quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ESTÉTICA E BELEZA


Pele boa
Especialista lista cinco cuidados básicos para todos os tipos de pele 


Ela pode ser seca ou oleosa, clara ou escura, jovem ou já com rugas, com ou sem manchas. A pele é um órgão vivo - o maior do corpo humano - que protege seu organismo da cabeça aos pés. Cuidar dela – toda – é essencial para garantir a saúde e retardar os efeitos do tempo. Manter a pele limpa e hidratada é apenas o primeiro passo. Confira a seguir todos os cuidados necessários para garantir uma pele boa em qualquer idade.

Não existe apenas um, mas sim cinco tipos de pele. Segundo a dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia Isabela Tavares, "existem peles normais, oleosas, secas, mistas e também as sensíveis. É importante reconhecer o nosso tipo de pele para adequar os produtos usados nos cuidados diários evitando, assim, reações indesejáveis".
Não é incomum que, após os 50, a pele perca o brilho e a firmeza da juventude e, por isso, os cuidados não devem parar nunca. "Os cuidados mais importantes que as mulheres maduras devem ter são uma higiene correta, utilizando produtos adequados ao seu tipo de pele, seguida de uma boa hidratação. Além do uso de filtros solares diariamente, que é recomendado não só para aquelas acima dos 50 anos, mas também para as mais novas como forma de prevenção do envelhecimento e do câncer de pele", aconselha Isabela.
A pele do rosto, por sofrer mais com o clima e a maquiagem, exige um cuidado especial. "A higiene do rosto deve ser feita duas vezes ao dia, e isso vale para todas, inclusive as dermas mais oleosas. Escolher um sabonete adequado ao seu tipo de pele é o suficiente. Evite lavar excessivamente e evite usar água quente. Para as mulheres que usam maquiagem, recomenda-se que usem produtos específicos para remoção dos cosméticos (demaquilantes) antes de fazer a higiene do rosto", ensina a dermatologista.

Não é só a pele do rosto que sofre, outras áreas da pele também são afetadas pelos efeitos do tempo e merecem atenção. "Uma boa dica é lembrar de cuidar diariamente não só da pele do rosto, mas também do pescoço, do colo e das mãos. São partes que também são expostas ao sol e que muitas vezes ficam esquecidas. Por falta de cuidados, podem acabar adquirindo uma aparência mais envelhecida, com ressecamentos, rugas e manchas", aconselha Isabela.

Além da limpeza, ainda há outros cuidados que podem ajudar a manter a saúde e qualidade da pele. A dermatologista Isabela Tavares listou os principais. Veja abaixo:

- Esfoliação: ajuda a eliminar as células que naturalmente descamam e ficam depositadas na superfície da pele. Dá uma sensação de pele mais lisa e deve ser feita apenas uma vez por semana. Esfoliar a pele com uma frequência maior pode até agredi-la

- Tonificação: ajuda a regular o pH da pele e a eliminar os resíduos de outros produtos. Mas alguns higienizadores já fazem isso, eliminando a necessidade do uso do tônico

- Hidratação: mantém a camada hidrolipídica natural da superfície da pele, além de contribuir para a manutenção da elasticidade e maciez

- Proteção solar: tem como função básica diminuir a quantidade de raios ultravioleta que atingem a nossa pele. São estes raios (UVA e UVB) que levam ao envelhecimento precoce da pele e podem levar ao câncer de pele.

O uso do hidratante e do protetor solar deve se tornar hábito diário, incorporado à rotina de todas as mulheres.
(TEXTO: www.maisde50.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário