quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Solidão


     Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade. 
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio. 
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida. .. Isto é um princípio da natureza. 
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância. 
Solidão é muito mais do que isto. 
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.... 
Francisco Buarque de Holanda

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS


Em "O Jogo do Anjo", o catalão Carlos Ruiz Zafón explora novos ângulos da cidade onde ambientou "A Sombra do Vento", sucesso que já ultrapassou a marca dos 10 milhões de exemplares em todo o mundo e, no Brasil, já figura há mais de um ano na lista de mais vendidos. Enquanto guia seus leitores por cenários familiares, como a pequena livraria Sempere e Filhos e o mágico Cemitério dos Livros, Zafón constrói uma história que mistura o amor pelos livros, a paixão e a amizade.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Aulas da Prof. Flora Reyes


Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade de São Carlos/SP em aula de Artes Cênicas em jun/2012.

Na caminhada pelo espaço, aleatoriamente os alunos escolhem alguém para perseguir; uma vez que se nota que se está sendo perseguido, "curtir" a perseguição e tentar despistar o perseguidor. Quando a perseguição já basta, o perseguido bate palma, e assim se inicia uma nova perseguição.

Arte-educadora: Flora Reyes
Univ. Aberta da Terceira Idade - UATI
Fundação Educacional São Carlos - FESC (São Carlos/SP)

http://www.youtube.com/watch?v=I74YY58l0bo

Utilizando apenas a comunicação corporal/visual os alunos trocam de lugar na roda, e num segundo momento propõem formas criativas para a realizar a caminhada desta troca de lugares

Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade de São Carlos/SP em aula de Expressão e Plástica em maio de 2011.

Atividade "Sequência Expressiva". Inicialmente, em roda, cada aluna criou um movimento qualquer, e a sequência de todos eles foi memorizada coletivamente. Neste segundo momento, cada uma realiza a sequência expressiva no seu tempo, e o resultado é uma "coreografia em cânone", em que se desenvolvem as possibilidades expressivas do corpo e a memória

Alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade de São Carlos/SP em aula de Expressão e Plástica em maio de 2011.
A atividade se chama "Encaixe". Aqui é realizada em duplas. Um aluno faz um movimento qualquer com o corpo e congela em uma posição oferecendo ao colega um espaço em que ele possa realizar um "encaixe" com seu corpo. O resultado é uma composição coreográfica criada espontaneamente pela dupla em que se desenvolvem coordenação motora, equilíbrio, força muscular, lateralidade, entre outros.
Realizei essa atividade em 2008 no curso de Música da UFSCar com a professora Melina Sanchez; aqui pude aplica-la como educadora.

Arte-educadora: Flora Reyes
Univ. Aberta da Terceira Idade - UATI
Fundação Educacional São Carlos - FESC (São Carlos/SP)


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Romance aos Pedaços...

Um dos autores mais lidos no mundo, Harlan Coben traz uma nova história com seu personagem mais premiado. Myron Bolitar ficará frente a frente com um passado de mentiras e traição. Uma mensagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler o texto. Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família. Tentando ajudar a amiga e reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama. Agora, só a verdade poderá salvá-las. Mas, para que ela prevaleça, nenhuma mentira pode restar – seja ela de Suzze, Lex, Kitty ou do próprio Myron. Nesta premiada história, Harlan Coben mais uma vez consegue construir uma trama envolvente, que fala de fama, ganância e rivalidade e surpreende por seu toque humano. Na aventura mais difícil de Myron Bolitar, seu passado vem à tona e, junto com ele, feridas que jamais se fecharão. Aproveite e passe na biblioteca mais próxima, e reserve  já esse livro.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CURSO “COMO DEIXAR DE FUMAR”





O curso é realizado por membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Um médico é responsável pelo curso.

Cada dia, de segunda a sexta, é apresentada uma palestra de aproximadamente 30min, por um profissional de saúde (dentista, médico ou psicólogo).

Além das palestras, há terapia musical, testemunhos de ex-fumantes e orientações sobre alimentação e sobre síndrome de abstinência.

São distribuídos impressos com informações e orientações aos interessados em parar de fumar. Também são distribuídos medicamentos (plântago – um fitoterápico – e solução de nitrato de prata).

Enfermeiras e técnicas de enfermagem medirão a pressão arterial entre 19h30 e 19h55, diariamente.

Haverá sorteio de livros sobre saúde diariamente e de cestas de frutas e sucos na sexta-feira.

As inscrições poderão ser feitas antecipadamente on line pelo site http://iasdcentralsc.org/, até 25 de agosto, ou pessoalmente no local do curso.

Data e horário do curso: 27 a 31 de agosto, das 19h30 às 21h15 (segunda-feira) e das 20h às 21h15, de terça a sexta.

Na continuidade do curso, haverá reuniões de apoio semanais, dirigidas por psicólogos.

Trata-se de trabalho de utilidade pública da Igreja e de atividade voluntária dos seus membros.

O curso é totalmente gratuito e não tem viés de proselitismo. Depoimento independente sobre o curso pode ser visto em http://www.artenosite.com.br/pareidefumar/pagcomo5dias.htm.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Excessos da meia idade


Psicóloga fala sobre a polêmica questão do abuso do álcool e drogas depois dos 50
O uso de bebidas alcoólicas faz parte da nossa cultura e não é, necessariamente, um problema. Cerca de metade da população brasileira consome bebidas com alguma regularidade, enquanto que a taxa de alcoolismo está por volta de 10% ou menos entre os homens, sendo menor entre as mulheres. Entre as pessoas acima de 50 anos, um beber moderado, equivalente a uma taça de vinho nas refeições ou o chopinho esporádico com os amigos, sem excessos ou embriaguez, está relacionado a uma vida social ativa e satisfatória, melhora do humor, redução do estresse e pode estar associado a uma menor taxa de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e perdas cognitivas.

Por outro lado, nesta faixa etária podem surgir diversos problemas de saúde relacionados ao uso abusivo. É comum que, durante uma internação hospitalar, pessoas que vem bebendo diariamente há muitos anos, ainda que não considerem seu consumo problemático, apresentem sintomas de abstinência ao álcool, pois o alcoolismo é uma doença que se instala muito lentamente. Com a idade podem surgir sintomas de doenças relacionadas ao uso crônico e prolongado de bebidas como, por exemplo, doenças do fígado, pâncreas, cardíacas, depressão e outros transtornos psiquiátricos. Esses são sinais de que é preciso buscar tratamento não apenas para a consequência, mas para a causa, o abuso de bebidas.

Em geral, o consumo de álcool tende a diminuir com a idade, mas algumas pessoas podem começar a beber ou aumentar a quantidade e frequência do consumo após os 50 anos, depois uma vida de abstinência ou moderação. Isto pode representar uma atitude positiva, como a busca por mais atividade social, mas é preciso estar atento: as mudanças pelas quais o corpo passa com a maturidade, com a diminuição da massa muscular e aumento da proporção de gordura corporal, afetam a capacidade de metabolizar o álcool. O abuso de álcool, principalmente quando associado a outras medicações frequentemente prescritas aos idosos, pode aumentar o risco de quedas e fraturas. No caso das mulheres esses riscos são potencializados pelas mudanças que ocorrem com a menopausa.

Entre os fatores que podem levar ao abuso de bebidas estão a depressão e ansiedade associadas ao medo do envelhecimento e perdas decorrentes da idade como viuvez, morte de amigos e parentes, aposentadoria, solidão, afastamento dos filhos, diminuição da vida social e sexual. Esses fatores não podem ser considerados "normais", mas identificados e tratados o quanto antes. Uma vida plena e de boa qualidade é a melhor prevenção para o alcoolismo e doenças associadas.

Outra questão relevante na terceira idade é o abuso de drogas de prescrição como analgésicos, ansiolíticos e remédios para dormir. Embora pareçam inocentes, até por terem prescrição do médico, têm alto potencial de abuso e consequente dependência. Fatores como dor crônica, depressão e ansiedade também podem estar por trás da procura por esses medicamentos e a prevenção do uso abusivo e dependência precisa estar focada para a identificação e tratamento das suas causas.

Embora o uso de substâncias ilícitas como maconha e cocaína ainda esteja associado, principalmente, aos mais jovens, à medida que as gerações que viveram a juventude nos anos 60 e 70, em que teve início um "boom" no uso dessas drogas, vão envelhecendo, torna-se necessário uma atenção diferenciada para essa questão. Ainda há pouquíssimos estudos sobre o tema, dificultados também pela ilegalidade dessas drogas que leva as pessoas a esconderem seu uso e evitarem falar sobre o assunto. Se alguns propõem o uso da maconha medicinal como alternativa de tratamento para algumas doenças relacionadas à idade, há suspeita que seu abuso possa contribuir para o isolamento do idoso e estar relacionado a um maior risco de quedas. No caso da cocaína, está comprovado que seu uso frequente acelera o envelhecimento cerebral e pode estar relacionado a um maior risco de demência, motivo suficiente para evitar o seu uso em qualquer idade.

Assim, para todos os casos vale a premissa de que o mais importante num processo de envelhecimento saudável é a busca por uma vida plena, rica em estímulos e experiências, com boa alimentação, atividade física e convívio social e o abuso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, não tem como fazer parte desse estilo de vida.

*Dra. Marilia Castello Branco (Psicóloga e escritora. Psicóloga dos setores de adolescentes  e mulheres do Proad - Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS


“Tistu é um menino muito sortudo. Vive na cidade chamada Mirapólvora numa grande casa, a Casa-que-Brilha, com o Sr. Papai, Dona Mamãe e o seu querido pônei Ginástico. Eles são ricos pois o Sr Papai tem uma fábrica de canhões. Para grande decepção de todos, Tistu dorme nas aulas. Sr Papai resolve fazer com que Tistu aprenda as coisas vendo-as e vivenciando-as. As aulas serão com o jardineiro Bigode e com o gerente da fábrica de canhões, o Sr Trovões. Na primeira aula, o jardineiro bigode descobre um dom fantástico em Tistu: o menino tem o dedo verde! Isto significa que, onde ele colocar o dedo, nascerão flores! Porém as pessoas grandes não iriam entender este dom. Seria melhor mantê-lo em segredo. Bigode se transforma no conselheiro de Tistu Com o Sr Trovões Tistu conhece um pouco do lado triste do mundo: a miséria, a prisão, o hospital. Ele resolve alegrar estes ambientes colocando seu dedo lá, mas no anonimato. Para o espanto da população, o presídio ficou com tantas flores que as portas não conseguiam mais fechar. Mas os presos não queriam fugir, pois estavam maravilhados! As flores da favela absorveram o lamaçal e enfeitaram as casas, transformando a favela em atração turística. A menina do hospital, que antes contava os buraquinhos do teto para passar o tempo agora conta botões de rosas, que nascem em volta do seu leito. A cidade, e a vida das pessoas da cidade, mudaram completamente. Tistu então conhece a fábrica do Sr Papai. Ele fica inconformado com o mal que os canhões e as guerras trazem. Secretamente, coloca o dedo nos canhões que estavam sendo enviados para uma guerra. Resultado: a guerra fracassa, pois ao invés de bombas, os canhões lançaram flores. A fábrica é arruinada. Vendo o desespero do sr Papai, Tistu resolve revelar que foi ele quem colocou as flores nos canhões e prova isso fazendo nascer uma flor no quadro de seu avô, na parede. Sr Papai resolve então transformar a fábrica de canhões em fábrica de flores. A cidade passa a se chamar Miraflores. Um dia Tistu recebe a notícia de que o jardineiro Bigode tinha ido viajar, que estava dormindo. Confuso com as informações, Tistu pergunta para seu pônei o que aconteceu com Bigode. Ele revela: Bigode morreu. E este é o único mal em que as flores não podem fazer nada. – Se Bigode morreu, ele está no céu. Então, vou construir uma escada com minhas flores para ele descer! – conclui Tistu. Após construir a escala, era impossível ver onde ela estava terminando. Sumia no céu. Tistu esperou mas bigode não desce. Então ele resolve ir busca-lo. Seu pônei tenta impedi-lo sem sucesso. Tistu sobe a escada, vê sua casa diminuindo, vê as nuvens, perde seus chinelinhos e escuta a voz do Bigode: – Ah, você está aqui! Naquela manhã os moradores da Casa-que-Brilha saíram a procura de Tistu e encontraram uma relva diferente, roída pelo pônei, com botões de rosas dourados, formado a frase: Tistu era um Anjo.”
Tistou Les Pouces Verts, foi escrito em 1957 pelo escritor francês Maurice Druon.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Rede da Esperança

Com a presença de vários amigos, houve o lançamento do primeiro livro infanto juvenil do prof. Adilson Marques, com ilustrações de Thiago Petruccelli. Nesta noite de autógrafos,  desejo de coração, muito sucesso, nessa nova etapa de sua vida. 
  

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Adote esta ideia.
A barganha book é excelente para você que gosta de ler. Então vamos barganhar?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

E aí amigos, como foram suas férias? Tudo preparado para um retorno feliz, na UATI? Aposto que você já estava com muita saudades, de toda turma, do professores, amigos e muito mais. Aqui segue uma cópia do Calendário para o segundo semestre de 2012. Assim dá tempo pra você se programar.

Bom retorno às aulas, para todos. Não esquecendo que temos um grupo no Facebook, onde você pode também publicar suas fotos, deixar seus recados e manter uma participação bem ativa.