quarta-feira, 9 de maio de 2012

Truques de memória


Cinco segredos para não esquecer e manter a memória funcionando a todo vapor
Por Ilana RamosTer a memória em pleno funcionamento pode ser o sonho de muita gente, mas nem todos gozam desse luxo. Esquecer, por exemplo, se realmente desligou o ferro de passar roupas antes de sair de casa ou o nome daquele livro que leu há uns 15 anos são falhas comuns do nosso cérebro e que não são motivo de alarme de memória para ninguém – a não ser que seja algo realmente prejudicial. No entanto, se você se desespera com esses brancos do dia-a-dia, não se preocupe. É possível forçar o cérebro a buscar a informação de onde estão os seus óculos através de simples truques de memória. Confira alguns.
1. Você esquece datas, endereços e senhas
Se você não fizer um esforço consciente para guardar esses números, sua memória de curto prazo irá passar por cima disso. Tente atrelar algum significado a elas. Se for o aniversário de alguém, conecte a data a algum sentimento (uma semana depois do feriado). Se quiser lembrar a data da consulta do dentista, nem tente lembrar. Para isso existe agenda, celular, post it, etc. Sonia completa dizendo que "é mais fácil lembrarmos de datas quando temos alguma relação emocional com ela, como o aniversário de pessoas próximas ou datas importantes.

Sobre as senhas, é importante que elas estejam, de alguma forma, relacionadas à coisas do seu dia-a-dia, como o nome do animal de estimação ou a data de aniversário do filho ou de casamento. Para datas de compromissos, endereços, etc., podemos usar os recursos tecnológicos, como agendas e celulares. Não precisamos lembrar de tudo".

2. Esqueceu porque entrou no cômodo – ou abriu a geladeira
Sonia afirma que "isso é falha clássica de atenção". Você provavelmente estava distraído. Tente visualizar o que você quer antes de começar a andar. Se você quer lembrar de fazer alguma coisa antes de dormir, tente visualizar essa necessidade de outra forma. Por exemplo, se quer lembrar de arrumar o armário com as roupas de frio, imagine que você está na rua com o vento gelado batendo no rosto. Esse sistema deixa os itens mais vívidos e, por isso, mais memoráveis.

Se você já chegou no cômodo e se pegou perguntando "o que eu estou fazendo aqui?", refaça seus passos mentalmente, e, se não funcionar, fisicamente. "Isso ajuda a contextualizar a informação. Nós nunca lembramos de algo 'seco', mas sempre associamos essa informação a alguma emoção, ação ou pensamento. Refazer os passos é realmente bom", diz Sonia.

3. Você não consegue lembrar onde deixa suas chaves, celular ou carteira
Esse é um típico problema de atenção. Se você joga seus itens em qualquer lugar assim que chega em casa, em algumas horas já não vai mais saber onde estão. Preste atenção em onde coloca as coisas. Pense ou fale "estou colocando as chaves em cima da mesa da sala".

Consistência é uma estratégia ainda melhor. Se você coloca suas chaves, todos os dias, em cima da mesa da sala, você sempre irá saber onde estão. Para Sonia, "o ideal é ter esse hábito de guardar essas coisas sempre no mesmo lugar". Ter uma boa memória frequentemente está relacionado a ter bons hábitos.

4. Está na ponta da língua, mas você não consegue lembrar o nome de livros, filmes, palavras ou do nome de um amigo distante
Problema clássico que afeta todo mundo e piora com a idade ou quando estamos estressados ou preocupados. Primeiro, relaxe. Isso acontece com todo mundo. Um inimigo da memória é a multitarefa. Então, diga em voz alta qual você acha que é o nome do livro "é alguma coisa com água" ou "começa com S". Falar o nome dos atores ou dos personagens pode ajudar. Sonia completa dizendo que "o mais fácil é tentar contextualizar. Se é um filme, tente lembrar quem atuou nele ou onde estava quando viu. A gente nunca guarda uma informação pura, ela está sempre contextualizada".

5. Você não se lembra se desligou o ferro de passar roupa ou trancou o carroPara Sonia, "esse é exclusivamente um problema de falta de atenção. Procurar prestar mais atenção no que está fazendo é a melhor estratégia". Desligar o fogão é uma tarefa que você faz automaticamente e não presta atenção. Na maioria das vezes, você realmente desligou o ferro, o fogão e trancou o carro. No entanto, se você descobre que não está fazendo essas coisas, tente fazer um esforço de fazer essas ações de forma consciente. Diga em voz alta "o carro está trancado", "o ferro está desligado". Se ainda assim você esquece, tente colar um papel na porta com um check-list do que precisa ser desligado, fechado ou trancado – e verifique antes de sair de casa.

Leia a reportagem completa no site:
http://www.maisde50.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário