segunda-feira, 11 de junho de 2012

Doenças de inverno

Sábado dia 16, vai ser nossa festa junina, vá se preparando, pois muita coisas boas vão acontecer. Hoje deixo um texto bastante interessante, sobre nossa saúde.
Clima frio aumenta riscos de doenças como gripes, infecções e alergias Por Ilana Ramos


Coriza, espirros, tosse seca, dores no corpo, febre. Esses sintomas costumam aparecer com mais frequência quando as temperaturas caem. O ar mais seco, o aumento da poluição e a tendência de as pessoas ficarem aglutinadas em espaços fechados são alguns dos motivos que levam ao aumento da incidência das doenças respiratórias durante as estações mais geladas do ano. Entenda a importância de uma vida saudável na prevenção das doenças do inverno.

Outono e inverno são as estações mais propícias para o surgimento de doenças respiratórias. Mais partículas de poluição e vírus suspensas no ar, além da tendência de as pessoas procurarem lugares fechados, o que aumentam as chances de contaminação por vírus. De acordo com o infectologista Jaime Rocha, "os quadros de gripe são causados pelos vírus influenza e costumam ocorrer em surtos locais. Por outro lado, os resfriados são causados por diversos tipos de vírus e ocorrem ao longo de todo o ano, ambos com aumento de incidência durante o inverno. Este fato se deve a maior transmissibilidade do vírus por as pessoas estarem mais confinadas e propensas a diversos quadros alérgicos e infecciosos".

Algumas doenças respiratórias comuns no inverno são as alergias, infecções da garganta e asma brônquica – ou bronquite. As variações climáticas bruscas e o contato com poeira e poluentes são as principais causas da rinite e sinusite. "As medidas para reduzir a incidência de alergias são cuidados ambientais como: adequada limpeza das roupas de inverno (exposição ao sol), retirada de tapetes, carpetes e cortinas (melhor piso liso de cerâmica ou madeira), troca de cortinas e manutenção de uma vida saudável. A melhor forma de garantir uma boa imunidade e evitar a maioria das doenças de inverno é adotar medidas simples como alimentação saudável e variada, ingestão de dois litros de água diariamente, atividade física regular, evitar obesidade e sedentarismo e manter o esquema vacinal completo".

Apesar de tratamento aparentemente simples, a gripe e o resfriado podem apresentar complicações em alguns grupos populacionais, como o de pessoas com mais de 60 anos ou que possuem alguma doença crônica. "Existem populações com maior risco de complicações dos quadros virais de inverno. No caso da população acima dos 50 anos, existe uma concomitância de outras doenças crônicas (diabetes, insuficiência cardíaca) e também existe o fenômeno da imunosenescência, que é o envelhecimento do sistema imunológico. Esta população deve tomar a vacina da gripe anualmente e buscar assistência médica para diagnóstico precoce e tratamento. É importante destacar que os quadros virais não são mais prevalentes nestas populações, porém esta faixa etária está mais propensa a complicações (pneumonias, sinusites, bronquite)", explica Jaime.

A gripe pode trazer graves complicações para pessoas com mais de 50 anos de idade e recebe atenção especial do Ministério da Saúde (MS), que anualmente promove campanhas de vacinação contra a doença. Pensando em minimizar a incidência de gripe, o MS preparou uma pequena lista com cinco medidas preventivas que devem ser amplamente adotadas em todas as épocas do ano. Veja abaixo:

1. Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz.

2. Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos, maçanetas, etc.

3. Evitar proteger a tosse e o espirro com as mãos, utilizando, preferencialmente, lenço de papel descartável.

4. Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

5. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário