terça-feira, 22 de novembro de 2011

DIETA DAS CORES

Além de ser bom para a saúde, fazer uma refeição colorida ajuda a emagrecer
Verde, vermelho, branco, amarelo, laranja, roxo. Não, não estamos falando de artes plásticas ou das cores do arco-íris, e sim de alimentos. As vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para a manutenção da nossa saúde, estão presentes nos alimentos e precisamos ingerir todos diariamente para mantermos uma boa saúde. Para garantir uma alimentação correta e saudável, quanto mais colorido for o seu prato, melhor. E essa miscelânia de cores ainda ajuda a emagrecer

Qual é, afinal, a importância das cores durante as refeições? Bem, é mais simples do que parece. De acordo com a nutricionista Vânia Barberan, "as cores levam micro e macronutrientes. Legumes amarelos e laranjas, como cenoura, por exemplo, têm beta-caroteno. Alimentos verde-escuros têm zinco, selênio. Um prato colorido garante a ingestão de maior número de vitaminas e minerais. Aquele prato 'unicolor', feijão, arroz, batata, farofa e macarrão, embora muito comum, é pobre em nutrientes".

Preparar uma refeição colorida é importante, mas os alimentos são divididos em __ grandes grupos de cores e é muito difícil conseguir comer todas, todos os dias. "Não precisamos colocar um alimento de cada cor no prato, mas três a quatro cores de legumes e verduras atende bastante. Pode-se até contar o arroz e feijão como cores diferentes. Arroz, batata e aipim, por exemplo, fazem parte do grupo de alimentos brancos", diz Vânia.

Colocar no seu prato uma maior variedade de cores, além de garantir uma melhor saúde, ainda pode te ajudar a perder aqueles quilinhos a mais. Vânia explica que "fazer refeições coloridas diminui a quantidade de alimentos com carboidrato, que talvez sejam aqueles que mais engordam. Ou seja, diminui-se a quantidade de arroz, feijão, batata, aipim e macarrão para aumentar a de cenoura, beterraba, alface, brócolis. Além da maior quantidade de nutrientes, esses alimentos em geral são pouco calóricos e têm muita fibra, aumentando a sensação de saciedade".

Quanto mais, melhor, mas não é preciso encher o prato com todos os legumes e verduras disponíveis no mercado para garantir uma alimentação saudável. "Bastam cinco porções de hortaliças por dia (uma porção equivale a: quatro fatias de tomate três colheres de sopa de cenoura ralada meio prato de folhosos). O que importa mesmo é variar, não comer a mesma coisa todos os dias. Para pessoas que já passaram dos 50 anos, fazer refeições coloridas é importante porque garante grande quantidade de vitaminas e minerais e, como essa pessoa já está com o metabolismo mais lento, ajuda a manter a forma", garante a nutricionista.

Texto retirado do site: http://www.maisde50.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário