar a atividade, deve-se ir ao médico fazer verificação das condições em que se encontra para realizar a atividade a que se propõe. Durante a prática, deve-se usar roupas confortáveis, usar calçado adequado, hidratar-se bastante e evitar caminhar entre 10h e 16h, quando o sol está muito forte. Deve-se, também, usar o que chamo de 'escala subjetiva de esforço', que diz que a carga ideal para caminhar é conseguir conversar, sem ficar muito ofegante. Se possível, combinar a caminhada com outras atividades com carga, com orientação de um profissional de educação física".
Além dos benefícios citados por Edmundo, a neurologista Sonia Brucki ainda comenta outro aspecto positivo da caminhada. "Em geral, quem faz algum tipo de exercício físico tem um estilo de vida mais saudável, fuma menos, tem uma alimentação melhor. E, por último, por possibilitar uma atividade social (mesmo que se faça sozinho, o fato de sair, ver pessoas, melhora a sociabilidade), diminui os riscos de depressão", diz. Edmundo ainda completa com um conselho para os atletas de primeira viagem: "sempre tenha em vista o seu conforto durante a atividade. Fuja das atividades complicadas e busque as mais simples, mais próximas à realidade do seu dia a dia".
Boa caminhada!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MÃOS DE FADA

Mãos de fada Dermatologista fala da importância do cuidados com as mãos e unhas Por Ilana Ramos
  
 
 
Dizem que a idade das mulheres pode ser detectada de duas maneiras: observando a pele das mãos e pescoço. Quem, afinal de contas, gasta fortunas e horas de tratamentos para deixar a pele do rosto novinha em folha, e deixa as mãos cheias de manchas, flacidez e rugas? Assim como a pele do rosto, a das mãos está sempre exposta aos efeitos do sol e da poluição e também precisa receber cuidados especiais.

O sol é um dos maiores amigos e vilões da nossa saúde. Da mesma maneira que contribui na formação de ossos e prevenção de doenças, em excesso, ele também agride bastante a nossa pele, podendo causar até câncer. De acordo com a dermatologista Fabíola Tasca, "as mãos refletem os anos de sol que sofremos, através das manchas, flacidez e afinamento da pele, sendo um verdadeiro espelho da nossa idade".

Manchas amarronzadas nas mãos são problemas constantes nos consultórios dermatológicos. "Essas manchas chamam-se melanoses solares e aparecem devido à exposição excessiva ao sol e devem ser tratadas com cremes clareadores e renovadores da pele. Casos mais persistentes requerem tratamentos como laser, peeling e aplicação de ácidos", diz a médica.

E não é apenas o sol o grande vilão dessa história. Por estar sempre exposta, a pele da mão ainda está sujeita aos efeitos de outras condições do clima, como frio e vento, e poluição. "O simples ato de lavar as mãos após ir ao banheiro ou antes de comer já leva ao ressecamento. Os cremes hidratantes devem ser usados constantemente e muitos já vêm com fator de proteção solar, protegendo contra os maiores problemas: ressecamento, manchas e câncer", aconselha Fabíola.

Fabíola destaca que quanto mais atenção puder ser dispensada no cuidado das mãos, melhor. "Além do hidratante e protetor solar usados tanto durante o dia quanto à noite, existem algumas formulações que são mais apropriadas para a beleza das unhas, que são compostas por apenas 14% de água. Cremes formulados a base de uréia, ceramidas, manteiga de karité e vitaminas A, C e E são ideais, pois promovem hidratação e cuidado na medida certa", sugere.

Para a maioria das mulheres, cuidar das tarefas de casa é uma realidade cruel. O contato da pele das mãos com produtos de limpeza agridem tanto a saúde quanto a beleza dessa região tão delicada. De acordo com a dermatologista, "os produtos de limpeza retiram a hidratação natural das mãos, deixando-as mais secas e fragilizadas. Produtos químicos fortes podem enfraquecer e causar descolamento das unhas. Por isso, o uso de luvas próprias para manusear produtos de limpeza é indispensável".

Para dar "férias" para as mãos – e unhas, especialmente – nada como uma ida semanal à manicure. No entanto, fique atenta. "Apesar de a sua retirada ser a primeira etapa do tratamento nos salões, a cutícula das unhas serve como proteção contra a entrada de vírus e bactérias que podem causar infecções. O correto é empurrar a pele com a ajuda de uma espátula e retirar apenas o excesso. O esmalte também não deve ficar tempo demais na unha, sendo essencial um dia de descanso por semana. Para retirar, evite usar acetona e prefira removedores sem esse composto", explica a dermatologista.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FESTIVAL FESC - 40 ANOS



@tvesaocarlos
boletim eletrônico tv educativa de são carlos
emissora associada à TV Brasil
# boletim 11 _dezembro2011
TVE SÃO CARLOS
ESPECIAL DE FIM DE ANO
A TV Educativa de São Carlos apresenta seu especial de fim de ano que se inicia nessa terça dia 6 e vai até o dia 16. Serão exibidos documentários inéditos na televisão, além da tradicional mostra de dança da Prefeitura e os grupos que agitaram o Sanca Hip Hop. A programação Especial de Fim de Ano celebra também o ano de 2011 com reapresentações de matérias que marcaram o jornalismo da emissora.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
NOSSA VIOLA: “EITA COISA BOA!”
Para iniciar a programação especial de fim de ano, a Nossa Viola dessa segunda-feira (5) traz os melhores momentos do ano de 2011, um ano particularmente agitado para a equipe. Atendendo a muitos pedidos, o programa voltou com a casa cheia no especial de aniversário de 4 anos da TVE. De lá pra cá, foram gravados programas no Cine São Carlos, Teatro Municipal e em fazendas da região. Tudo pra trazer um pouquinho do melhor do sertanejo da nossa terra. E pra fechar em grande estilo, o Nossa Viola do dia 12 será ao vivo com a participação de todos na plateia, no Cine São Carlos a partir das 19h30.
DIA 5 - MELHORES MOMENTOS - 20H
DIA 12 - AO VIVO - 19H30 - CINE SÃO CARLOS

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
ALMANAQUE MUSICAL ESPECIAL
O programa do próximo dia 14 foi gravado no SESC São Carlos. No palco, o jornalista Décio Junior recebeu o músico Rodrigo Zanc e juntos eles vão apresentar talentos inquestionáveis de nossa cidade. O grupo Som Nascente foi o primeiro a subir ao palco e mostrou um pouco do projeto “Coisas de Minas”, que teve a participação especial de André de Souza, vocalista do grupo Mandinga. O toque requintado do piano de Augusto Júnior e as vozes de Priscila Luporini e Ingrid Pontes deram a essência do trabalho apresentado pelo JazzScatss. Para Priscila, a gravação do Almanaque Musical vai ficar registrada na memória. “Estou super feliz, achei ótima essa oportunidade de ver as bandas todas entrosadas e participar da gravação”, contou.
Para fechar a noite, a banda Quizumba deixou muita gente arrepiada com os arranjos de três canções tropicalistas que ganharam destaque na voz da vocalista Tika. Para ela, o programa contribuiu ainda para que os músicos pudessem trocar experiências. “Uma oportunidade única de compartilhar o palco, as ideias e mostrar o nosso trabalho. Foi maravilhoso!”, comemorou.
DIA 14 - ALMANAQUE MUSICAL ESPECIAL - 19H30

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
MUITA DANÇA NESSE FIM DE ANO NA TVE
Já tem sido tradição aqui na emissora apresentar a apresentação realizada pela Prefeitura Municipal com apresentação de grupos do Projeto Dançar, das aulas de dança nos centros comunitários e da terceira idade. Apresentação que acontece no SESC nessa quarta e quinta, vai ao ar na próxima semana. Esse ano, em homenagem aos 40 anos da FESC, um especial mostra um pouco da história da Fundação Educacional e a apresentação dos grupos de dança.  
DIA 15 - DANÇA NA TVE  - 19H30
DIA 13 - FESC 40 ANOS - 20H

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
PRODUÇÃO INDEPENDENTE NA TELINHA
Abrindo espaço para a produção independente o público pode conferir o trabalho feito por alunos da E.E. Jesuíno de Arruda e vídeos do curso de Imagem e Som. Parte da programação especial de fim de ano, o J.A. É! vai ser exibido no dia 13 e 14 às 19h e é o resultado de um ano de trabalho feito em parceria com professor e alunos do curso de Imagem e Som. No Curta São Carlos Especial que vai ao ar dia 16, sexta às 20h, o público vai conhecer os vídeos produzidos por alunos do 3o ano do curso de Imagem e Som da UFSCar.
E a partir da próxima quarta, sempre ao meio dia e meia, o público de casa vai poder assistir aos trabalhos selecionados pela Mostra de Vídeo Popular, feita pela UFScar e com apoio da TVE.
DIA 13 e 14 -J.A. É! - 19H
DIA 16 - CURTA SÃO CARLOS ESPECIAL - 20H
DE 7 A 14 - MOSTRA DE VIDEO POPULAR - 12H30

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
DOCUMENTÁRIOS INÉDITOS NA TVE
Dois documentários serão exibidos pela primeira vez na televisão. O primeiro vai ao ar essa quarta, às 20h. “Quem é Todo Mundo?” trata de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, baseando-se no tripé educação, mercado de trabalho e lazer. Seu fio condutor se faz no acompanhamento do cotidiano de três personagens: um cadeirante, uma deficiente visual e uma deficiente auditiva. Pensado para ser assistido em formato digital, o filme conta com inserções gráficas e conceitos. Produzido por alunos do curso de Jornalismo da UNESP Bauru.
O outro filme  que estreia na TVE é o documentário “Mestre Izael”, uma produção da Magma Filmes com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Izael Teixeira é fundador da Pena de Ouro, a mais antiga associação de capoeira em funcionamento em São Carlos (SP). O filme apresenta alguns aspectos da vida e da história de Mestre Izael, importante figura para a cultura são-carlense e para a capoeira no estado de São Paulo.
DIA 7 - QUEM É TODO MUNDO? - 20H
DIA 9 - MESTRE IZAEL - 20H

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
PAPAI NOEL NO GIRO CULTURAL DE SEXTA
O bom velhinho veio até a TV Educativa pra gravar um programa especial que vai ao ar nessa sexta às 20h. A criançada vai poder participar de uma promoção bem legal, mas pra isso vai ter que esperar esse momento mágico acontecer. As gravações do programa contaram com a participação da apresentadora Ariane Zanon.
DIA 9 - GIRO CULTURAL NATAL - 20H

TVE SÃO CARLOS
PROMOÇÃO TVE + LEITURA
Você tem até o dia 15 para participar do sorteio de livros e ingressos para o Cine São Carlos através da nossa promoção que você acessa pelo site www.saocarlos.sp.gov.br/tve

TV BRASIL
TV BRASIL COMEMORA 4 ANOS
No dia 2 de dezembro de 2007, exatamente no mesmo dia da inauguração do sinal digital no país, a TV Brasil entrou no ar. Era uma manhã de domingo e foram 12 horas de programação transmitidas ao vivo dos estúdios da antiga TVE do Rio de Janeiro. Nascia, assim, a TV Pública no Brasil, que hoje comemora seus quatro anos.
A grade do novo canal derivou basicamente da programação da TVE do Rio e da TV Nacional de Brasília. Mas, aos poucos, a TV Pública começou a ter vida própria com a produção de seus próprios programas, abrindo parcerias com outras emissoras públicas estaduais e com a produção independente brasileira. Com isso, ganhou musculatura e pôde pôr em prática uma programação diversificada e regionalizada, voltada para a educação, cultura, artes e cidadania.
Veja os destaques

TV BRASIL
NOVO PRESIDENTE TOMA POSSE EM BRASÍLIA
O jornalista Nelson Breve toma posse na próxima sexta-feira (09), como o novo presidente da TV Brasil, em cerimonia que será realizada na capital Federal com a presença da Ministra das Comunicações. A TVE estará presente reafirmando o compromisso para a construção da Rede Nacional de TVs Públicas.
Enviado pela aluna: Esther Zappulla Chinaglia

domingo, 11 de dezembro de 2011

Trois fois vingt ans


Trois fois vingt ans  (artigo da  revista Época)
Como a mulher e o homem confrontam os 60 anos? O novo filme da diretora Julie Gavras, exibido na mostra internacional de São Paulo e com estreia prevista para 11 de novembro, trata de envelhecimento. De como esconder ou assumir a idade. Aos 60 você se sente maduro, curioso e sábio ou velho, amargo e ultrapassado? O título do filme no Brasil é assombrosamente ruim e apelativo: Late bloomers – O amor não tem fim. “Late bloomer” é uma expressão inglesa que denomina quem amadureceu tardiamente. Em francês, a tradução do título é clara e objetiva: Trois fois vingt ans (Três vezes 20 anos). Uma conta básica de multiplicação mostra que você já viveu bastante. Um dia teve 20 anos. Também comemorou ou receou os 40. E agora, aos 60, passa para o time dos velhos. Ou não?Isabella Rossellini (Mary) e William Hurt (Adam) fazem o casal protagonista. Devido a um súbito lapso de memória, a mulher, professora universitária, percebe que envelheceu e toma medidas concretas em casa. Aumenta o tamanho dos números no aparelho de telefone, coloca barras na banheira para o casal não escorregar. O homem, arquiteto famoso, se recusa a se imaginar velho, passa a conviver só com jovens e a se vestir como eles. Ela faz hidroginástica, mas se sente fora d’água, organiza reuniões com idosas e mergulha em trabalhos voluntários. Ele vai para o bar, bebe energéticos e vira a noite. Cada um se apega a sua visão de como envelhecer melhor, sem concessões. Ambos acabam tendo casos extraconjugais. Há nos dois um desespero parecido. Mary exagera na consciência da proximidade da morte. E Adam exagera na negação. Depois de décadas de amor sólido, com os três filhos fora de casa e já com netos, o casal se vê prestes a engrossar as est atísticas dos divorciados após os 60 anos, ao descobrir que se tornaram estranhos e por isso ficam melhor sozinhos e livres. O filme é uma comédia romântica para a idade avançada, um gênero quase inexistente.saiba mais Mirian Goldenberg: “Mulheres envelhecem melhor que homens” Julie Gavras não encontrou nenhuma atriz francesa que assumisse com humor os dilemas de uma sexagenária. “Precisava de alguém com a idade certa, mas que não tivesse feito cirurgia plástica”, diz Julie. “Isabella foi perfeita porque entende que, quanto mais velha fica, mais liberdade tem.” Na França, diz a cineasta, “a idade é uma questão delicada para a mulher”. No Brasil, que cultua a juventude feminina como moeda de troca, é mais ainda. Isabella, um dos rostos mais lindos do cinema, disse ter adorado fazer um filme sobre envelhecimento: “São tão poucos e tão dramáticos. E minha experiência tem sido pouco dramática, aliás bem cômica às vezes. Mulheres envelhecendo são vistas como uma tragédia e foi preciso uma cineasta mulher para ver diferente”.A reação de homens e mulheres ao passar dos anos é diferente? Depende. Da velhice, só escapa quem já morreuHomens e mulheres reagem de maneira desigual à passagem dos anos? É arriscado generalizar. Depende de cada um. Compreendo que mulheres de 60 sintam mais necessidade de parecer jovens e desejáveis – mas alguns homens idosos se submetem a riscos para continuar viris. A obsessão da juventude eterna criou um grupo de deformadas que se sujeitam a uma cirurgia plástica por ano e perdem suas expressões. Mas também fez surgir outro tipo de sexagenárias, genuinamente mais belas, mais em forma, mais ativas e saudáveis enfim.“As mulheres nessa idade querem aproveitar o mundo, viajar, passear, dançar, ver filmes e peças, fazer cursos. Os homens querem ficar em casa, curtir a família, os netos”, afirma a antropóloga Mirian Goldenberg, que acaba de publicar um livro sobre a travessia dos 60. “Elas se cuidam mais, eles bebem mais. Elas vão a médicos, fazem ginástica, eles engordam, gostam do chopinho com amigos ou sozinhos. Elas envelhecem melhor, apesar do mito de que o homem envelhece melhor. Muitas me dizem: ‘Pela primeira vez na vida posso ser eu mesma’.”


Da velhice ninguém escapa, a não ser que a morte o resgate antes. Cada um lida com ela de forma pessoal e intransferível. O escritor Philip Roth, aos 78 anos, diz que “a velhice não é uma batalha; é um massacre”. Mas produz compulsivamente. Woody Allen, de 75 anos, dirige um filme por ano, mas acha que não há romantismo na velhice: “ Você não ganha sabedoria, você se deteriora”. Para Clint Eastwood, de 81 anos, que ficou bem mais inteligente e charmoso com a idade, envelhecer foi uma libertação: “Quando era jovem, era mais estressado. Me sinto muito mais livre hoje. Os 60 e 70 podem ser os melhores anos, desde que você mude ou evolua”. Prefiro acreditar em Eastwood. Por mais que a sociedade estabeleça como idoso quem tem acima de 60, a tendência é empurrar o calendário para a frente. Hoje, para os sessentões, velho é quem tem mais de 80. Os octogenários produtivos acham que velho é quem passou dos 90. No fim, velho mesmo é quem já morreu e não sabe.
Artigo enviado pela aluna: Silvia Maria Guido de Almeida 

sábado, 10 de dezembro de 2011

SEXALESCENTES...



SEXALESCENTES...
                                                                         
Se estivermos atentos,
podemos notar que está a aparecer uma nova classe
social:
a das pessoas que andam à volta dos sessenta anos de idade,
os
sexalescentes :
é a geração que rejeita a palavra "sexagenário",
porque
simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer.

Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica - parecida com a que,
em
meados do século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência,
que
deu identidade a uma massa de jovens oprimidos em corpos desenvolvidos, que até então não sabiam onde meter-se nem como vestir-se.

Este novo grupo humano que hoje ronda os sessenta
teve uma vida
razoavelmente satisfatória.

São homens e mulheres independentes que trabalham há muitos anos
e que
conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram
durante
décadas ao conceito de trabalho.
Que procuraram e encontraram há muito
a
atividade de que mais gostavam e que com ela ganharam a vida.

Talvez seja por isso que se sentem realizados...
Alguns nem sonham em
aposentar-se.
E os que já o fizeram gozam plenamente cada dia sem medo
do
ócio ou da solidão, crescem por dentro quer num, quer na outra.
Desfrutam a
situação, porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos,
preocupações, fracassos e sucessos,
sabe bem olhar para o mar sem pensar em
mais nada,
ou seguir o vôo de um pássaro da janela de um 5.º andar...


Neste universo de pessoas saudáveis, curiosas e ativas,
a mulher tem um

papel destacado. Traz décadas de experiência de fazer a sua vontade, quando
as suas mães só podiam obedecer, e de ocupar lugares na sociedade que as
suas mães nem tinham sonhado ocupar.

Esta mulher sexalescente sobreviveu à bebedeira de poder
que lhe deu o
feminismo dos anos 60.
Naqueles momentos da sua juventude em que eram tantas
as mudanças,
parou e refletiu sobre o que na realidade queria.

Algumas optaram por viver sozinhas, outras fizeram carreiras
que sempre
tinham sido exclusivamente para homens,
outras escolheram ter filhos, outras
não, foram jornalistas,
atletas, juízas, médicas, diplomatas...
Mas cada uma
fez o que quis: reconheçamos que não foi fácil,
e no entanto continuam a
faze-lo todos os dias.

Algumas coisas foram adquiridas.

Por exemplo, não são pessoas que estejam paradas no tempo:
a geração dos
"sessenta", homens e mulheres,
lida com o computador como se o tivesse feito
toda a vida.
Escrevem aos filhos que estão longe (e vêem-se),
e até se
esquecem do velho telefone para contatar os amigos
- mandam e-mails com as
suas notícias, idéias e vivências.

De uma maneira geral estão satisfeitos com o seu estado civil
e quando não
estão, não se conformam e procuram muda-lo.
Raramente se desfazem em prantos
sentimentais.

Ao contrário dos jovens, os sexalescentes conhecem e pesam todos os riscos.
Ninguém se põe a chorar quando perde:
apenas reflete, toma nota, e parte
para outra...

Os maiores partilham a devoção pela juventude e as suas formas superlativas,
quase insolentes de beleza ; mas não se sentem em retirada.
Competem de
outra forma, cultivam o seu próprio estilo...
Os homens não invejam a
aparência das jovens estrelas do esporte,
ou dos que ostentam um
Armani,
nem as mulheres sonham em ter as formas perfeitas de um modelo.
Em
vez disso, conhecem a importância de um olhar cúmplice,
de uma frase
inteligente ou de um sorriso iluminado pela experiência.
Hoje, as pessoas na década dos sessenta,
como tem sido seu costume ao longo
da sua vida,
estão a estrear uma idade que não tem nome.
Antes seriam velhos
e agora já não o são.
Hoje estão de boa saúde, física e mental, recordam a
juventude
mas sem nostalgias tolas, porque a juventude ela própria também

está cheia de nostalgias e de problemas.
Celebram o sol em cada manhã e sorriem para si próprios...

Talvez por alguma secreta razão que só sabem e saberão
os que chegam aos 60
no século XXI...
Tita Teixeira
Texto enviado por: Silvia Helena Caruso

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ROMANCE AOS PEDAÇOS...

Aproximação do Natal, do Réveillon, Férias, que tal dar uma boa relaxada, deitando-se em uma rede, num bela tarde de sol,  um belo livro para ler. 

Vamos aproveitar essa dica do lindo romance "Eclipse", você vai se apaixonar pela história de Bella.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ART-UATI

Ontem, dia 7 e hoje dia 8, aconteceu a Feira de Empreendedorismo na Maturidade, no Campus I, da UATI, Universidade Aberta da Terceira Idade, com artesanatos, alimentação e oficinas Houve  várias atrações, entre elas um show de Dança do Ventre, Trio Branco da Estação, Coral da UATI, Coral  Multicanto, chegada do Papai-Noel, com distribuição de balas para as crianças.  

Na página ACONTECEU, mais fotos dos eventos

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AMIGOS

Hoje, um grupo de alunas da UATI, sobre o comando da professora Marluce Rios,  visitaram  uns amigos, afastados da escola por motivos de saúde, Sr. Antonio Simão e esposa Rina, levando um pouco de música     para alegrar seus corações. Recebidas com muito calor humano e emoção, recebemos de troco esta poesia lida pelo seu genro Elieser Gibertoni e esposa Rita, após foram à casa de outra amiga também afastada por motivo de saúde Dna. Léa Manzine e Flavio Manzini 
Pedras no Caminho de Fernando Pessoa. 
Pedras no caminho?
Guardo todas.
Um dia vou fazer um castelo...


Posso ter defeitos, viver ansioso
e ficar irritado algumas vezes, mas
não esqueço de que minha vida é a
maior empresa do mundo, e posso
evitar que ela vá a falência.


Ser feliz é reconhecer que vale
a pena viver apesar de todos os 
desafios, incompreensões e períodos de crise.


Ser feliz é deixar de ser vítima dos 
problemas e se tornar um autor
da própria história. É atravessar
desertos fora de si, mas ser capaz de 
encontrar um oásis no recôndito da sua alma


É agradecer a Deus a cada manhã
pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos
É saber falar de si mesmo
É ter coragem para ouvir um "não"
É ter segurança para receber uma 
crítica, mesmo que injusta.

Pedra no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo...


(Amanhã completo os nomes, me desculpe) Restante das fotos, na página Ação Solidária

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

FESTIVAL DOS GRUPOS ARTÍSTICOS DA UATI




Com alegria estampada no rosto de cada integrante dos Grupos Artísticos da UATI, campus I e II, tivemos uma noite digna dos grandes festivais. Um verdadeiro show de organização, beleza e muita emoção. Parabéns à direção, funcionários,  professores e alunos, pelo empenho e força de vontade. 
Coloquei mais algumas fotos no ACONTECEU. Um Feliz Natal e 2012 repleto de saúde, paz e  amor.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

FESTIVAL

Olá, hoje tivemos nosso ensaio no salão do Ítalo-Brasileiro, e como sempre eu além de ensaiar, também tirei várias fotos. Já coloquei alguma na página de Ensaios. Não podemos esquecer que o Festival de amanhã, começa às 19.30h,  mas para os participantes dos Grupos Artísticos deverão comparecer à 18 h
Para os Grupos da Prof. Manu, a camiseta roxa se completará com a calça branca. Até amanhã e um bom Festival à todos.

domingo, 4 de dezembro de 2011

ENSAIO DO FESTIVAL

Amanhã o ensaio para o Festival dos Grupos Artísticos, da UATI, será  às 14 h, no próprio salão do Ítalo-Brasileiro. 



Lembrando também que o FESTIVAL DOS GRUPOS ARTÍSTICOS da UATI, será no dia 06/12 às 19,30h e  os participantes terão que chegar à 18 h.
ATÉ LÁ

sábado, 3 de dezembro de 2011

BARGANHA BOOK

Para incentivar a população à prática da leitura, a Prefeitura de São Carlos, através do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), realiza mais uma edição do Barganha Book que acontecerá no próximo domingo (04/12), das 8h até 12h, na Biblioteca Euclides da Cunha.




O objetivo do evento é promover a troca de livros já lidos por outros inéditos, promovendo, de uma forma lúdica, o incentivo à leitura. A Biblioteca fica na Rua Antonio Almeida Leite, 535, (Travessa 3), Vila Prado.
COLOQUEI AGORA, MAIS FOTOS DA FORMATURA QUE ESTÁ NA PÁGINA ACONTECEU.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ROMANCE AOS PEDAÇOS

Final de semana chegando, hora de churracar com a família e aproveitar para ler um bom livro. Que tal este que estou lhe apresentando agora? Sabia que a Biblioteca abre aos sábados?




Só para lembrá-los. As fotos da nossa formatura estão na página:   ACONTECEU. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A HISTÓRIA DA TARANTELA 
por Garcia Santa Sando Lemos

 

Essa história foi contada durante uma confraternização das alunas da Oficina de Pintura em tecido no Campus 1 há 2 semanas. O pessoal se empolgou e até soltou uns passinhos de tarantela!!
Vale a pena conferir!