quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

QUEDA DE CABELOS


Fios em queda
Conheça as principais causas da queda de cabelos depois dos 50 e seus tratamentosQuem tinha as madeixas longas, cheias e brilhantes durante a juventude tende a se decepcionar ao entrar na maturidade. É normal os fios ficarem mais finos, quebradiços e opacos, sem falar na queda, que representa o terror dos mais vaidosos. Mas nem tudo está perdido. Cuidar da saúde do corpo e da mente ajuda a manter os cabelos saudáveis por mais tempo, mesmo após os 50.

Quando se trata de corpo, muita coisa muda após os 50 anos para homens e mulheres. De acordo com a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Célia Kalil, "com o passar dos anos, os cabelos tendem a diminuir de espessura, ficando cada vez mais finos, apresentam crescimento mais lento e há uma discreta redução no número dos folículos pilosos. Além disso, os melanócitos (células responsáveis pela cor dos cabelos) diminuem de número, resultando no cabelo grisalho. Pelo menos metade da população no final da quinta década de vida tem cerca de 50% dos cabelos grisalhos".

O crescimento e a força dos cabelos estão diretamente relacionados aos hormônios produzidos pelo nosso corpo. Na menopausa, portanto, a qualidade dos fios tende a cair drasticamente. Segundo a dermatologista e membro da SBD Flavia Reginatto, "após a menopausa os níveis sanguíneos de estrogênio (um dos principais hormônios femininos) podem diminuir mais de 90%. Essa diminuição na produção dos hormônios femininos gera o enfraquecimento dos folículos pilosos do couro cabeludo. Os fios ficam finos e passam a crescer mais lentamente. Outra característica da menopausa é que há também uma diminuição da atividade das glândulas sebáceas, diminuindo assim a oleosidade do couro cabeludo".

Um problema comum com o envelhecimento, especialmente nos homens, é a calvície. Para Célia, "a calvície em homens não é uma doença, e sim uma reação fisiológica, que ocorre naturalmente devido à ação dos hormônios androgênios em homens geneticamente predispostos, ou seja, aqueles apresentam essa característica por hereditariedade. Na calvície masculina o afinamento dos cabelos começa antes dos 40 anos, sendo que metade dos homens terá algum grau de calvície por volta dos 50 anos e esse número aumenta para aproximadamente 80% aos 70 anos".

Engana-se quem pensa que a calvície só acontece com os homens. Vários fatores podem levar à calvície feminina. Flavia diz que "as causas de calvície nas mulheres, referida no meio médico como alopecia, são numerosas. Fatores como a alimentação inadequada, perda de peso acentuada, uso de alguns tipos de medicamentos, estresse, hereditariedade, gestação, pós-parto ou amamentação podem resultar em alopecia. Outros fatores como doença aguda ou crônica, hospitalização, doença da tireoide, que é relativamente comum em nosso meio, também são causas importantes de queda de cabelo".

A saúde dos fios é reflexo da saúde do corpo. Por isso, cuidar da saúde física é essencial para manter os cabelos saudáveis em todas as fases da vida. Segundo Célia, "é possível manter um couro cabeludo saudável tendo uma alimentação equilibrada, mantendo peso corporal adequado, tratando as doenças crônicas como o hipotireoidismo e a anemia, além dos cuidados com o fio do cabelo, evitando o excesso de tratamentos químicos, como alisamento e tinturas. Caso o cabelo esteja caindo mais do que o normal, é recomendado consultar um dermatologista para avaliar o grau de calvície, determinar a causa da queda e, assim, estabelecer o tratamento adequado, que deve ser iniciado tão logo se observe o afinamento do cabelo". (Fonte:www.maisde50.com.br)

2 comentários:

  1. Obrigada, de uma forma simples me ajudou com meu exercício sobre esse tema!!!

    ResponderExcluir
  2. Meus cabelos caem mais quando penteio
    Pela manha te 65anos

    ResponderExcluir