terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PERNAS PARA QUE TE QUERO


Além de emagrecer, caminhar melhora a saúde e ajuda a manter o cérebro em dia
Por Ilana Ramos


Fácil, grátis, sem contraindicações e extremamente eficaz. Esses são apenas alguns dos adjetivos que caracterizam a caminhada. É sabido que a prática de atividades físicas ajuda a manter a forma e melhorar a saúde, mas pesquisas indicam que elas ainda ajudam a prevenir doenças cerebrais, e a caminhada, especialmente, incentiva a sociabilidade dos praticantes. E você, está esperando o que para começar?
Muitas pesquisas comprovam que atividades físicas reduzem os riscos de doenças cerebrais. De acordo com a vice-coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, Sonia Brucki, "vários estudos neurológicos já mostraram que a prática de atividades físicas protela o aparecimento de doenças como demência e Alzheimer. Além de diminuir os fatores de riscos vasculares, ela diminui a pressão arterial, colesterol, diabetes, triglicerídeos. A caminhada também protege o cérebro de possíveis doenças vasculares".
Mais do que outras atividades físicas, a caminhada possui benefícios muito particulares. Segundo o professor doutor do Instituto de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP) Edmundo de Drummond Alves Junior, "a caminhada possui efeitos semelhantes a outras atividades mais intensas, como a corrida, mas provoca menos riscos de lesões naqueles que a praticam. Eu recomendaria que a caminhada não fosse feita de maneira isolada, mas com um parceiro ou um grupo, já que a melhor maneira de manter um ritmo bom é a possibilidade de se conversar. Então, além do fortalecimento das condições cardiorrespiratórias dos praticantes, o aspecto sociabilidade também está presente".
Assim como qualquer outra atividade aeróbica, é preciso ter disciplina na prática da caminhada para se conseguir aproveitar todos os benefícios do exercício. "Deve ser quase uma obrigação cotidiana. Ter isso como hábito e, claro, praticar nas condições necessárias para uma boa prática. A caminhada deve ser feita por um percurso agradável, de preferência por ruas com bons calçamentos e arborizadas. E é um exercício simples. Se for possível combinar a caminhada com exercícios de resistência, com carga, é possível aproveitar ainda outros benefícios físicos, como o ganho de força. E ela ainda é ótima para o praticante pois é grátis: não se gasta dinheiro com passagem, gasolina, estacionamento ou mensalidade de academia", argumenta Edmundo.
Uma questão essencial na hora de se praticar qualquer atividade física é respeitar os seus limites. Edmundo ensina que "antes de iniciar a atividade, deve-se ir ao médico fazer verificação das condições em que se encontra para realizar a atividade a que se propõe. Durante a prática, deve-se usar roupas confortáveis, usar calçado adequado, hidratar-se bastante e evitar caminhar entre 10h e 16h, quando o sol está muito forte. Deve-se, também, usar o que chamo de 'escala subjetiva de esforço', que diz que a carga ideal para caminhar é conseguir conversar, sem ficar muito ofegante. Se possível, combinar a caminhada com outras atividades com carga, com orientação de um profissional de educação física".
Além dos benefícios citados por Edmundo, a neurologista Sonia Brucki ainda comenta outro aspecto positivo da caminhada. "Em geral, quem faz algum tipo de exercício físico tem um estilo de vida mais saudável, fuma menos, tem uma alimentação melhor. E, por último, por possibilitar uma atividade social (mesmo que se faça sozinho, o fato de sair, ver pessoas, melhora a sociabilidade), diminui os riscos de depressão", diz. Edmundo ainda completa com um conselho para os atletas de primeira viagem: "sempre tenha em vista o seu conforto durante a atividade. Fuja das atividades complicadas e busque as mais simples, mais próximas à realidade do seu dia a dia".
Boa caminhada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário