DICAS SAUDÁVEIS

Se você souber de alguma DICA, entre em contato, para ser publicada.

Recebi um Livro "AS SENSACIONAIS 50 PLANTAS MEDICINAIS" de Lelington Lobo Franco,  da nossa amiga e aluna "Gracia Santa Sando Lemos" , no qual estarei passando as informações pra vocês. Espero que seja de grande utilidade, pois como vocês sabem, meu genro que é  o cacique Ubiratã, de Peruíbe, lendo esse livro, me disse que as dicas são exatamente como eles fazem na aldeia. Mediante disso, estarei passando aos poucos, as receitas pra vocês.

ABACATEIRO:
Propriedades químicas: 
Tem proteínas, substâncias minerais, ferro, hidrato de carbono, a polpa é rica em vitaminas: A, B, C, D e F, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino, ácido oleico, linoleico e palmítico. Malico e acético, testerol, dopamina e antioxidante glutationa.
Propriedades terapêuticas:
Tenífugo, amenorreia, bronquite, anti-inflamatória, antirreumático, flatulência, digestiva, carminativa, diurética e anticaspa.
Indicações: 
Beneficia as artérias, reduz o colesterol, dilata os vasos sanguíneos, reduz a pressão arterial, age como vaso dilatador. O seu principal componente de gordura monoinsaturada, o  ácido oleico, bloqueia a toxicidade do mal colesterol que destrói as artérias. Ainda possui uns antirradicais livres, o glutationa, que seguramente bloqueia 30 agentes cancerígenos diferentes e do vírus da AIDS.
Excelente para prisão de ventre, perturbações digestivas, afecções dos rins, da pele e do fígado são alguns problemas de saúde que podem ser resolvidos mediante a ação de seus princípios ativos. É excitante da vesícula biliar, balsâmico, reduz os gases intestinais, ajuda a normalizar os distúrbios na menstruação, atua contra a uremia e bronquite. Anti-inflamatória, tanto internamente como externamente. Acaba rapidamente com a diarreia usando chá de folhas ou pó (caroço torrado e moído). Devido suas substancias ativas         testerol e lecitina e tem ação direta no tratamento das artroses, reumatismo e gota e tem a propriedade de eliminar as tênias, ou seja, os vermes intestinais, usando o caroço triturado, moído e tostado em forma de chá.
As vitaminas encontradas tem ação (vitamina A) nos problemas da visão, participa do crescimento dos ossos e dentes, combate os radicais livres, bem como é importante no processo de formação da pele.
Sendo que as vitaminas do complexo B, em sua estrutura, tem a finalidade de manter o metabolismo normal dos carboidratos no organismo, melhorando a memória e a inteligência, e evitando o aceleramento do envelhecimento das células. Já a vitamina C é importante no transporte do hidrogênio promovendo  a oxidação, melhorando a resistências doenças do organismo auxiliando na desintoxicação do fígado. A lecitina encontrada é um fosfotídeo, possuindo substancias essenciais do funcionamento adequado do organismo humano. Tem a finalidade de emulsificar biologicamente e naturalmente as gorduras, revestindo as gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis, evitando dessa forma, a obstrução nas paredes dos vasos e artérias, o que causaria danos à circulação. A vitamina E tem o poder de formar compostos com os radicais livres, ajudando como antioxidante.
As vitaminas e os sais minerais são responsáveis por inúmeros processos reguladores do organismo. Elas protegem contra moléstias graves de origem nutricional. É fonte de proteína-alimento construtor responsável pela formação de músculos, sangue, ossos e todos os tecidos do corpo. Tem gorduras e lipídeos que constituem um importante grupo de nutrientes na alimentação. Regulariza processos metabólicos, fornecem energia para os músculos. Especialistas em doenças cardíacas, desaconselham os ácidos graxos (gorduras) saturadas de origem  animal, pois eles elevam os níveis de colesterol no sangue, acumulado nas artérias, obstruindo-as. A degeneração das veias circulatórias acaba provocando acidentes vasculares. Devido a estes problemas, os médicos recomendam a ingestão das gorduras polinsaturadas, mas o que não apresenta problemas é a do ABACATE. O grupo de ácidos graxos os monoinsaturados, atua de modo seletivo, eliminando o LDL que é o responsável para o acúmulo de colesterol no sangue.
Elimina a caspa fortalecendo os cabelos e detendo a calvície.
MODO DE PREPARO:
FOLHAS:
Uso interno: Bronquite, disenteria, gases intestinais e problemas renais:
Chá por decocção: 2 xícaras, 2 vezes ao dia.
Uso externo: Cefalias e nevralgias:
Folhas em água quente, colocar morna na cabeça, o seu resultado é rápido; ou chá sob a forma de compressa, várias vezes ao dia
FLORES:
Uso interno: Ausência de menstruação.
Chá por decocção: 1 xícara 2 a 4 vezes por dia.
CAROÇO:
Uso interno: Diarreia e disenteria e vermífugo (contra tênias).
Torra e moa 2 colheres (café) em uma xícara de água morna; 3 vezes ao dia.

AGRIÃO:

Propriedades químicas: 
Contém vitaminas: A, B, B², B³, C, D e sais minerais, cálcio, ferro, iodo, óleo isotiocianato de alilo, gliconastursídeo, amirosina e sulfato ácido de potássio, lignina e celulose.
Propriedades terapêuticas: 
O agrião pode ser usado para amenorreia (suspensão ou ausência de menstruação) hepatite, cistite, tosse, bronquite aguda e efizema.
Outros usos: coadjuvante nos tratamentos de diabetes e ácido úrico.
Indicações: 
Estimulante das secreções gástricas, biliar e salivar. Um soldado em combate contra a anemia por carência de ferro e inimigo das placas bacterianas: antisséptico,  cicatrizante principalmente expectorante. Todas estas propriedades encontramos nos talos e folhas desta plantinha conhecidíssima em toda parte.
O isotiocianato é um óleo que estimula a síntese de bílis e do suco gástrico (boa digestão). Este óleo só aparece quando você mastiga o agriao e o amassa. Tanto as folhas como os talos guardam uma substancia chamada gliconastursídeo e ainda armazena uma enzima: amirosina. Na mistura dos dois componentes (quando se amassa ou mastiga) resultam na formação de glicose, sulfato ácido de potássio e óleo isotiocianato de alilo. Daí sente-se o ardido e o amargo desta planta. O cheiro do agrião é devido somente aos isotiocianatos. Devido estas três substancias, ele torna-se expectorante, pois aumenta a fluidez do muco segredado pelo aparelho respiratório ao sofrer o ataque de microorganismo (exemplo: vírus da gripe).
Possui substancias nutricionais como: o cálcio, que garante a saúde dos ossos e dentes, regularidade dos batimentos cardíacos e transmissão de impulsos nervosos; o ferro, que no organismo forma hemoglobina, pigmento que transporta oxigênio pelo sangue. Sua falta provoca anemia ferropriva, que é manifestada por fraqueza, apatia e sonolência; o iodo (que se armazena principalmente no caule) que serve de matéria prima para os hormônios T³ e T4 fabricados pela glândula tireoide e fundamentais para todas as atividades humanas desde: andar, pensar e alimentar-se; vitamina C que fortifica o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Além das vitaminas do complexo B (B¹, B², e B³) responsáveis pelo bom desempenho dos músculos, coração, sistema nervoso, produção do sangue e do sistema digestivo, além das fibras ricas em lignina, celulose ou hemicelulose, prevenindo a prisão de ventre.
Impede a queda de cabelo quando usado externamente. Regenera a pele no caso de ecsema, acne e dermatoses.
MODO DE PREPARO:
Uso interno:   Xarope para tosse e bronquite:
Em um litro de água acrescente 200g de agrião (+/- um copo) com folhas e talos e deixe ferver por 15 minutos. Coe enquanto quente. Quando morno misture 300g de mel. Tome uma colher de sopa duas vezes ao dia.




ALCACHOFRA
Propriedades Químicas
Alcaloides, cinarina, luteolina, taninos, flavonoides, enzima inulina. Vitaminas A, B, B², B³, C E D. Sais minerais, cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio, manganês, cálcio e sódio, ácidos caféico, málico, cítrico e succinico.

Propriedades terapêuticas:
Arteriosclerose, antidiabética, diurética, obesidade, triglicerídeos, colesterol, coletérico, flatulência, prisão de ventre, ácido úrico e gota e protetor hepático.

Indicações:
É a planta que mais possui manganês, que é essencial para a manutenção  do sistema nervoso central, bem como para o sistema digestivo e reprodutor. Ela atua na produção da enzima magnésio superoxido desmutase, que protege o organismo contra a ação dos radicais livres. A substância mais importante é a cinarina, um alcaloide estudado por cientistas de vários países. As pesquisas mostram que esta substancia duplica a eliminação de líquidos e aumenta a taxa de ureia na urina, um resíduo que sobra da digestão das proteínas que ajuda a purificar o sangue das toxinas.
Na alcachofra encontra-se a lípase, enzima fabricada pelo pâncreas, que estimula a vesícula a lançar mais bile no  jejuno,  onde se processam a digestão e absorção dos alimentos, principalmente gorduras e proteínas. Por seu conteúdo em inulina é um  produto idôneo para os diabéticos, pois ajuda a reduzir a glicemia.
Em 1977 o cientista italiano A. Letti, confirmou a ação dos princípios ativos da alcachofra sobre o colesteroal. Um dos elementos do colesterol HDL(High Density Lipoprotein) – lipoproteína de alta densidade, chamado de “bom colesterol”.
O colesterol que forma a pró-vitamina D que ajuda a proteger a integridade das células e o bom funcionamento do sistema nervoso central (SNC). Duas outras partes LDL (Low Density Lipoprotein) Lipoproteína de baixa densidade – o mal colesterol e VLDL (Very Low Density Lipoprotein) – lipoproteína de densidade muito baixa. São responsáveis pela formação das placas de gordura que vão obstruir a artéria. A cinarina do Alcachofra aumenta a secreção biliar e para produzir a bile, o organismo aproveita parte do colesterol circulante no sangue. Aumentando a quantidade da bile e lípase, melhora a digestão da gordura. Como esta planta é rica em celulose, que não é digerida pelo organismo, quando chega ao intestino, ajuda a regularizar a eliminação fecal, absorvendo, portanto o organismo uma quantidade pequeníssima de gordura.

MODO DE PREPARO:

Uso interno: Cálculos biliares

Infusão: Prepare o chá com 2 colheres (sopa) folhas secas ou uma colher (sopa) se for com folhas verdes. Moa ou pique e coloque em ½ litro de água fervente. Tomar uma  xícara três vezes ao dia.

Cápsulas: 4 cápsulas ao dia, sendo uma na hora do café, duas no almoço e uma na janta.

OBS.: O fruto é delicioso e excelente para a saúde quando usada em saladas.




SUCO DE CAJU  
Tomar em jejum, um cálice de suco concentrado de CAJU puro (s/água e s/açúcar) desses em garrafinha. Qualquer marca "Da fruta, Maguari, Seregi, etc". O suco de caju é indicado para os tratamentos de anemia, previne catarata, ajuda fortalecer os ossos e ajuda combater o colesterol.
Por: Denize Gonçalves Dionisio

 CHÁ DE SEMENTE DE SUCUPIRA

Para um litro de chá, usar quatro sementes (quebrar as sementes com martelo, para liberar a resina da sucupira. Para problemas de Artrose, Artrite e Reumatismo.
Item da medicina fitoterápica utilizado para a cura dos males ósseos, da hérnia de disco, dos bicos de papagaios e das artrites.
Veja os testes feitos pela UNICAMP


O ator Juca de Oliveira dá entrevista no programa do Jô.


Ana Maria Braga, ensina a fazer esse chá

www.youtube.com/watch?v=QuDo-36BPiw-82k

O prof. Florentino Assenço da UFMA - Universidade Federal do Maranhão

http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=5102
Por: Silvia Helena Caruso

PARA PROBLEMAS DE DIABETES
Hoje recebi o seguinte e-mail do aluno Jovino Bueno, do Campus II


Denize estou te enviando uma receitinha para as pessoas diabetica que encontrei em um livro de frutas medicinais. Para mim esta dando certo.Todos os dias comer uma fatia de mamão em jejum. Eu já estou fazendo a um ano, e minha diabete está controlada.Acho que é uma boa opção para  quem sofre deste mal Obrigado.

SUCOS SAUDÁVEIS

SUCO ANTICELULITE

Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba,


Que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme.


Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.


Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras


Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga. Enfeite com um palito de cenoura.



SUCO EMAGRECEDOR

Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue.


E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade.


Ingredientes: 1 punhado peq. De algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras


Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador.


Enfeite o copo com um pedaço de maçã.


SUCO ANTIACNE

Indicação: é antiinflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em antioxidante (vitamina C)


E a couve facilita o funcionamento do intestino.


Ingredientes: 1 folha grande de couve, 3 maçãs verdes, 1 rodela de lima.


Modo de preparo: Na centrífuga, passe as maçãs e a couve. Enfeite o copo com a rodela de lima.



SUCO ANTIDEPRESSÃO

Indicação: a beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos.


O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão.


Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa


Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa.

SUCO ANTIENVELHECIMENTO

Indicação: a couve-de-Bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal.


Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1 florete de brócolis, 3 couves-de-Bruxelas, 2 cebolinhasm


Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.


SUCO ANTIENXAQUECA

Indicação: o alho auxilia a digestão e colabora para eliminar toxinas. Rico em sódio, o aipo hidrata, ajuda a acalmar e diminui a dor porque colabora com a circulação sangüínea. Já a salsa auxilia a digestão.


Ingredientes: 4 cenouras, 1 dente de alho, 2 talos de aipo, 1 punhado de salsa


Modo de preparo: Centrifugue todos os ingredientes. Só a salsa deve ser acrescentada por último, sendo misturada com a colher. Enfeite com um ramo de salsa.


SUCO ANTIESTRESSE

Indicação: a pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Enquanto o lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar.


O morango é calmante.


Ingredientes: 2 copos de água, 10 morangos, 1/2 pêra rígida, 1 banana madura, 1 colher (sopa) de lêvedo de cerveja


Modo de preparo: No liqüidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher. Enfeite com um morango.

SUCO ANTIFADIGA

Indicação: O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transporte de oxigênio na corrente sangüínea, proporcionando uma onda instantânea e prolongada de energia. A cenoura, rica em fibra, auxilia a digestão e o funcionamento do intestino.


Ingredientes: 4 cenouras, 1 ramo de salsão, 2 ramos de erva-doce


Modo de preparo: Centrifugue a cenoura e, no liqüidificador, bata o suco com o salsão e a erva-doce. Enfeite com um ramo de erva-doce.

SUCO DIGESTIVO

Indicação: a maçã, a uva e o kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.


Ingredientes: 1 kiwi firme, 1 maçã verde, 1 cacho pequeno de uvas, 1 rodela de kiwi


Modo de preparo: Passe todas as frutas na centrífuga e enfeite o copo com a rodela de kiwi.

SUCO ANTIINSÔNIA

Indicação: a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia.


Ingredientes: 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa


Modo de preparo: Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.


SUCO PARA A CÓLICA MENSTRUAL

Indicação: o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.


Ingredientes: 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã, 1 fatia fina de gengibre, 1 folha de louro


Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liqüidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.


SUCO DIURÉTICO

Indicação: a laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibra, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina.


Ingredientes: 1 laranja sem casca, 1 cacho médio de uvas verdes, 2 fatias de melancia, 1 raminho de hortelã


Modo de preparo: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã.


SUCO PARA A BELEZA DA PELE

Indicação: o brócolis é um antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.


Ingredientes: 4 cenouras, 1 florete de brócolis, 1/2 beterraba


Modo de preparo: Na centrífuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de brócolis.


Consultoria:
livros Sucos Para A Vida, de Cherie Calbom e Maureen Keane, editora Ática; e As Vitaminas do Futuro, de Wilson Camargo, editora Mauad.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Quanto beber de água?

Oito copos por dia garantem que as reservas de líquido do organismo fiquem em ordem.

Água com gás dá celulite?

Não, mas colabora para aumentar os gases em pessoas com tendência à flatulência.

Chá também hidrata?

Sim. A vedete atual é o chá verde. Entre outros benefícios, auxilia no emagrecimento e é rico em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce. Se puder, evite os chás escuros, como o preto e o mate, porque são ricos em cafeína. Em contrapartida, invista nas ervas que têm efeito terapêutico. Por exemplo, os calmantes camomila e cidreira.

E refrigerante, pode?

Não é uma boa pedida porque a formulação inclui muita química, sem contar que é ultracalórico (cada copo tem cerca de 80 kcal!). As versões diet são magrinhas, algumas com menos de 2 kcal, mas não fornecem qualquer tipo de nutriente.

E o álcool?

Se não quiser ganhar peso, mantenha distância. Afinal, cada mililitro tem 9 kcal. Mas uma opção saudável é o vinho tinto, que aumenta o HDL (bom colesterol). Mas não abuse, pois uma taça é o suficiente para garantir a boa saúde do coração.
Recebido por e-mail de:
Isidro Ruiz

Hortelã                                                                              

A hortelã é uma erva rica em vitaminas A,B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), que exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo.

Pode ser utilizada em chás, saladas e preparações em geral. Uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã.
Por: Silvia Helena Caruso

Alimentos Vermelhos
O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela
cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha,
framboesa, cereja. Mais recentemente foi é apontado como um protetor eficaz
contra o aparecimento de câncer de próstata.

Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação
sanguínea.
 
Alimentos Verdes
Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e
as ervas contêm: cálcio, clorofila, vitamina C e vitamina A, substâncias com
os seguintes efeitos:

1.Desintoxicam as células.
2.Inibem radicais livres(que danificam as células e causam doenças).
3.Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
4.Protegem o cabelo e a pele.
5.Melhoram o sistema imunológico.
6.Importante para os ossos e contração muscular.

Evite utilizar panelas de alumínio, pois liberam metal pesado que favorece o
envelhecimento.

Panelas de inox, antiaderentes, porcelana ou vidro são os tipos mais
indicados.

Beba café em quantidade moderada.

O café traz benefícios se consumido na medida certa e malefícios se
consumido em excesso.

Beba até 3 xícaras de café preto, não ultrapasse isso.

Muitas vezes o hábito de tomar cafezinhos mascara a sede e impede o consumo
de um copo de água.
 
Banana 

A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e
manter o bom humor, portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.
 - Por conter ferro estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de
anemia.
 - Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.
 - Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o
trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o
uso de laxantes.
- A banana acalma o estômago e ajuda na digestão. - Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no
sangue elevados, combatendo o cansaço.
- Rica em vitamina B acalma o sistema nervoso.
- Ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio
para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos
estressados o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio.
Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
- A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12,
indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de
nicotina.

O indicado é não exagerar no consumo dessa fruta, pois ela é calórica.
Especialistas indicam o consumo de no máximo duas bananas por dia.
Por Silvia Helena Caruso  
fonte: Por Silvia Helena Caruso - belezaesaude.dae 
Do livro “A doença como caminho”, de Thorwald Dethlefsen e Rüdiger Dahlke


Infecção - um conflito que se materializou
Quem mostra predisposição a inflamações está tentando evitar conflitos. No caso de contrairmos uma doença infecciosa, devemos nos fazer as seguintes perguntas:
1 - Qual o conflito existente em minha vida que eu não vejo? Ou evito? Ou finjo que não existe?
Para descobrir que conflito se trata, basta prestar atenção ao simbolismo do órgão afetado ou da parte doente do corpo.


Alergia - uma agressividade que se materializou

A pessoa alérgica deve fazer a si mesma as seguintes perguntas:
1 - Por que não suporto tomar consciência da minha agressividade e a transfiro para a manifestação corporal?
2 - Quais âmbitos da vida me inspiram tanto medo que procuro evitá-los?
3 - Para que temas apontam os meus alérgenos?
4 - Até que ponto uso minha alergia para manipular o meio ambiente?
5 - Como encaro o amor e qual é a minha capacidade de amar?
Respiração - As similação da Vida
No caso de doenças que tenham relação com a respiração, a pessoa doente deve fazer a si mesma as seguintes perguntas:
1 - O que me faz sentir falta de ar?
2 - O que me recuso a aceitar?
3 - O que estou evitando dar?
4 - Com o que não desejo entrar em contato?
5 - Acaso terei medo de dar o passo para uma nova liberdade?
AsmaPerguntas que a pessoa asmática deve fazer a si mesma:
1 - Em que âmbitos da vida quero receber sem dar nada em troca?
2 - Consigo confessar conscientemente minhas agressões? Que possibilidades disponho para expressá-las?
3 - Como lido com o conflito entre a vontade de dominar e a sensação de inferioridade?
4 - Quais setores da vida valorizo e quais rejeito? Posso sentir algo do medo que fundamenta meu sistema de valores?
5 - Quais setores da vida procuro evitar por considerá-los sujos, baixos, ignóbeis?
Sempre que se sente uma limitação, ela de fato é medo! O único modo de combater o medo é expandindo-se. A expansão ocorre se deixar entrar o que até agora rejeitou, ou seja pesquise, vá conhecer o que rejeita e racionalizará as razões de seu medo!
No caso de males estomacais e digestivos devemos nos fazer as seguintes perguntas:
1 - O que não posso ou não quero engolir?
2 - Algo está me moendo por dentro?
3 - Como lido com meus sentimentos?
4 - O que me deixa tão azedo?
5 - Como expresso a minha agressividade?
6 - Como fujo dos conflitos?
7 - Existe em mim, alguma saudade reprimida de um paraíso infantil, livre de conflitos, em que eu só seja amado e cuidado, sem precisar me esforçar para nada?


Doenças Hepáticas
A pessoa que sofre do fígado deve fazer a si mesma as seguintes perguntas:
1 - Em que âmbitos perdi a capacidade de fazer uma avaliação e uma discriminação corretas?
2 - Onde é que não consigo mais decidir entre aquilo que posso suportar e aquilo que é um "veneno" para mim?
3 - Em que sentido ando cometendo excessos? Até que ponto estou voando alto demais" (ilusões de grandeza) e onde venho ultrapassando os limites?
4 - Acaso me preocupo comigo mesmo e com o âmbito da minha religiosidade”, de minha religação com a fonte primordial? Ou o mundo da multiplicidade está impedindo minha percepção intuitiva? Os temas filosóficos ocupam uma parte muito pequena na minha vida?
5 - Confio nos outros?
Doenças dos Olhos
Quem tiver problemas com os olhos, ou seja, com a visão, deve em primeiro lugar abandonar por um dia seus óculos (e/ou lentes de contato) e viver conscientemente a situação honesta de vida criada pelo fato. Depois desse dia, deve fazer um relatório honesto, descrevendo o modo como viu o mundo e as experiências que teve, o que pôde e o que não pôde fazer, no que foi impedido pela falta de visão, como lidou com o ambiente exterior etc. Um relatório como esse deve fornecer-lhe material suficiente para poder conhecer melhor sua personalidade, seu mundo e seu modo de ser.
Essencialmente, deve responder às seguintes perguntas:
1 - O que não desejo ver?
2 - Minha subjetividade tem impedido meu auto-conhecimento?
3 - Deixo de ver a mim mesmo nos acontecimentos?
4 - Uso a visão para obter uma percepção mais elevada?
5 - Tenho medo de ver os contornos rígidos (definidos) das coisas?
6 - Posso suportar, afinal, ver as coisas como elas são?
7 - Qual o âmbito de minha personalidade de que procuro desviar o olhar?
Doenças do Ouvido
Quem tem problemas com os ouvidos, ou seja, com o ato de ouvir, deve de preferência fazer a si mesmo as seguintes perguntas:
1 - Por que não estou disposto a prestar atenção ao que os outros dizem?
2 - A quem ou a que não desejo obedecer?
3 - Há equilíbrio entre os dois polos de minha personalidade, o egocentrismo e a submissão?
Dores de Cabeça
Quem sofrer de dores de cabeça o tiver enxaquecas deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas:
1 - Com que estou "quebrando a minha cabeça"?
2 - O "em cima" e o "embaixo" estão num equilíbrio dinâmico dentro de mim?
3 - Estou me esforçando demais para subir? (cobiça)
4 - Sou um cabeçudo e tento derrubar os obstáculos com a cabeça?
5 - Tento substituir a ação pelo pensamento?
6 - Estarei sendo honesto no que se refere aos meus problemas sexuais?
7 - Por que transfiro o orgasmo para a cabeça?
Doenças de PeleQuem teve afecções cutâneas deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas:
1 - Acaso estarei me isolando demais?
2 - Qual é a minha capacidade de estabelecer contatos?
3 - Por trás da minha atitude defensiva não haverá um desejo de intimidade?
4 - O que será que deseja atravessar os limites a fim de se tornar visível (sexualidade, desejo, paixão, agressividade, satisfação)?
5 - O que é que de fato está "coçando" dentro de mim?
6 - Acaso resolvi viver no ostracismo?
Doenças Renais
Quando temos alguma coisa nos rins devemos fazer a nós mesmos as seguintes perguntas:
1 - Quais problemas me afligem no âmbito conjugal?
2 - Acaso tenho tendência a estagnar na projeção e, desta forma, a considerar os erros do meu parceiro como problemas que só dizem respeito a ele?
3 - Deixo de ver a mim mesmo no modo como o meu parceiro se comporta?
4 - Ando me apegando a velhos problemas e, deste modo, interrompendo o fluxo do meu próprio desenvolvimento?
5 - A que salto para o futuro meu cálculo renal está tentando me estimular?
Os males da BexigaDoenças na bexiga sugerem as seguintes perguntas:
1 - A quais âmbitos me apego, embora ultrapassados, e só à espera de serem eliminados?
2 - Em que ponto me coloco sob pressão e a projeto para os outros (exames, o chefe)?
3 - Que assuntos gastos devo abandonar?
4 - Por que choro?
Doenças Cardíacas
No caso de perturbações e doenças cardíacas devemos fazer as seguintes perguntas:
1 - Há equilíbrio entre meu coração e minha cabeça, entre a compreensão e o sentimento? Eles estão em harmonia?
2 - Dou espaço suficiente para meus próprios sentimentos, me atrevo a demonstrá-los?
3 - Vivo e amo de todo coração ou apenas participo, sem grande entusiasmo?
4 - Minha vida transcorre num ritmo animado ou a forço a dotar um ritmo rígido?
5 - Ainda há combustível e explosivos suficientes em minha vida?
6 - Tenho escutado a voz de meu coração?
Distúrbios do Sono
A insônia deve servir de motivo para se fazer as seguintes perguntas:
1 - Até que ponto dependo do poder, do controle, do intelecto e da observação?
2 - Acaso posso me desapegar?
3 - Como desenvolvo minha capacidade de entrega e minha sensação de uma confiança básica?
4 - Acaso me preocupo com o lado sombrio da minha alma?
5 - Quão grande é o meu medo da morte? Já me reconciliei o suficiente com ela?
Uma necessidade exagerada de dormir suscita as seguintes questões:
1 - Ando fugindo da atividade, da responsabilidade, da conscientização?
2 - Vivo num mundo quimérico e tenho medo de acordar para a realidade da vida?

Lista das Correspondências Psíquicas dos Órgãos e Palavras-chave para as partes do Corpo:

Males Estomacais e Digestivos
Bexiga - Pressão, desapego.
Boca - Disposição para receber.
Cabelos - Liberdade, poder.
Coração - Capacidade de amar, emoção.
Costas - Correção.
Dentes - Agressividade, vitalidade.
Estômago - Sensação, capacidade de absorção.
Fígado - Avaliação, filosofia, religiosidade.
Gengivas - Desconfiança.
Intestino delgado - Elaboração, análise.Intestino grosso - Inconsciente ambição.
Joelhos - Humildade.
Mãos - Entendimento, capacidade de ação.
Membros - Movimentos, flexibilidade, atividade.
Músculos - Mobilidade, flexibilidade, atividade.
Nariz - Poder, orgulho, sexualidade.
Olhos - Discernimento.Ouvidos - Obediência.
Órgãos genitais - Sexualidade.
Ossos - Firmeza, cumprimento das normas.Pele - Delimitação, normas, contato, carinho.
Pênis - Poder.
Pés - Compreensão, firmeza, enraizamento, humildade.
Pescoço - Medo.
Pulmões - Contato, comunicação, liberdade.Rins - Parceria, discernimento, eliminação.
Sangue - Força vital, vitalidade.
Unhas - Agressividade.
Vagina - Entrega.
Vesícula biliar - Agressividade.


A Depressão
Depressão é um termo geral para um quadro sintomático que vai de um mero sentimento de abatimento até uma perda real da motivação para viver, ou a assim chamada depressão endógena, que é acompanhada de apatia absoluta. Ao lado da inibição total das atividades e de uma disposição abatida de ânimo, encontramos na depressão sobretudo um grande número de sintomas colaterais físicos, como cansaço, distúrbios do sono, falta de apetite, prisão de ventre, dores de cabeça, taquicardia, dores na coluna, descontrole menstrual nas mulheres e queda do nível corporal da energia. A pessoa depressiva é atormentada pela sensação de culpa e vive se autorrepreendendo; está sempre ocupada em voltar às boas (fazer as pazes) com tudo. A palavra depressão deriva do verbo latino deprimo, que significa "subjugar" e "reprimir". A questão que surge de imediato se refere ao que a pessoa deprimida sente, se está sendo subjugada ou se está de fato reprimindo alguma coisa. Para responder à questão temos de considerar três âmbitos relativos ao assunto:1 - Agressividade:A agressividade que não é exteriorizada acaba por se transformar em dor física. Poderíamos completar essa constatação ao dizermos que a agressividade reprimida leva, no âmbito psíquico, à depressão. A agressividade cuja manifestação é impedida, bloqueada, volta-se para dentro de tal forma que o agressor acaba por tornar-se a vítima. A agressividade reprimida acaba sendo responsável não só pela sensação de culpa, mas também pelos inúmeros sintomas que a acompanham, com seus vários tipos de sofrimento. Já dissemos, num momento anterior, que a agressividade é tão-somente uma forma específica de energia vital e de atividade. Sendo assim, aqueles que ansiosamente reprimem seus impulsos agressivos reprimem ao mesmo tempo toda sua energia e atividade. Embora a psiquiatria tente envolver as pessoas deprimidas em algum tipo de atividade, elas simplesmente acham isso uma ameaça. De forma compulsiva, elas evitam tudo o que possa suscitar desaprovação e tentam ocultar seus impulsos destrutivos e agressivos, vivendo de maneira irrepreensível. A agressividade dirigida contra a própria pessoa chega ao auge no caso do suicídio. Tendências suicidas sempre são um alerta para que observemos a quem são dirigidas de fato as intenções assassinas.2 - Responsabilidade:

À exceção do suicídio, a depressão sempre é, em última análise, um modo de evitar responsabilidades. Os que sofrem de depressão já não agem; meramente vegetam, estão mais mortos do que vivos. No entanto, apesar de sua contínua recusa em lidar de forma ativa com a vida, os depressivos são acusados pela responsabilidade que entra pela porta de trás, ou seja, por seus próprios sentimentos de culpa. O medo de assumir responsabilidades passa para o primeiro plano exatamente quando essas pessoas têm de entrar numa nova fase da vida, tornando-se bastante visível, por exemplo, na depressão puerperal.

3 - Recolhimento - solidão - velhice - morte:

Estes quatro tópicos intimamente relacionados servem para resumir as áreas mais importantes dos três temas anteriores, mostrando quais são os nossos pressupostos básicos para refletir sobre eles. A depressão provoca o confronto dos pacientes com o polo mortal da vida. As pessoas que sofrem de depressão são privadas de tudo o que de fato está vivo, como o movimento, a mudança, o companheirismo e a comunicação. Em sua vida, é o polo oposto que se manifesta, ou seja, a apatia, a rigidez, a solidão, os pensamentos voltados para a morte. Na verdade, embora esse aspecto mortal da vida seja sentido com intensidade na depressão, ele nada mais é do que a própria sombra do paciente. Nesse caso, o conflito está no fato de a pessoa deprimida ter tanto medo de viver como de morrer. A vida ativa traz consigo uma culpa e uma responsabilidade inevitáveis e esses são sentimentos que o deprimido faz questão de evitar. Aceitar responsabilidade é o mesmo que abandonar todas as projeções e aceitar a própria singularidade, ou o fato de estar só. Personalidades depressivas, no entanto, têm medo de fazer isso e, portanto, precisam apegar-se aos outros. A separação que, por exemplo, a morte de pessoas íntimas lhes impõe, pode servir de estímulo para a depressão. Os depressivos são, antes de mais nada, abandonados por conta própria e viver por conta própria, assumindo responsabilidades, é a última coisa que querem fazer. Ter medo da morte é um outro fato que não lhes permite suportar a condicionalidade da vida. A depressão nos torna honestos: ela revela a nossa incapacidade tanto para viver como para morrer. Segundo a psicóloga americana Lois todas as doenças que temos são criadas por nós. Ela afirma que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. "Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão", diz a psicóloga. Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Lois.

DOENÇAS / CAUSAS:


AMIGDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.
ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.
ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.

BRONQUITE: Ambiente em família inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.
DERRAME: Resistência. Rejeição a vida.
DIABETES: Tristeza profunda.

DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de autovalorização.
ENXAQUECA: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.
FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.

GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.
HEMORROIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.
NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.

PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.
PRESSÃO BAIXA: Falta de amor em criança. Derrotismo
PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES: Medo de absorver a vida.
QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO: Sentir-se vítima. Falta de amor. Amargura.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição
RINS: Crítica, desapontamento, fracasso.

SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
TIREÓIDE: Humilhação.
TUMORES: Alimentar mágoas 
 Acumular
http://despertarja.com/index.php?option=com_content&view=artic
Por: Silvia Helena Caruso

Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.O resfriado escorre quando o corpo não chora.

A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Preste atenção!
O plantio é livre, a colheita, obrigatória ... Preste atenção no que você esta plantando, pois será a mesma coisa que irá colher!!
p.s: Normalmente acontece 3 dias após o "acontecido" descubra o que te prejudicou coloque para fora, em conversa com amigos ou com um profissional, que vc se cura!!!Assim sendo, desejo que você se cuide, porque sua saúde e sua vida dependem de suas escolhas !!!
Por: Silvia Helena Caruso
 
 
Romã                                                                                                                                                   

Tem uma quantidade surpreendente de antioxidantes de primeira linha. Por isso, é capaz de neutralizar quase duas vezes mais radicais livres que o vinho tinto e sete vezes mais que o chá verde. Ou seja, é poderosíssima contra o envelhecimento.

Ainda tem ação antiinflamatória. Significa menos celulite! Combate a inflamação das células e melhorar a circulação, amenizando os temíveis furinhos nas coxas. Também fica mais resistente à infecção urinária.

A romã livra o fígado de toxinas. É o tipo de faxina que estimula o metabolismo e a queima de gordura, otimizando o emagrecimento.

Os benefícios acima, claro, só aparecem com o consumo freqüente da fruta. Recomendado 50 mililitros do suco concentrado todos os dias.

No Brasil, a única bebida que contém extrato de romã (e de outras frutas vermelhas), é o Pomesteen Power, da Forever Living. Superconcentrada, vem numa garrafa de 470 mililitros (vendida no sistema porta a porta) e custa quase 50 reais. A vantagem é que rende dez doses e age como um alimento funcional.

Se preferir, você pode fazer seu próprio suco ou colocar as sementes na salada. O efeito pode não ser o mesmo que a da bebida pronta. Mas, com certeza, você coloca uma dose extra de antioxidantes e minerais (a romã ainda é rica em cálcio, potássio e ferro) na sua alimentação.
Por: Silvia Helena Caruso

3 comentários:

  1. Realmente o meu colesterol abaixou. Fiz novamente os exames, e meu médico já dispensou os remédios que eu estava tomando para o colesteral. Obrigada pela dica do suco de caju em jejum, aliás continuo tomando, pois é bem gostoso. Ignes Escovar Baldan

    ResponderExcluir
  2. tenho muita dor de estômago gostaria de saber no q que o suco de cajue ajudaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, sei que o suco de caju realmente é bom para o colesterol, sei de um caso que ajudou uma pessoa a baixar o diabete, quanto à dor no estomago, seria bom consultar um médico, para saber qual a origem dessa dor. Há muitos anos atráz, minha mãe curou a dor de estomago, tomando leite com graselha, pra ela resolveu, as vezes é bom experimentar. E todos caso procure um médico.

      Excluir