quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Sarcopenia

Especialista explica que boa alimentação e atividade física podem combater o mal
Por Danielle Pingitore

Buscar um copo d'água ou simplesmente subir os degraus de uma escada pode ser ações muito difíceis de serem executadas quando se chega a uma idade e se sofre com a sarcopenia. Essa redução acentuada de massa, força e desempenho muscular, segundo especialistas, pode começar a partir dos 60 anos e comprometer a qualidade de vida das pessoas dessa faixa etária. Mas não fique preocupado com a sarcopenia, pois hábitos alimentares aliados a exercícios físicos ajudam a prevenir e tratar o problema. 



A sarcopenia foi um dos temas debatidos este mês no XVI Congresso Brasileiro de Nutrologia, organizado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). De acordo com o nutrólogo da ABRAN Dr. Nelson Iucif, essa baixa acentuada de massa e esse comprometimento da força, acima daquilo que seria normal para uma pessoa madura, podem comprometer a sua funcionalidade. "Existe uma síndrome na geriatria chamada síndrome da fragilidade. A sarcopenia predispõe muito facilmente essas pessoas a ter essa síndrome. Elas começam a perder autonomia solicitando de terceiros ajuda para executar suas funções diárias, como se vestir e comer, por exemplo. Então, se ela não consegue desempenhá-las, ela vai ficar cada vez mais restrita, condenando essa pessoa à cadeira ou ao leito."

Portanto, é importante se cuidar. Segundo o nutrólogo, a base do tratamento é a alimentação e a atividade física. "A alimentação provê a quantidade adequada de energia e proteína e, na atividade física, o exercício de resistência é com peso, que deve ser proporcional à capacidade do indivíduo. Assim, ela terá um ganho de massa e força muscular." 

Na alimentação deve haver, de acordo com o especialista, uma proporção adequada de verduras e cereais, e tubérculos, como a batata. Além disso, as pessoas devem incluir carne vermelha, branca ou peixe em todas as refeições para fazer a síntese de massa muscular. "Quando se ingere proteína de alta qualidade, como a proteína do leite e derivados, do peixe e da carne, ou da soja também, ela pode facilitar a síntese proteica." – conta Iucif, que completa: "Mas ela é maximizada se a pessoa fizer atividade física."

Mas será que existe uma quantidade de calorias correta para serem ingeridas?  "Isso é individual e depende da composição corporal da pessoa. Além disso, vai depender do estado de saúde dela. Mas, em geral, se uma pessoa pesa 70 quilos, ela deve ingerir aproximadamente 2.100 calorias. Porém, deve haver entre 15 e 20 por cento de fontes de proteínas. Se as pessoas maduras não conseguirem ingerir essa quantidade, seria interessante que elas complementassem com um suplemento que fornecesse uma quantidade adequada de leucina, que, segundo estudos, parece ajudar na síntese muscular." - explica o especialista.  

Outra alternativa de tratamento contra a sarcopenia é o uso de anabolizantes, embora, segundo o nutrólogo, muitos médicos não o indicam por causa de seus efeitos colaterais. "Nas pessoas mais debilitadas que não conseguem fazer suas atividades, existem estudos mostrando melhoras com o uso de anabolizantes. Mas, por conta dos efeitos colaterais, os médicos preferem não usá-lo. Vão surgir algumas substâncias com poucos efeitos colaterais e que parecem ser benéficas." – conta Iucif, que alerta: "As pessoas devem sempre passar pelo médico, e não adianta tomar esses medicamentos sem praticar atividades físicas e sem uma alimentação correta. A prevenção começa lá atrás. Nós sempre podemos melhorar. Estudos mostraram que a combinação de atividade física e alimentação em idosos acima de 95 anos se mostrou efetiva."

Nenhum comentário:

Postar um comentário