segunda-feira, 12 de março de 2012

DORES NAS COSTAS

Tive que viajar, por esse motivo não estive com vocês, hoje, mas mostro aqui,  um recadinho de DORES NAS COSTAS, talvez possa ajudá-los, a não faltar nas aulas, pois o exercício é muito importante, principalmente na terceira idade.
Dores nas costas são mais comuns e incomodam quem já passou dos 50


Seja na lombar ou na região do pescoço, as dores nas costas são um problema constante no mundo todo. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), até 85% de todas as pessoas de todo o mundo sofrerão com o problema em algum momento das suas vidas. Entenda melhor o que pode causar as dores que você sente e como evitar que elas se agravem.

Elas podem ocorrer em diferentes regiões, terem diferentes intensidades e causas. De acordo com o professor assistente da Disciplina de Ortopedia Traumatologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e chefe do  setor de Coluna Vertebral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Luiz Otavio Penteado, "as dores nas costas são sensações de desconforto na região que abrange desde a base do crânio até as nádegas e que cursam com intensidade, duração e frequência variáveis de acordo com a causa e com cada indivíduo".

As dores nas costas podem atingir qualquer pessoa e, segundo Luiz Otavio, são as causas mais comuns de ausências do trabalho em adultos jovens. Em pessoas maduras, ele explica que "a dor nas costas é uma queixa comum após 40 anos de idade devido à degeneração das articulações e discos intervertebrais. Ela também coincide com o aumento de peso corporal devido a alterações hormonais próprias do envelhecimento humano. As alterações posturais e atrofias musculares devido ao sedentarismo, comuns na maturidade, também são agravantes".

A osteoporose, doença que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta 18% das mulheres e 6% dos homens do mundo com mais de 50 anos de idade, também pode agravar o problema. “Por caracterizar-se pela descalcificação do osso, eles ficam mais frágeis e mais propensos a quebrar. E isso pode causar dor nas costas também. A osteoporose pode causar dor de origem na coluna vertebral devido às microfraturas que ocorrem nos ossos com diminuição de massa óssea", afirma Luiz Otavio.

A má postura,  ainda de acordo com a OMS, é uma das principais causas de dores nas costas, especialmente na região lombar, que fica um pouco abaixo da linha da cintura. Além desse, outros fatores são comuns para as causas das dores, especialmente após os 50. Para o ortopedista, "as principais causas de dores nas costas em indivíduos com mais de 50 anos de idade são a má postura, o excesso de peso e o sedentarismo. Mas não podemos esquecer as causas de origem genética (envelhecimento dos discos e articulações), origem reumatológica e outras doenças sistêmicas como os tumores e as metástases".

Para manter a boa saúde das costas, assim como a saúde de todo o corpo, atividades simples são recomendadas. "Manter uma boa alimentação, exercícios regulares e repouso adequado, evitando situações de estresse mental", finaliza Luiz Otavio. Se nada disso adiantar, uma visita ao médico ortopedista para verificar a causa da dor é fundamental para evitar que o problema se agrave.(www.maisde50.com.br)




Nenhum comentário:

Postar um comentário