sexta-feira, 30 de março de 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

RECADINHOS

Gincana Virtual:
Por ter sido somente hoje, colocado a foto no mural, vamos estender até a semana da Páscoa, para poder optar quem está na foto.

Não deixe de ver as páginas de Teatro e a de Dança, com fotos novas.


quarta-feira, 28 de março de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS

Está se sentido muito só? O que está esperando aí sentada?  Aproveite e passe na biblioteca para emprestar um livro.


Gostou do texto? Mas lá tem muito mais.

segunda-feira, 26 de março de 2012

GINCANA VIRTUAL

Olá, como prometido, voltamos com nossa gincana, será que você é capaz de descobrir quem é essa moça?
Lembrando que podem também dizer a tentativa, para a Juliana. E então, vamos tentar? Boa sorte!

domingo, 25 de março de 2012

Dores da alma

Aprenda a reconhecer a diferença entre a tristeza e a depressão

Mais do que uma simples tristeza, a pessoa que sofre de depressão apresenta uma série de sintomas que resultam em uma total perda de interesse pela vida. Ela afeta o número impressionante de mais de 120 milhões de pessoas no mundo todo – 10 milhões só no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS) – e é a maior causa de incapacidade, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por não ter origem infecciosa, não causar dor física ou mesmo morte, muitas pessoas ainda não veem a depressão como uma doença grave.

Confundir tristeza com depressão é comum até para o próprio paciente, mas as características são bem diferentes. De acordo com o psiquiatra especialista em depressão pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) Antônio Egídio Nardi, "a tristeza é um sentimento humano normal que não compromete nosso raciocínio ou desempenho. Quando estamos tristes e recebemos uma boa notícia, melhoramos o nosso humor. A depressão é um transtorno do humor grave e frequente. A depressão pode se iniciar vagarosamente, assemelhando-se a uma tristeza mais intensa, acompanhada de vários outros sintomas, como desinteresse, alterações do apetite e do sono, dificuldade de concentração, entre outros".

Não é causada por nenhum vírus ou bactéria, não sangra, não dói, não é detectada por nenhum exame, mas nem por isso deixa de ser uma doença grave. "A depressão é uma doença porque o paciente apresenta um conjunto de sinais e sintomas associados temporalmente, com um curso previsível e sem qualquer tipo de controle voluntário. Estas alterações de humor podem ocorrer isoladamente, em sucessão, persistentemente, ou se apresentarem misturadas, causando as mais variadas flutuações do humor nos indivíduos. A depressão é uma condição exclusivamente humana e, por conseguinte, seu diagnóstico se faz baseado nas características clínicas que evidenciam as alterações no humor do indivíduo e que o levam a vivenciar mudanças qualitativas de suas funções afetivas, cognitivas e intelectivas", explica Antônio.

Apesar de ser cada vez mais comum, os fatores que desencadeiam a depressão não s. "As causas da maioria das doenças são desconhecidas. Existem muitas hipóteses, mas poucas certezas. Fatores genéticos, psicológicos, ambientais e bioquímicos estão envolvidos na sua gênese, mas estão presentes em graus diferentes em cada indivíduo com depressão. A discussão se a depressão é psicológica ou biológica é igual a questão se qualquer doença é biológica ou psicológica. Estamos certos que existem fatores biológicos e psicológicos em todas as doenças humanas. Em algumas, o fator biológico é determinante e os psicológicos consequência. A vida nunca é perfeita. Caso procuremos motivos, todos encontrarão razões suficientes para nos sentirmos tristes a qualquer hora", exemplifica.

E assim como grande parte das doenças, a depressão deve ser tratada com medicamentos específicos. "A medicina considera hoje uma imprudência tratar alguém com Depressão sem medicamentos. A utilização apenas de psicoterapia para Depressão moderada ou grave é um risco e caracteriza uma má prática médica. A psicoterapia pode piorar os sintomas de rejeição e culpa, agravar o quadro e aumentar a chance de suicídio. É indispensável esclarecer que os tratamentos farmacológicos não são opostos às diversas formas de psicoterapia. Ao contrário, os dois tratamentos são complementares. Os episódios depressivos, se não tratados corretamente, com psicofármacos e psicoterapia, causam um sério comprometimento em várias áreas da vida do paciente: o trabalho, a vida familiar e as atividades de lazer ficam negligenciados, e há um risco maior de morte por suicídio", afirma Antônio.
A depressão é, sim, uma doença. Segundo a OMS, quase 900 mil pessoas se matam todos os anos em decorrência da depressão e, ao contrário do que muitos pensam, ela é algo inteiramente diferente da tristeza e uma série de fatores pode diferenciar as duas condições. Veja a seguir os principais:

1. A pessoa triste reage a situações do ambiente. A depressão pode aparecer após uma situação desagradável de perda, ou mais comumente, sem qualquer justificativa. Entretanto, mesmo quando associada a um fator precipitante, o grau de tristeza na depressão é desproporcional e sua duração é prolongada.

2. Durante o período de tristeza nos alegramos com situações ou notícias positivas, o que não ocorre durante a depressão. Mesmo acontecimentos agradáveis são interpretados de forma negativa por portadores da doença.

3. A tristeza melhora com o tempo, em poucas horas ou dias. A depressão pode durar meses, anos ou uma vida inteira.

4. Facilmente podemos compreender alguém que está triste após uma perda. Não conseguimos é compreender que uma pessoa sem maiores problemas, às vezes até em situações invejadas, permaneça deprimida e sem esperança.

5. Não há ideia de suicídio na tristeza. A depressão pode ser letal. Aproximadamente 15% dos deprimidos graves se matam.

6. Podemos controlar nossa tristeza com um pouco de força de vontade. Quando nos sentimos tristes procuramos situações e companhias que nos alegrem. A depressão é mais forte que a vontade. Quando tentamos alegrar o paciente deprimido, levá-lo para locais de lazer ou insistir que ele se ajude, aumentamos sua irritação, seu mal-estar e ele não apresenta melhora dos sintomas. Por Ilana Ramos
 
 

sábado, 24 de março de 2012

DIVERSOS

TROTE SOLIDÁRIO:
Gente, não esqueçam do nosso trote solidário, de caixas ou latas de leite, que serão doadas em asilos de São Carlos.


LACRE DE LATINHAS:
Continuamos com a nossa campanha de lacre de latinhas, a fim de trocarmos por uma cadeira de rodas, para ser entregue a quem necessite.
Quem quiser pode também entregar as latinhas, para vender, em pro formatura. 


PRENDAS
A partir de Abril, estaremos recolhendo prendas, para nossa tarde festiva e festa junina.




sexta-feira, 23 de março de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS

Mais um vez, lhes indico um livro que está disponível nas bibliotecas de São Carlos. Aproveitem e dê uma passadinha lá para poder levar esse livro pra sua casa.


BOA LEITURA!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Recadinho da Prof. Lygia


Para:

Queridos alunos

Encaminho algumas mensagens dadas na minha aula
Clic no link abaixo com a historia de Nick Vujicic ...aquele jovem sem braços e pernas.


Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um feito muito maior que o simples fato de respirar. Somente a ardente paciência fará com que conquistemos uma esplêndida felicidade.Pablo Neruda

Espero que aproveitem o material pesquisado e encaminhado com muito carinho prá vcs.
Bjs
Lygia P. L. Fontana
Colunista Social-Revista Kappa
Educadora da Universidade Aberta da Terceira Idade
Fundação Educacional São Carlos

quarta-feira, 21 de março de 2012

GINCANA VIRTUAL

Vamos prestar muita atenção, pois a partir da próxima semana vamos retornar com a "Gincana Virtual". Tragam suas fotos de jovens, para a brincadeira, e ganhar pontos. No final quem tiver mais pontos ganha um lembrancinha dos amigos do blog. Lembrando que sempre a foto será sorteada, e não por ordem de chegada.
E assim poder conhecer nossos amigos quando jovens.

Lembrando ainda que no domingo haverá o show da prof. Flora, com o grupo "Moro na Roça" no Teatro de Arena às 17 h

Até lá.

segunda-feira, 19 de março de 2012

MUDANÇA DE HORÁRIOS

Nas oficinas houve algumas mudanças:


As aulas de macramé do prof. Valério mudou para  segunda feira das 14 h às 16 h


As aulas de pintura da prof. Sandra mudou para  sexta feira das 14 h às 17.30 h


As aulas de trico da prof. Silvia mudou para segunda feiras das 16 h às 18 h


Depois comunico se houve mais alguma mudança. Boa aulas para todos.

domingo, 18 de março de 2012

ANIVERSARIANTES DE MARÇO

Que o brilho do sol ilumine a todos  aniversariantes do mês de março,  e que sempre continuamos essa união de amizades na UATI

II -  Benedita Irene Baltazar - 15.03
I -    Filomena Maria Nogueira Negrini - 03.03.1958
II -  Jorge Alexandre Teixeira - 30.03
II -  Maria José de Luca Menezes Nogueira - 23.03
I -   Maria José Mendonça Gobato - 20/03 
I -   Vilma Moura Rodrigues - 04/03
I -   Yolanda Barioni - 08.03


Desculpe as falhas mas desconheço  a data de todos alunos.

sábado, 17 de março de 2012

ESVAZIE-SE

Quem quiser preencher-se, que esvazie-se de si mesmo.
Por mais estranho que possa parecer esse recado, ele carrega a sabedoria dos tempos, pois o que foi e o que será são reflexos de todos os tempos vividos.

Esvazie-se dos conceitos e principalmente livre-se dos preconceitos que são vícios da alma; livre-se das mágoas que são chagas virulentas; livre-se dos desapontamentos que são frutos do orgulho ferido; livre-se dos bajuladores, normalmente não são amigos; livre-se das despesas desnecessárias, não se endivide; livre-se das frases feitas, elas nos impedem de pensar; livre-se das amarras que lhe colocaram, elas nos prendem ao velho cais; livre-se dos pensamentos ruins, sejam eles quais forem; livre-se da pretensão. Lembre-se, o maior sábio afirmou "eu só sei que nada sei"; o maior Mestre foi o mais humilde e ensinou: "bem aventurados os humildes, eles herdarão o reino dos céus".

Então, se a sua vida lembra um fardo pesado, se a sua mala está pesada, abandone-a na velha estação, deixe-a lá, sem pena, sem ressentimentos; siga livre, prepare-se para viver novos amores, novas oportunidades, abrir portas que pareciam travadas, pois só podem seguir adiante os que deixam o passado, os que se esvaziam de si mesmos e se apresentam para a vida, que nos convoca todos os dias para sermos melhores em tudo, porque temos esse poder de reconstruir a própria vida, quando realmente decidimos viver sem medo de sermos felizes.

Esvazie-se!
Deixe a vida fluir em suas veias, não se esconda, valorize-se; faça-se mais belo hoje, como se fosse dia de festa, vista seu melhor sorriso e prepare-se: a vida vai lhe tirar para dançar...Por: Paulo Roberto Gaefke 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Novos Alunos

Nós alunos veteranos, queremos cumprimentar todos alunos novos, pela escolha de uma maturidade bem acompanhada ao lado dos professores da UATI. Sejam muito bem vindos, à esse novo lar, que sempre está lotado de muito carinho, amizade, união, sempre contribuindo para uma velhice saudável e feliz.


Alunos Matutino

ADELINA IBELLI GATTI
ANTONIA CLARETE ALVES
CINTIA ANDREA PERA
CLAUDETE HELENA ALVES PICCHI
DIRCE ROSA CABRAL
FRANCISCA APARECIDA MILARE
HERCILIA GAGLIARDO NARCISO
JOÃO ALVES TEIXEIRA
LUZIA IZABEL PICCHI
MARCOS DE FARIAS LIMA
MARIA ABADIA FERREIRA DA COSTA
MARIA APARECIDA LOURENÇO DE FARIAS
MARIA DE LOURDES CARNEIRO GALASSI
MARIA ELIANA DA SILVA F. MARICONDI
MARIA IDALINA SOUZA RAFAEL
MARIA THEREZINHA POSSA MATHIAS
MARIANA GOMES DUTRA
MARINEUSA DE JESUS SANTOS
MARLENE NEVES PACO
NEIDE MARTINS MARGARIDO BELLINE
NEUSA GOUVEIA DE MENEZES
PALMIRA PICON VERONESE
SHEILA DUARTE
TERESINHA DA SILVA CARLETO
YOLANDA LUPORINI DALO


Alunos Vespertino

ADELIA MARIA MALAGUTTI
ANA CAMARGO GROSSO
ANEZIA PIZELLI IZZI
ANTONIA CASTILLO CORTES
APARECIDA VIEIRA ITALIANO
CARLOS ALBERTO GONÇALVES LEITE
CELIA DE SOUZA DIVINO
ELIANA CORREIA DA SILVA
FILOMENA MARIA NOGUEIRA NEGRINI
IRACEMA RODRIGUES DE SOUZA
IRAIDES CONCEIÇÃO ALBURITEL
IRENE SANTINI MARRARA
MARIA APARECIDA DE NIGRIS
MARIA DE FATIMA P B. ASSUMPÇÃO
MARIA ELIZETE DOS SANTOS OLIVEIRA
MARIA EMILIA ALBERTINI
MARIA LUCIA PIRES BARBOSA
MARIA PAULA CALÇAVARA
MARISA PIOVESAN
NEUZA ZENILDE FERNANDES DE SOUZA
ROSALIA CAVADAS DE ALBUQUERQUE
SOELY SILVIA CHINAGLIA PICON
WALDEMAR GRANADO
ZERECI APARECIDA BRIOSO SABINO

quinta-feira, 15 de março de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS

E ai, crianças, se identificaram com parte deste texto? Pois é, só passar na biblioteca e levar emprestado, para ter uma boa leitura.


Vamos lá, não dê chance para preguiça, leitura é um ótimo entretenimento.

quarta-feira, 14 de março de 2012

GRUPO MORO NA ROÇA

Alô meninas e meninos,  vamos prestigiar a  professora Flora, no evento que será realizado no próximo dia 25 às 17 hrs no Teatro de Arena de São Carlos.


Aproveitem e levem seus amigos, filhos, maridos, esposas, netos, enfim leve quem você desejar. Ah ia esquecendo, o evento é totalmente gratuito.

terça-feira, 13 de março de 2012

OFICINAS

Atenção alunos e alunas. Lembrando que as matrículas das oficinas irão se encerrar no próximo dia 16



Aproveitem façam suas escolhas e corram antes de que acabem as vagas. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

DORES NAS COSTAS

Tive que viajar, por esse motivo não estive com vocês, hoje, mas mostro aqui,  um recadinho de DORES NAS COSTAS, talvez possa ajudá-los, a não faltar nas aulas, pois o exercício é muito importante, principalmente na terceira idade.
Dores nas costas são mais comuns e incomodam quem já passou dos 50


Seja na lombar ou na região do pescoço, as dores nas costas são um problema constante no mundo todo. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), até 85% de todas as pessoas de todo o mundo sofrerão com o problema em algum momento das suas vidas. Entenda melhor o que pode causar as dores que você sente e como evitar que elas se agravem.

Elas podem ocorrer em diferentes regiões, terem diferentes intensidades e causas. De acordo com o professor assistente da Disciplina de Ortopedia Traumatologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e chefe do  setor de Coluna Vertebral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Luiz Otavio Penteado, "as dores nas costas são sensações de desconforto na região que abrange desde a base do crânio até as nádegas e que cursam com intensidade, duração e frequência variáveis de acordo com a causa e com cada indivíduo".

As dores nas costas podem atingir qualquer pessoa e, segundo Luiz Otavio, são as causas mais comuns de ausências do trabalho em adultos jovens. Em pessoas maduras, ele explica que "a dor nas costas é uma queixa comum após 40 anos de idade devido à degeneração das articulações e discos intervertebrais. Ela também coincide com o aumento de peso corporal devido a alterações hormonais próprias do envelhecimento humano. As alterações posturais e atrofias musculares devido ao sedentarismo, comuns na maturidade, também são agravantes".

A osteoporose, doença que, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta 18% das mulheres e 6% dos homens do mundo com mais de 50 anos de idade, também pode agravar o problema. “Por caracterizar-se pela descalcificação do osso, eles ficam mais frágeis e mais propensos a quebrar. E isso pode causar dor nas costas também. A osteoporose pode causar dor de origem na coluna vertebral devido às microfraturas que ocorrem nos ossos com diminuição de massa óssea", afirma Luiz Otavio.

A má postura,  ainda de acordo com a OMS, é uma das principais causas de dores nas costas, especialmente na região lombar, que fica um pouco abaixo da linha da cintura. Além desse, outros fatores são comuns para as causas das dores, especialmente após os 50. Para o ortopedista, "as principais causas de dores nas costas em indivíduos com mais de 50 anos de idade são a má postura, o excesso de peso e o sedentarismo. Mas não podemos esquecer as causas de origem genética (envelhecimento dos discos e articulações), origem reumatológica e outras doenças sistêmicas como os tumores e as metástases".

Para manter a boa saúde das costas, assim como a saúde de todo o corpo, atividades simples são recomendadas. "Manter uma boa alimentação, exercícios regulares e repouso adequado, evitando situações de estresse mental", finaliza Luiz Otavio. Se nada disso adiantar, uma visita ao médico ortopedista para verificar a causa da dor é fundamental para evitar que o problema se agrave.(www.maisde50.com.br)




sexta-feira, 9 de março de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS

Olá, hoje estamos com um romance aos pedaços, que pelo pequeno trecho, parece ser muito legal. Vamos à biblioteca? 


"Diário de uma Paixão" acho que todos nós já passamos ou estamos passando por uma bela paixão.

quarta-feira, 7 de março de 2012

TERAPIA COMUNITÁRIA

A TERAPIA COMUNITÁRIA: 

Nesse encontro de hoje tivemos duas terapeutas: Solange e Helilde Cleire, que reuniram todas as pessoas, em roda, para troca de experiências, falar sobre seus conhecimentos, suas histórias e suas emoções mais profundas, já vividas ou presenciadas, para de alguma forma, os ouvintes pudessem ajudar ou sugerir idéias, sempre com intuito de poder aliviar algum problema, uma vez que pode ser semelhante ao seu.


Se gostaram, não esqueçam,  que esses encontros sempre serão realizados na 4ª quarta feira de cada mês. Na página "ACONTECEU" como sempre o restantes das fotos.

Passeio de Março/2012

Todos estão convidados para nosso primeiro passeio do ano será na Fazenda Santa Clara, no dia 27 próximo uma terça feira.


Vamos aproveitar,  pois será uma verdadeira festa de brincadeiras, gastronomia, risos e muita alegria para você realmente poder  relaxar.

terça-feira, 6 de março de 2012

CARTEIRINHA ESCOLAR

Não esqueçam de virem bem arrumadinhas(os)  nos próximos dias 12 e 13, pois  haverá uma pessoa  tirando a sua foto para a carteirinha escolar de 2012. 


Até lá!!!

INTERAGINDO COM NOVOS ALUNOS

Hoje, tivemos  uma dinamica auditiva, com a prof. Manuela, afim de nos envolver como  uma chuva de aplausos, onde os diversos sons, fazia nos sentir como se estivessemos em uma chuva fraquinha e ela fosse aumentando para uma verdadeira tempestade. Após, os alunos veteranos prepararam uma brincadeira de apresentação onde o aluno se alto definia, determinando assim a sua melhor identidade. E posso lhes dizer que tivemos um pouco de tudo: desde o tímido, até o palhaço. Ainda tivemos a distribuição de TSURU, como "boas vindas" representando a paz, felicidades e harmonia, confeccionados pelo prof. Jorge e prof. Maria.




Curioso? Corra para  página ACONTECEU e verás mais fotos do dia de hoje.
  

segunda-feira, 5 de março de 2012

O INÍCIO

A cada início de ano, com a entrada de novos alunos na UATI, há uma integração entre veteranos, professores, e os novos alunos.  Hoje foi dada a boas vindas aos alunos novos, sempre com muita alegria e entusiasmo e  foi oferecido uma pasta de estudo, contendo caderno, caneta, camiseta, manual do aluno, etc. 
A diretora presidente da FESC, Elisete Silva Pedrazzini, iniciou uma pequena palestra, explicando o funcionamento da escola. Depois foi apresentado os professores e distribuído um kit com camiseta, caneta, caderno, manual do aluno, etc.

Na página Aconteceu, tem o restante das fotos.