SENTIMENTOS E DEPOIMENTOS


"Quando eu era novo tinha a esperança de encontrar um velho que se deixasse ensinar. Quando for velho, espero que encontre um moço e eu me deixe ensinar." Berttolt Brecht (1898-1956), dramaturgo e poeta alemão

Queremos voar bem alto, pra muito distante, onde ouçam nossa voz.  O que realmente sentimos... queremos fugir,  sumir, esconder, brincar, amar, conversar, queremos algo que  dê sentido pra nossa vida,  que nos valorize, um canto só nosso, um mundo de alegria, amor e atenção. Tudo isso, você encontra aqui na UATI. Sendo assim, preciso de seu brilho, seu calor, sua alma, sua voz...aonde você quer chegar, de onde veio, pra onde vai? Responda-me: Qual o sentido da UATI em sua vida...


08/Novembro/2011
" Havia pouco tempo que me mudara para São Carlos e sentia falta de algo...me sentia deslocada. Certo dia assistindo a TV, vi uma reportagem sobre a UATI. Interessei-me vim conhecer e me matriculei. Isso já faz 10 anos.
Acompanhei muitas mudanças, houve uma evolução na estrutura da escola. Coisas muito boas aconteceram.
Considero a UATI minha segunda casa. Aqui estou à vontade, tenho grandes amigos. Há uma troca de vivências, experiências, carinho e solidariedade.
Gosto das aulas e da preocupação dos professores em cuidar do nosso corpo da nossa mente.
Aceito o novo sem desprezar o "velho", penso sempre em aproveitar o hoje, deixando o ontem guardado e espero o amanhã com muita fé e coragem. "  
                                                                               Texto de:        Aurea Guimarães de Souza Estevam




15.10.2011
A minha homenagem a todos os professores, em especial à minha filha Livia, que por amor, coragem, perseverança ou poesia se dedica à arte de ser PROFESSORA. O que mais poderia lhe agradar, uma caneca, um livro, um porta-retrato, flores ou quem sabe um bombom? Qual seria a melhor forma de retribuir o carinho de um mestre que compartilha as ferramentas do conhecimento sensível e do conhecimento intelectual com tanto amor e dedicação? O que posso oferecer a alguém tão importante, que possui a luz do saber em suas mãos, paciência diante dos pequeninos, a coragem da conscientização e tanto amor no coração? Então, como já pensei inutilmente em tantas coisas, concluo que ainda posso lhe oferecer o meu carinho e a minha admiração e lhe desejar que você continue tendo a coragem e a felicidade de continuar ensinando, pois ainda que os salários estejam insatisfatórios, você é alguém que nunca desiste porque sabe que o TER é efêmero, enquanto o SER e o SABER são invioláveis. Você é muito importante! Feliz Dia do Professor! Beijos... (Silvia H. Caruso)


Amigas, deixo aqui um texto, das sensações vividas pela nossa colega Silvia Helena Caruso, e enviada para sua filha, no primeiro dia de aula.


Minha querida filha,
O meu Primeiro dia na Universidade Aberta da 3ª Idade foi muito interessante... Recebi o trote na condição de caloura e ganhei uma pasta com uma camiseta da escola (uniforme), caderno, caneta, etc... E ainda tive alguns fios de cabelo cortados, rs...
Desta vez não fiz vestibular, há uma lista de freqüência, mas provavelmente não terei um boletim para lhe apresentar ao final do curso.
Fui recebida com muita alegria pelos colegas, o corpo docente e administrativo. Reencontrei uma grande amiga, a Cecília, ela trabalhou comigo na UFSCar no final dos anos 70, nos separamos nessa época, e desde então, nunca mais nos vimos. Fiquei surpresa em saber que ela é a coordenadora do curso e feliz não só pelo reencontro, mas principalmente por ela se lembrar de mim imediatamente, afinal... São mais de 30 anos, né? Risos
Em determinada disciplinas, os calouros e veteranos frequentam a mesma turma e a faixa etária dos
alunos é acima de 40 anos até.... quantos anos se é possível  viver. Eles são pessoas maduras, sabem o que querem, reclamam, questionam e se posicionam.
A turma é heterogênea, os interesses são diversos e cada um tem uma história de vida para contar, fiquei muito curiosa quando percebi que eles se mostraram ansiosos e dispostos a compartilhar suas experiências.
Ainda não sei o que posso esperar dessa minha nova trajetória, porém a princípio, penso que o meu maior desafio será interagir com essa enorme riqueza de sonhos, expectativas e objetivos para trabalhar na construção de um único objetivo comum e participativo.

Depois eu conto mais...
Beijos,
Mamãe, 28/02/2011






Aproveite a idéia, e mande também algum depoimento ou testemunho.

Coloco aqui, um desabafo de nossa amiga Silvia Helena Caruso, sobre os Jogos Municipais da Terceira Idade, onde eu e ela ganhamos a medalha de campeãs no jogo do Buraco.

MEDALHA DE CAMPEÃO – JOGOS MUNICIPAIS DA 3ª IDADE


Eu e minha amiga e parceira Denize Gonçalves Dionisio representamos a Universidade Aberta da 3ª Idade na competição disputada na modalidade do Jogo de Buraco, durante a realização dos 3º Jogos Municipais da Melhor Idade de São Carlos - 2011 e conquistamos com muita alegria e entusiasmo a medalha de CAMPEÃS!!!!!!!!

Esse evento foi uma experiência inusitada que nos proporcionou o convívio social com novos amigos e a valorização da integração com pessoas mais idosas que nos sensibilizou com o entusiasmo participativo bastante competitivo.

Porém, enfrentamos algumas dificuldades durante a competição que teve início às 8 horas e terminou por volta das 13:30 horas... Pois é... Jogar buraco em casa com a família e amigos é muito divertido e saudável, a gente nem percebe o tempo passar. Mas... Enfrentar um público diferente, sendo os idosos uma grande maioria, foi uma experiência ambígua, pois encontramos muito carinho e aconchego no conhecimento de novos amigos, mas também tivemos que passar pelo constrangimento de alguns muito rabugentos, rs...
Entre tantos diálogos durante as trocas de parceiros, o mais interessante foi um velhinho de 90 anos ranzinza, neurótico e sistemático que deu murros na mesa pedindo silêncio, me mandoueu guardar meu celular e foi logo dizendo:
_ Moça, esse "acessório" não faz parte do jogo!!!!!
Como se não bastasse, ele também implicou com a disposição das cartas na mesa e foram tantos os detalhes que eu cheguei a pensar que iria sair de lá com Alzheimer, rs...
Mas o fato mais interessante e pitoresco foi quando ele me acusou de ter roubado 1 ponto na contagem das cartas ao final do jogo. Eu fiquei confusa e pensei "eu posso ter errado" e estendi o maço de cartas do baralho para ele e perguntei:
_O Sr. quer contar e conferir?
O velho deu um grito, eu quase caio da cadeira:
_ A OBRIGAÇÃO DE CONTAR É SUA, NÃO É MINHA!
A esta altura o juiz se aproximou intrigado com os gritos do velhote, refiz a contagem e tudo ficou resolvido. Aff!!! E eu que pensei que jogar com os idosos seria só diversão, rs...
Mas valeu a pena!!! Fizemos muita festa para comemorar a medalha, he! he!

Silvia Helena Caruso
14/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário