TRABALHOS MANUAIS

NÃO DEIXE DE LER MAIS ABAIXO OUTRAS AULAS OFERECIDAS NAS OFICINA DA UATI:
AULAS DE TRICÔ
ORIGAMI
MACRAMÉ
PINTURA EM TECIDO
BISQUI
COSTURA ARTESANAL


AULAS DE  TRICÔ
O tricô não é apenas um trabalho manual, ele é também a expressão de sentimentos e experiências transmitidas através de inúmeras gerações.
A partir de um fio de lã e um par de agulhas, trabalhado de diversas formas, é possível a criação de inúmeras peças personalizadas.  E ao final de cada trabalho, com um sorriso no rosto, também exclamar com satisfação: “Foi feito por mim...”.
Se você gosta de artesanato, junte-se a nós para desvendar os mistérios das lãs e agulhas e assim, vencer a monotonia...
Silvia H. Caruso (Profa. de Tricô/UATI – Campus I)


14.05.2012
Uma nova foto da aula de tricô, da prof. Silvia Helena Caruso, em que foi preparado um conjunto de três peças, toca, casaquinho e sapatinho, para Elis. 
Te aguardamos ansiosas por sua chegada. 

26/10/2011 - Alguns trabalhos finalizados:
Cachicol em lã laranja
Gorro em  tricô

Casaquinhos e sapatinhos













ORIGAMI


Dentre os origamis mais populares, o tsuru (garça) é o mais famoso e mais tradicional deles. O tsuru é a ave sagrada do Japão e, segundo a lenda, essa ave vive mil anos, tem o poder de conceder desejos e aquele que dobrar mil tsurus e fizer o mesmo pedido a cada um deles, terá o seu desejo atendido.

Basta uma simples folha de papel. E ela pode se transformar em qualquer figura que se imaginar. Esse é o segredo do Origami, a arte da dobradura japonesa, que há várias gerações tem ajudado a desenvolver a criatividade e a destreza dos orientais.
Na UATI, você também pode estar aprendendo essa arte milenar. Veja alguns trabalhos:




PROF. JORGE OKADA
 
PROFª MARIA OKADA
Excelente opção de presente educativo e criativo para o dia das crianças, dia dos professores,  também é perfeito para quem busca ideias de enfeites para festas, artesanato e objetos de decoração.

AULAS DE MACRAME
O Macramé é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. O macramé tem duas formas mais conhecidas de trançado: o ponto "festonê" e o ponto "nó duplo", no primeiro dois fios são usados um esticado e o outro enlaça formando nós, no segundo três fios são usados um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.
Como diz meu professor Valério, para se fazer o macramé se utiliza  máquinas com dez agulhas
ou seja, as duas mãos.
Professor: Valério Lazzarotto


04.06.2012
Depois de ausente nas aulas de macramê, devido aos compromissos particulares, estive nesta data para poder matar um pouco a saudades da turminha boa do macramê. Como sempre deixo aqui algumas fotos:

 






1° Trabalho da Aluna: Monica Cury

Trabalho da Salete Sarracini


Trabalho da aluna Mª Antonia do Prado

Trabalho de Denize Gonçalves Dionisio



É uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objectos. Foi difundida no mundo por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.

Até hoje a arte de dar nós é muito apreciada pela habilidade do artesão e delicadeza do trabalho.




PINTURA EM TECIDO

Pintura em tecido e bordado, isso é com a professora Sandra, que com muita paciência, nos ensina e nos ajuda, a construir os mais belos trabalhos manuais. Se por algum motivo, se sentires desanimada, ou sem expectativa, venha para essa aula e verás como você se renova, e ainda consiguirás belos trabalhos, não tendo nem tempo de pensar em tristeza.





ARTESANATO EM BISQUI

Campus II -  a aluna  Valda Feitosa Gonzaga Mendes, passando seus aprendizados para os colegas 






COSTURA ARTESANAL

Essa aula foi dada pela prof. Fabiana de Carvalho Turati, no Campus II 














6 comentários:

  1. Adorei as fotos, que seria de nós sem a nossa fotógrafa e o nosso Blog para ficarmos na mídia, né? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Denize está lindo !!!

    Adorei, vc está de parabéns !!!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!! Parabéns pelo trabalho de vocês!!!

    ResponderExcluir
  4. Ual!!!! Lindas as fotos, Obrigada por prestigiar as minhas peças de tricô, vou roubar as fotos para colocar no meu perfil do facebook, he! he!

    ResponderExcluir
  5. ficaram lindas essas fotos dos trabalhos das artistas da melhor idade e esperiência de vida parabéns a todas vocês do campus 2 beijos marrrrrrrrrrrrrrra vilhosas.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Li, queremos também, publicar aqui os trabalhos do Campus II, veja se consegue me mandar fotos. Bjs.

    ResponderExcluir