terça-feira, 5 de junho de 2012

ESPERANTO


Nesta semana, tivemos uma palestra, com Aparecida Mandarini, sobre ESPERANTO. Você conhece o que é ESPERANTO? A partir do segundo semestre, teremos um curso da língua ESPERANTO básico, que será ministrada pelo prof. Adilson Marques, às 14 h nas quartas-feira, no Campus I. 


O que é Esperanto?
O Esperanto é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro.


Mais de cem anos de utilização prática fizeram do Esperanto uma língua viva, capaz de exprimir qualquer nuance do pensamento humano. Ela é internacional e neutra porque pertence a todos os povos e proporciona a comunicação entre pessoas de todo o mundo, sem qualquer tendência de hegemonia cultural, política, religiosa e econômica. 

Quem aprende o Esperanto tem o privilégio de usufruir de duas cidadanias que se interagem e mutuamente se enriquecem: a primeira todos recebem automaticamente quando nascem. É influenciada pelas tradições, costumes e crenças de cada país, ou seja, pela cultura local. A segunda ganhamos quando, voluntariamente, optamos por ser cidadãos do mundo, através do Esperanto. Mais ampla que a outra, engloba a cultura mundial, em suas mais diversas manifestações. Após o surgimento do Esperanto, pessoas que o aprenderam sentiram necessidade de organizar grupos para a prática, ensino e sua divulgação. Com o passar do tempo, esses grupos cresceram, alguns ultrapassaram as fronteiras do país de origem, novos surgiram e hoje temos centenas de organizações esperantistas em funcionamento no mundo inteiro. Juntamente com os esperantistas, esses grupos formam o Mundo do Esperanto, e as ações nele desenvolvidas constituem o que se convencionou chamar de movimento esperantista. 

Aprenda Esperanto. Torne-se esperantista e venha viver o mundo do Esperanto. Ele é, por natureza, seu também!

Em outubro teremos a realização do 6º Congresso Paulista de Esperanto, aqui em São Carlos.  

AGENDE-SE!

Já começaram os preparativos para a realização do 6° Congresso Paulista de Esperanto, que acontecerá em São Carlos nos dias 12 a 14 de outubro de 2012, sob a organização do grupo esperantista local.

O tema escolhido este ano para debate foi "Esperanto: 125 anos depois", em apoio à campanha "Esperanto 125", promovida pela comunidade mundial esperantista, por ocasião do jubileu da língua internacional comemorado em 26 de julho próximo.

Outros subtemas completarão e enriquecerão o debate principal do evento, a exemplo de "Ensino a distância: terreno fértil também para o aprendizado do Esperanto".

5 comentários:

  1. Saluton!

    Parabéns a todos, pela iniciativa de divulgar a língua internacional esperanto!

    Bons trabalhos!

    ResponderExcluir
  2. Falo Esperanto há muitos anos e estou certo que os alunos se encantarão com essa maravilhosa ferramenta de comunicação. Parabéns pelo incentivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é tempo de aprender. A semente foi plantada, espero poder colher muitos frutos.

      Excluir
  3. esperanto estas sendube unu el la plej bonaj iloj per kiu oni povas fari geamikojn, negocojn kaj amoroj internacie.
    gratulojn al la estrado pro la estigo de la kurso.
    al vi sanon pacon longedauxran vivon kaj plenan gxuon.
    amike,
    juscelino gama
    e-a instruisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volante kompreni kion vi skribis, mi iris post traduko. Mi estis surprizita trovi tradukon en google. Mi dankas viajn vortojn de kuraĝigo kaj mi atendis la komencon de lernejo tie en UATI. Kiu scias, morgaŭ, ne bezonas tradukadon. rsrsr

      Excluir