sábado, 21 de janeiro de 2012

Neste  ano, o nosso blog estará cumprimentando a todos aniversariantes do mês de janeiro, desculpa se esqueci alguém, mas não tenho a data de aniversário de todos alunos. 

" Que os raios da felicidade continuem a todo momento irradiando luz necessária para que todos os seus dias permaneçam aquecidos de muitas chamas e calor. Por estarem completando mais um ano de vida, meus sinceros parabéns! "

Prof. Adailton Morais - 01.01
Cleusa Maria Medeiros de Barros - 17.01
Dulcinea Helena F. Baio - 17.01
Eliane Gadelha da Silva - 05.01
Laila Orfei - 24.01
Prof. Lygia Prates Lisboa Fontana - 03.01
Lúcia Ferreira Lima Nais - 24.01
Maria Angela Alves Milão Cortez - 20.01
Maria Ivone Casale - 05.01
Marisa Trombine Machado - 12.01
Orfeihe Leila Carim Perez, 24.01
Regina Célia Zaninetti de Méo - 18.01
Thereza Galindo da Rocha - 03.01

Parabéns a todos, muitas felicidades, muitos anos de vida com alegria e harmonia. Amanhã irei viajar, por tanto só quando voltar é que voltarei a publicar matérias. Obrigada a todos.





sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS...


Pertencente a uma família operária, Albert Camus (1913-1960) cresceu na Argélia, onde estudou filosofia. É conhecido como um dos principais representantes do existencialismo francês. Reconhecendo a importância de sua análise do homem contemporâneo e das questões da vida moderna, a coleção Vira-vira Saraiva apresenta dois de seus romances.
E então, que tal passar na biblioteca para ler este, e muito mais...




quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ESTÉTICA E BELEZA


Pele boa
Especialista lista cinco cuidados básicos para todos os tipos de pele 


Ela pode ser seca ou oleosa, clara ou escura, jovem ou já com rugas, com ou sem manchas. A pele é um órgão vivo - o maior do corpo humano - que protege seu organismo da cabeça aos pés. Cuidar dela – toda – é essencial para garantir a saúde e retardar os efeitos do tempo. Manter a pele limpa e hidratada é apenas o primeiro passo. Confira a seguir todos os cuidados necessários para garantir uma pele boa em qualquer idade.

Não existe apenas um, mas sim cinco tipos de pele. Segundo a dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia Isabela Tavares, "existem peles normais, oleosas, secas, mistas e também as sensíveis. É importante reconhecer o nosso tipo de pele para adequar os produtos usados nos cuidados diários evitando, assim, reações indesejáveis".
Não é incomum que, após os 50, a pele perca o brilho e a firmeza da juventude e, por isso, os cuidados não devem parar nunca. "Os cuidados mais importantes que as mulheres maduras devem ter são uma higiene correta, utilizando produtos adequados ao seu tipo de pele, seguida de uma boa hidratação. Além do uso de filtros solares diariamente, que é recomendado não só para aquelas acima dos 50 anos, mas também para as mais novas como forma de prevenção do envelhecimento e do câncer de pele", aconselha Isabela.
A pele do rosto, por sofrer mais com o clima e a maquiagem, exige um cuidado especial. "A higiene do rosto deve ser feita duas vezes ao dia, e isso vale para todas, inclusive as dermas mais oleosas. Escolher um sabonete adequado ao seu tipo de pele é o suficiente. Evite lavar excessivamente e evite usar água quente. Para as mulheres que usam maquiagem, recomenda-se que usem produtos específicos para remoção dos cosméticos (demaquilantes) antes de fazer a higiene do rosto", ensina a dermatologista.

Não é só a pele do rosto que sofre, outras áreas da pele também são afetadas pelos efeitos do tempo e merecem atenção. "Uma boa dica é lembrar de cuidar diariamente não só da pele do rosto, mas também do pescoço, do colo e das mãos. São partes que também são expostas ao sol e que muitas vezes ficam esquecidas. Por falta de cuidados, podem acabar adquirindo uma aparência mais envelhecida, com ressecamentos, rugas e manchas", aconselha Isabela.

Além da limpeza, ainda há outros cuidados que podem ajudar a manter a saúde e qualidade da pele. A dermatologista Isabela Tavares listou os principais. Veja abaixo:

- Esfoliação: ajuda a eliminar as células que naturalmente descamam e ficam depositadas na superfície da pele. Dá uma sensação de pele mais lisa e deve ser feita apenas uma vez por semana. Esfoliar a pele com uma frequência maior pode até agredi-la

- Tonificação: ajuda a regular o pH da pele e a eliminar os resíduos de outros produtos. Mas alguns higienizadores já fazem isso, eliminando a necessidade do uso do tônico

- Hidratação: mantém a camada hidrolipídica natural da superfície da pele, além de contribuir para a manutenção da elasticidade e maciez

- Proteção solar: tem como função básica diminuir a quantidade de raios ultravioleta que atingem a nossa pele. São estes raios (UVA e UVB) que levam ao envelhecimento precoce da pele e podem levar ao câncer de pele.

O uso do hidratante e do protetor solar deve se tornar hábito diário, incorporado à rotina de todas as mulheres.
(TEXTO: www.maisde50.com.br)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PERNAS PARA QUE TE QUERO


Além de emagrecer, caminhar melhora a saúde e ajuda a manter o cérebro em dia
Por Ilana Ramos


Fácil, grátis, sem contraindicações e extremamente eficaz. Esses são apenas alguns dos adjetivos que caracterizam a caminhada. É sabido que a prática de atividades físicas ajuda a manter a forma e melhorar a saúde, mas pesquisas indicam que elas ainda ajudam a prevenir doenças cerebrais, e a caminhada, especialmente, incentiva a sociabilidade dos praticantes. E você, está esperando o que para começar?
Muitas pesquisas comprovam que atividades físicas reduzem os riscos de doenças cerebrais. De acordo com a vice-coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Associação Brasileira de Neurologia, Sonia Brucki, "vários estudos neurológicos já mostraram que a prática de atividades físicas protela o aparecimento de doenças como demência e Alzheimer. Além de diminuir os fatores de riscos vasculares, ela diminui a pressão arterial, colesterol, diabetes, triglicerídeos. A caminhada também protege o cérebro de possíveis doenças vasculares".
Mais do que outras atividades físicas, a caminhada possui benefícios muito particulares. Segundo o professor doutor do Instituto de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP) Edmundo de Drummond Alves Junior, "a caminhada possui efeitos semelhantes a outras atividades mais intensas, como a corrida, mas provoca menos riscos de lesões naqueles que a praticam. Eu recomendaria que a caminhada não fosse feita de maneira isolada, mas com um parceiro ou um grupo, já que a melhor maneira de manter um ritmo bom é a possibilidade de se conversar. Então, além do fortalecimento das condições cardiorrespiratórias dos praticantes, o aspecto sociabilidade também está presente".
Assim como qualquer outra atividade aeróbica, é preciso ter disciplina na prática da caminhada para se conseguir aproveitar todos os benefícios do exercício. "Deve ser quase uma obrigação cotidiana. Ter isso como hábito e, claro, praticar nas condições necessárias para uma boa prática. A caminhada deve ser feita por um percurso agradável, de preferência por ruas com bons calçamentos e arborizadas. E é um exercício simples. Se for possível combinar a caminhada com exercícios de resistência, com carga, é possível aproveitar ainda outros benefícios físicos, como o ganho de força. E ela ainda é ótima para o praticante pois é grátis: não se gasta dinheiro com passagem, gasolina, estacionamento ou mensalidade de academia", argumenta Edmundo.
Uma questão essencial na hora de se praticar qualquer atividade física é respeitar os seus limites. Edmundo ensina que "antes de iniciar a atividade, deve-se ir ao médico fazer verificação das condições em que se encontra para realizar a atividade a que se propõe. Durante a prática, deve-se usar roupas confortáveis, usar calçado adequado, hidratar-se bastante e evitar caminhar entre 10h e 16h, quando o sol está muito forte. Deve-se, também, usar o que chamo de 'escala subjetiva de esforço', que diz que a carga ideal para caminhar é conseguir conversar, sem ficar muito ofegante. Se possível, combinar a caminhada com outras atividades com carga, com orientação de um profissional de educação física".
Além dos benefícios citados por Edmundo, a neurologista Sonia Brucki ainda comenta outro aspecto positivo da caminhada. "Em geral, quem faz algum tipo de exercício físico tem um estilo de vida mais saudável, fuma menos, tem uma alimentação melhor. E, por último, por possibilitar uma atividade social (mesmo que se faça sozinho, o fato de sair, ver pessoas, melhora a sociabilidade), diminui os riscos de depressão", diz. Edmundo ainda completa com um conselho para os atletas de primeira viagem: "sempre tenha em vista o seu conforto durante a atividade. Fuja das atividades complicadas e busque as mais simples, mais próximas à realidade do seu dia a dia".
Boa caminhada!


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CRONOGRAMA

Este e o cronograma de matrículas e inicio das aulas de 2012.

CRONOGRAMA UATI

1° SEMESTRE DE 2012

MATRÍCULAS

CURSO REGULAR    16/01  a  29/02
 
PEDIDOS DE BOLSA    16/01  a  14/02
 
REVITALIZAÇÃO    16/01  a  31/01
 
OFICINAS    01/03  a  16/03
 
PARA BOLSISTAS    23/02  a  02/03

INÍCIO DAS AULAS

REVITALIZAÇÃO    01/02
 
CURSO REGULAR    05/03
 
OFICINAS    19/03

Juliana Troll Trujillo - Auxiliar Administrativa UATI/FESC

domingo, 15 de janeiro de 2012

MATRICULAS

E ai, meninas e meninos, já escolheram as matérias que vão fazer este ano? Não esqueçam que amanhã será o primeiro dia de matriculas para o ano de 2012. Não deixe para mais tarde, pois poderá perder sua vaga. Então nos encontraremos amanhã. Um super beijo a todos.

sábado, 14 de janeiro de 2012

UATI inicia matrículas nesta segunda-feira

Para quem busca melhorar a qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas e mentais, além de fazer novas amizades, estão abertas a partir desta segunda-feira (16) as inscrições para a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI).

O programa, coordenado pela Prefeitura Municipal e fornecido por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), oferece às pessoas acima de 40 anos aulas regulares e oficinas livres nas áreas de Cultura, Saúde, Esporte e Lazer, Cidadania e Trabalho, e Empreendedorismo na Maturidade.

As disciplinas do programa são divididas em obrigatórias e optativas. As obrigatórias para alunos novos são: Artes Cênicas, Expressão Corporal, Tai Chi Chi-kung I, Cidadania e Terceira Idade, Fisioterapia e Promoção da Saúde e Educação Musical.

Os alunos poderão optar pelas seguintes disciplinas: O Poder da Mente, Apreciação Musical, Construção de Figurinos, Meditação e Relaxamento, Promoção da Flexibilidade, entre outras.

Além das disciplinas, os alunos poderão realizar as atividades complementares que envolvem o Coral, Samba, Seresta, (En)Cantando em Roda, Origami, Dança, Teatro, Vôlei Adaptado, Tai Chi, entre outras.

A UATI também oferece oficinas em parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social, Esporte e Lazer, Saúde e com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São elas: oficinas de Artes e Artesanato, Esporte e Lazer, Práticas Orientais, Espanhol, Informática, etc.

As inscrições para participar da UATI poderão ser feitas de 16 de janeiro a 29 de fevereiro nos dois campi da FESC. Os interessados devem apresentar no ato da matrícula RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 e um atestado médico.

O período para solicitar bolsa de estudo terá início junto ao começo das inscrições (16/01) até o dia 14 fevereiro.

Os campi da FESC estão localizados na Vila Nery - rua São Sebastião, nº 2828 - Tel. (16) 3372-1308/ 3372-1325 - e na Vila Prado - rua Itália, nº 756 - Tel. (16) 3375-3285.
(Texto extraído do jornal: São Carlos Agora)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS

Uma chuvinha, um friozinho gostoso, um cafezinho, e que tal um bom livro para acompanhar? Romance, drama, ação, aventura, juvenil, terror, suspense, humorísticos, uma infinidade. Ai vai uma dica:

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MULHERES INDEPENDENTES


Mulheres independentes
Por que cada vez mais mulheres maduras não querem se casar?Desde que o mundo é mundo o papel da mulher na sociedade foi sempre o mesmo: crescer, encontrar um marido, ter filhos e ser uma dona de casa perfeita.  Mas as coisas estão mudando. E o mundo não é mais o mesmo.  O homem ideal de hoje em dia já não é tão perfeito assim e a vida e o casamento dos sonhos podem ir por água baixo. Mais comum do que pode parecer hoje em dia, algumas mulheres maduras bateram o pé e resolveram ser felizes de uma vez por todas. Sozinhas.

Antes, a mulher vivia para encontrar um parceiro para a vida e só seria feliz se fosse ao lado dele. Mas, hoje, muita coisa mudou. De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta Fernanda Mion, "o mercado de trabalho expandiu para as mulheres, que se destacam cada vez mais e ganham espaços que até então eram somente dos homens. Esta conquista atraiu o gosto de um determinado número de mulheres que prioriza os estudos e a carreira e prorrogou o tempo para se formar uma família".

E não é só porque uma mulher resolve adiar os planos de casamento ou simplesmente escolhe não casar-se que todos os seus relacionamentos serão superficiais. Não é a aliança no dedo que determina o grau de envolvimento de um casal. "Conhecer-se bem e saber quais são as suas prioridades farão com que a mulher seja feliz independente de qual seja o seu estado civil. Acredito que não é a idade da mulher que determinará o grau de envolvimento nos relacionamentos, mas sim a maturidade em sua personalidade", diz Fernanda.

As mulheres maduras de hoje são bonitas, cheias de energia e querem mais é ser felizes. Por isso, a busca pela independência pode ser um dos fatores que as leva a não quererem mais subir ao altar. Fernanda diz que "mulheres maduras já não pensam em casar-se por diversos motivos. Além da busca pela independência e algum trauma de relacionamento anterior, ainda há certas coisas que possam impedir a mulher de se envolver novamente, como, por exemplo, preocupações excessivas com opiniões dos filhos, familiares, amigos, vizinhos, etc.".

Escolher não casar pode ser uma opção de vida sim, mas é preciso conhecer bem suas razões. As mulheres independentes devem ficar atentas se não há algum outro motivo por trás do receio de uma união. "Além do medo das críticas sociais, há outras mulheres que demonstram falta de autoestima e confiança, que não se sentem merecedoras de serem felizes novamente ou de conquistar alguém. Há, ainda, o medo ou ansiedade, que se exprimem com pensamentos que as impedem de tomar ações, como ficar se perguntando 'será que vai dar certo?'", alerta a psicóloga.

Como saber se a escolha de continuar sozinha é a decisão correta? Não é muito fácil de determinar isso, mas a resposta acaba sendo bastante simples. "Acredito que as vantagens poderão ser sentidas quando a mulher que tomou a decisão de não se casar está bem com ela mesma e com sua opção. Assim, seus sentimentos irão ao encontro da sua filosofia de vida. E a felicidade acaba sendo algo totalmente natural, uma consequência daquela opção que a mulher fez ao escolher viver sozinha", conclui Fernanda.(Por Ilana Ramos)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

QUEDA DE CABELOS


Fios em queda
Conheça as principais causas da queda de cabelos depois dos 50 e seus tratamentosQuem tinha as madeixas longas, cheias e brilhantes durante a juventude tende a se decepcionar ao entrar na maturidade. É normal os fios ficarem mais finos, quebradiços e opacos, sem falar na queda, que representa o terror dos mais vaidosos. Mas nem tudo está perdido. Cuidar da saúde do corpo e da mente ajuda a manter os cabelos saudáveis por mais tempo, mesmo após os 50.

Quando se trata de corpo, muita coisa muda após os 50 anos para homens e mulheres. De acordo com a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Célia Kalil, "com o passar dos anos, os cabelos tendem a diminuir de espessura, ficando cada vez mais finos, apresentam crescimento mais lento e há uma discreta redução no número dos folículos pilosos. Além disso, os melanócitos (células responsáveis pela cor dos cabelos) diminuem de número, resultando no cabelo grisalho. Pelo menos metade da população no final da quinta década de vida tem cerca de 50% dos cabelos grisalhos".

O crescimento e a força dos cabelos estão diretamente relacionados aos hormônios produzidos pelo nosso corpo. Na menopausa, portanto, a qualidade dos fios tende a cair drasticamente. Segundo a dermatologista e membro da SBD Flavia Reginatto, "após a menopausa os níveis sanguíneos de estrogênio (um dos principais hormônios femininos) podem diminuir mais de 90%. Essa diminuição na produção dos hormônios femininos gera o enfraquecimento dos folículos pilosos do couro cabeludo. Os fios ficam finos e passam a crescer mais lentamente. Outra característica da menopausa é que há também uma diminuição da atividade das glândulas sebáceas, diminuindo assim a oleosidade do couro cabeludo".

Um problema comum com o envelhecimento, especialmente nos homens, é a calvície. Para Célia, "a calvície em homens não é uma doença, e sim uma reação fisiológica, que ocorre naturalmente devido à ação dos hormônios androgênios em homens geneticamente predispostos, ou seja, aqueles apresentam essa característica por hereditariedade. Na calvície masculina o afinamento dos cabelos começa antes dos 40 anos, sendo que metade dos homens terá algum grau de calvície por volta dos 50 anos e esse número aumenta para aproximadamente 80% aos 70 anos".

Engana-se quem pensa que a calvície só acontece com os homens. Vários fatores podem levar à calvície feminina. Flavia diz que "as causas de calvície nas mulheres, referida no meio médico como alopecia, são numerosas. Fatores como a alimentação inadequada, perda de peso acentuada, uso de alguns tipos de medicamentos, estresse, hereditariedade, gestação, pós-parto ou amamentação podem resultar em alopecia. Outros fatores como doença aguda ou crônica, hospitalização, doença da tireoide, que é relativamente comum em nosso meio, também são causas importantes de queda de cabelo".

A saúde dos fios é reflexo da saúde do corpo. Por isso, cuidar da saúde física é essencial para manter os cabelos saudáveis em todas as fases da vida. Segundo Célia, "é possível manter um couro cabeludo saudável tendo uma alimentação equilibrada, mantendo peso corporal adequado, tratando as doenças crônicas como o hipotireoidismo e a anemia, além dos cuidados com o fio do cabelo, evitando o excesso de tratamentos químicos, como alisamento e tinturas. Caso o cabelo esteja caindo mais do que o normal, é recomendado consultar um dermatologista para avaliar o grau de calvície, determinar a causa da queda e, assim, estabelecer o tratamento adequado, que deve ser iniciado tão logo se observe o afinamento do cabelo". (Fonte:www.maisde50.com.br)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS...

Olá amigos e amigas, agradeço o carinho de todos, pelo recebimento dos cartões e e-mails de Boas Festas. Apesar das aulas ainda não terem começado, estou retornando com minhas publicações, pois a saudades de vocês é  muito grande.   E para começar vamos de Romance aos Pedaços.
Aproveite as férias e passe na biblioteca  para ler um bom livro? Que tal este? Sonho de uma noite de verão.