sábado, 30 de junho de 2012

Leis do idoso

Confira os direitos básicos garantidos por lei e muito úteis depois dos 60



Será que eu realmente posso pedir para ser atendido antes de todas essas pessoas na fila do banco? O meu plano de saúde realmente pode me cobrar mais caro só porque eu tenho mais de 60 anos? Estar familiarizado com as leis de direitos e deveres é muito importante. Por isso,é essencial saber exatamente aquilo que,  por lei, você pode exigir, tanto do poder público, quanto de empresas privadas.  Veja algumas leis primordiais que você não pode deixar de conhecer e fazer valer. 

No Brasil, infelizmente, a realidade ainda é a de descriminação contra o idoso. De acordo com o advogado especializado em consumo Henrique Vieira Filho, "tendo em vista que, no Brasil, o idoso muitas vezes não é tratado com dignidade, é importante conhecer os direitos para ter uma qualidade de vida melhor". O professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP Eduardo Tomasevicius Filho completa afirmando que "o Estatuto do Idoso ampliou a proteção conferida ao idoso e facilita algumas coisas. Alguns direitos são fundamentais: direito à vida, liberdade, respeito e dignidade, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, profissionalização e trabalho, previdência e assistências sociais, habitação e transporte".

Ler o Estatuto do Idoso completo, apesar de muito importante para aquele que quer estar a par dos seus direitos fundamentais, pode ser um pouco cansativo. Por isso, selecionamos dez leis importantes que você não pode desconhecer. Veja a seguir:

Art. 3º. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Parágrafo único. 
A garantia de prioridade compreende: 
I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população
III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso
V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência
VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento
VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.



Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos. 

Art. 22. Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria. 

Art. 23. A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial dos respectivos locais.

Art. 27. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir. 

Art. 30. A perda da condição de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mínimo, o tempo de contribuição correspondente ao exigido para efeito de carência na data de requerimento do benefício. 

Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. 
§ 1° Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.
§ 3º No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo. 

Art. 44. As medidas de proteção ao idoso previstas nesta Lei poderão ser aplicadas, isolada ou cumulativamente, e levarão em conta os fins sociais a que se destinam e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. 

Art. 71. É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.

(Fonte: .maisde50)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

BARGANHA BOOK

Então, vamos barganhar neste próximo domingo? Aproveite para trocar seus livros que você já leu, por aqueles que ainda não leu. Até lá.

Na página de TEXTOS E POEMAS, estou publicando os lindos textos  dos alunos do Prof. Adilson Marques, vale a pena dar uma olhadinha, tenho certeza que você vai se apaixonar, e quem sabe fazer essa oficina no próximo semestre.


terça-feira, 26 de junho de 2012

ENCERRAMENTO DO 1º SEMESTRE

Esta semana, encerra nossas atividade do primeiro semestre. Ontem tivemos a palestra  MEXA-SE CONTRA ARTROSE. Hoje tivemos apresentação dos Grupos de dança, da seresta, samba, roda, coral, teatro. Um verdadeiro espetáculo dos alunos, onde a emoção falou  mais alto. Parabéns aos alunos, aos professores e a direção da UATI, por nos proporcionar momentos tão maravilhosos. Amanhã teremos o passeio para Serra Negra. 
Como não estou mais conseguindo colocar fotos aqui no blog, abri um Grupo no Facebook, onde os membros do grupo podem publicar suas fotos. Conto com a ajuda de vocês. 


Acessem no Facebook: Grupo Uati - São Carlos
http://www.facebook.com/groups/103827709762127/
Já coloquei as fotos da apresentação desta tarde.


O Jovino gravou algumas partes entra no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Mnem54VDpsA&feature=share

segunda-feira, 25 de junho de 2012

MEXA-SE CONTRA ARTROSE

A osteoatrose é um processo degradativo caracterizado pelo desgaste da cartilagem nas articulações chegando, em casos extremos, a atingir os ossos, o que limita os movimentos articulares e interfere nas atividades cotidianas de milhões de pessoas. O problema é que a artrose é perceptível somente quando sintomas agudos começam a se manifestar, como por exemplo, a dor oriunda de processos inflamatórios, creptação e as deformidades articulares.
Por esse motivo, patrocinada pelo Laboratório Zodiac, a palestra feita pelo Dr. Fontana, na Fesc I, foi de grande esclarecimento da importância dos exercícios, e a medicação correta.   O objetivo é prevenir a evolução do processo degradativo evitando os casos mais graves, onde pode haver a limitação total da função articular - o que restringe a realização de movimentos simples, como estender a mão, segurar talheres ou mesmo caminhar – e oferecer uma melhor qualidade de vida para esses pacientes. Após a palestra houve distribuição e brindes e  confraternização entre todos participantes.


Desculpa, mas está difícil de colocar mais fotos, estou tentando eliminar as fotos antigas, depois coloco mais pra vocês. Boa noite à todos.


domingo, 24 de junho de 2012

NO EMBALO DA DANÇA

Quando obedece às batidas da música, o corpo se solta e a mente viaja para longe. Ao dançar, libertamos nossas emoções, melhoramos o condiciamento físico e ainda nos divertimos com os próprios tropeços. Vai ficar aí parada?
O casal de dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers flutuava pelos salões cenográficos de Hollywood. Em plena forma, aos 63 anos, o letão Mikhail Baryshnikov segue embasbacando plateias mundo afora com sua técnica impecável. Sim, a dança é mágica, mas não é privilégio de virtuoses dotados de silhuetas esguias. Qualquer pessoa pode calçar sapatilhas e descobrir quão prazeroso é se apossar do próprio corpo e movimentá-lo ao sabor da música.
As bailarinas sobrevoam nosso imaginário como plumas ao vento. No entanto, a suposta fragilidade de suas figuras mascara um trabalho físico intenso, que se desdobra em diversas frentes."A prática melhora a flexibilidade e a postura corporal, o condicionamento aeróbico aprimora a coordenação motora e o equilíbrio, e ainda auxilia na perda de peso", afirma a professora Milena Malzoni, proprietária da escola Milena Malzoni Dance Center, em São Paulo.
Apesar do físico ser bastante exigido na aula, dançar é muito mais do que um simples exercício. É alimento para a alma. "Quem dança precisa se entregar por completo, pois a atividade afeta corpo, mente e sentimento", diz o bailarino e coreógrafo J.C.Violla, dono do estúdio que leva  seu nome, em São Paulo. "Para as mulheres, é uma ótima maneira de resgatar a feminilidade", afirma Helô Gouvêa, sócia de Ana Diniz e Cláudia Pirani, diretoras do Estúdio Anacã Corpo e Movimento, em São Paulo.
Nesse embalo, garantem os entendidos, a auto estima atinge as alturas e a timidez segue a rota oposta. Não por acaso, depois de algumas aulas, é comum as adeptas passarem a emanar um brilho especial. "As alunas sentem-se mais sensuais e interessantes", diz Milena. Seja por obra da endorfina ou pela catarse acionada pela trilha sonora, o estresses e as preocupações viram pó nesse reduto dominado pelo encantamento. 
Não podemos esquecer que a prática ainda burila a memória e a concentração. Sem esses dois atributos, os passos que compõem uma coreografia jamais poderiam ser executados com graça e fluidez. Como dizem os especialistas, não bata repetir mecanicamente a sequência proposta. A emoção precisa aflorar, conferindo expressão aos movimentos. Mas, segundo o coreógrafo e educador corporal Ivaldo Bertazzo, fundador da Escola do Movimento, em São Paulo, antes de atingir esse estágio, a aluna deve trabalhar a consciência corporal. "É preciso, primeiro, desenvolver a percepção interna do movimento e, depois, a noção a noção espacial. A emoção vem como consequência", ele afirma. 
O melhor é que a auto-observação das funções motoras se estende para além da sala de aula. "As pessoas passam a perceber como se mantêm sentadas, como organizam gestos corriqueiros, entram e saem do carro com mais facilidade", diz. E, o mais importante, "ganham disposição para vencer o enrijecimento corporal desencadeado pelo envelhecimento". 
A vida social é outro aspecto contemplado pela dança. Na aula, os participantes interagem, divertem-se uns com os outros, e, assim, fazem novas amizades. "Trata-se de uma oportunidade de estar em contato com o outro e com culturas diferentes", afirma Milena. "Além de lúdicas, as aulas em grupo estimulam o companheirismo", diz Helô.
MENU SORTIDO
A julgar pela variedade de estilos que agitam o mundo das sapatilhas, nessa tribo não há espaço para rigidez e desânimo. "Cada modalidade trabalha posturas físicas e sentimentos específicos", afirma Violla. Segundo ele, a valsa enfatiza oscilações de altura; o tango, torções do tronco. A rumba pede movimentação intensa da bacia, ao passo que o elegante  foxtrote se vale de posturas muito alongadas. Passear por todo esse repertório, dizem os praticantes, é puro deleite.
Todas vocês estão convidada para o grande baile. Basta encontrar seu lugar na pista. "Essa é uma das atividades mais democráticas que existem. Não impõe restrições de idade ou biotipo", diz Milena. Claro que alguns possuem mais molejo do que outros. No entanto, o maior empecilho observado pelos professores não é a falta de ginga. Com paciência e dedicação, essa dificuldade inicial pode ser superada. O problema maior é a autocrítica exacerbada. O medo de se expor ao ridículo. "O mais importante é querer dançar e ter bom humor para não transformar algo que deveria ser prazeroso em um tormento", afirma Ivaldo. 
Não tente se esconder atrás do álibi de que é desajeitada ou não possui coordenação motora. Os professores não levarão em conta nenhuma dessas desculpas usuais. "De resto, qualquer um pode aprender", diz Helô. Para o público mais contido, ela criou a aula batizada de Walk Dance, nada mais que uma"alfabetização rítmica". "O objetivo é que as alunas reconheçam as possibilidades de seu corpo: giros, exercícios de lateralidade, marcação do compasso da música", diz, e acrescenta, enfática: "Repetimos os passos inúmeras vezes até serem assimilados". Para que seus alunos acertem a contagem, Ivaldo Bertazzo os convida a contar a música enquanto dançam. "Dessa forma, identificam com mais facilidade a maneira como o passo está subdividido, dando vibração para o corpo. Assim, conseguem internalizar o movimento". 
Quem enfrenta seus fantasmas repressores e, lá pelas tantas, se descobre um ser dançante, vibra com a constatação de ter ultrapassado um bloqueio. Por tabela, dizem os especialistas, essa experiência de superação faz com que encarem as dificuldades do dia a dia com mais confiança. "Dançar, como tudo na vida, é uma questão de reino, repetição, persistência", afirma Helô. "Quanto mais executamos os movimentos mais naturais eles ficam", diz Milena. Mas, até que o corpo se expresse com desenvoltura, é preciso ter paciência e humildade. "Errar faz parte do processo de aprendizagem. O aluno pode aproveitar essas oportunidades para rir de si mesmo", diz Violla.
Tanto alto-astral só poderia gerar bons frutos. As professoras se comovem ao ouvir de suas alunas que a vida está mais colorida desde que se tornaram bailarinas amadoras. "Por mais complicado que tenha sido o dia delas, saem da escola felizes e sorridentes", afirma Milena. Os maridos comemoram. "Algumas revelam que o parceiro sente que estão mais relaxadas e bem-humoradas", diz Helô. Não subestime o poder da dança!
Texto: Bons Fluidos - Fevereiro de 2011
Aproveite esse embalo e venha fazer aula de dança na UATI, acredite eu estou adorando.

sábado, 23 de junho de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS


Antes de decifrar ´O Código Da Vinci´, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos. Gostou? Passa lá na biblioteca, para pegar emprestado. 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Baile Beneficente

Conforme solicitação de nossa amiga, Lizonete, comunico que amanhã dia 23.06, das 20h às 24 h, o C.E.A.C. Filhos do Peregrino, estará promovendo um Baile Beneficente,  no salão Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, à Rua 7 de Setembro, 1000, Centro.
O evento será abrilhantado pela Banda Los Pernas. Valor dos convites: Homens R$ 7,00 (sete reais) e Mulheres R$ 5,00 (cinco reais). Contamos com a presença de todos amigos. 


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resposta do Teste

E aí, vamos ver se você conseguiu acertar o teste de Português?


"Maria toma banho porque sua. Mãe, disse ela, pegue a toalha"

A 'pegadinha' está no fato do uso do verbo suar,
confundindo com o pronome possessivo (sua).. A
Língua Portuguesa é fogo, mesmo.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Semana de encerramento

Semana de encerramento de atividades 1º. Semestre- UATI-2012

Dia 25/06 - Segunda feira

Período da manhã: 8 horas

Fesc 1- Vila Nery
PALESTRA -“MEXA-SE CONTRA ARTROSE”
            +
Comemoração dos Aniversariantes do semestre

Patrocinio Laboratório ZODIAC


Período da tarde: 14 horas

Fesc 1-Vila Nery
PALESTRA ZODIAC “MEXA-SE CONTRA ARTROSE"
                +


Comemoração dos Aniversários do semestre


Dia 26/06 - Terça feira

Período da manhã: 8 horas

Campus 1 e 2 todos os alunos no CAMPUS  2-VILA PRADO
Dança-Rita
Coral- Marluci
Teatro-Flora

Flauta-Flora


Período da tarde: 14 horas

CAMPUS 1e 2
CAMPUS 1-Vila Nery
Música-Manuela
Dança-Rita
Samba-Marluci
Violão – Flora

Flauta-Flora


                                   Dia 27/06 - Quarta feira

Campus 1 e 2

VIAGEM PARA SERRA NEGRA

*Participação dos professores*
Saída às 7 h retorno previsto para 19 h
Professores saindo Vila Nery – RITA  / JANE-Guia de Turismo-
Professores saindo Vila Prado -  Lygia , Marluci , Nilma , Adilson

Dia 28/06 - Quinta feira


Período da manhã: 
8 h e às 14 h

CAMPUS 2-VILA PRADO

Dinâmica-Prof.José Antonio
+
Lanche Comunitário Aniversariantes







terça-feira, 19 de junho de 2012

Teste


  Se é bom de português ...
Acerta essa !!!
ESSA QUASE NINGUÉM ACERTA..
Aí vai um desafio para quem quiser testar seus conhecimentos de Português. Trata-se de um
teste realizado em um curso na American Airlines.
Na frase abaixo deverá ser colocado 1 ponto e 2 vírgulas para que a frase tenha sentido.
PENSE bem, amanhã eu lhe trago a resposta, pois não 
perderia a graça se você visse a resposta.
Essa é difícil para brasileiro. Imagine para americano...

"
MARIA TOMA BANHO PORQUE SUA MÃE DISSE ELA PEGUE
A
TOALHA."

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SERRA NEGRA


Queridos professores e alunos

NÃO SE ESQUEÇAM ......

Dia 27 de Junho - 4a. feira

VIAGEM PARA SERRA NEGRA

Aberto para todos os alunos da FESC.

Por favor, ajudem a divulgar ....

R$ 40,00
Horário de saída : 7 horas     retorno previsto : 19hs

* Os professores acompanharão os alunos neste dia portanto não haverá aula na UATI

Abçs
Lygia P. L. Fontana
Educadora da Universidade Aberta da Terceira Idade
Fundação Educacional São Carlos

GINCANA VIRTUAL

E aí, deu pra descobrir de quem é essa foto? Acertou, né. Nããããõoooo? Então vamos revelar.

                       Hoje


Ontem
Sei que não foi muito fácil?  É o querido Sr. Izidro, sempre disposto a ajudar quando precisamos, pois sabe tudo, onde está cada coisa, conhece todos detalhes da UATI. Parabéns a quem acertou.

domingo, 17 de junho de 2012

Festa Junina

Ontem tivemos a  grande festa junina da UATI, no campus I  da Fesc.  Nossa escola, toda enfeitada com muita cor de flores, feitas pelas próprias alunas, davam um toque especial ao nosso arraiá. 


 Enquanto o grupo de sanfoneiro fazia uma gostosa rodada de cantoria, tivemos a apresentação de alguns grupos de dança, com a prof. Manu, prof. Rita e prof. Marluci. Agora é só se divertir com  as fotos.


Na quadrilha mais diversão: apareceu a cobra, choveu e a ponte quebrou. O túnel animado chamava para o início do grande baile e para a despedida.




E também me despeço, com o gostinho da animação e da alegria da nossa Festa Junina! Mais fotos em:
http://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=one_set72157630169923220








sexta-feira, 15 de junho de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS


"O Quinze" provocou um enorme impacto nos anos 30 do século XX e atravessou o tempo como uma referência obrigatória na História da nossa literatura. Trata-se de uma espécie de marco, em que Rachel de Queiroz, então uma menina nos seus ainda verdes vinte anos, debutava em um poderoso ciclo das letras nacionais: o do romance nordestino. 

Gostou? Passe lá na biblioteca e escolha esse romance para ler  no conforto de   sua  casa, e quem sabe numa bela rede...

quinta-feira, 14 de junho de 2012

HORÁRIOS

À partir desta segunda-feira, dia 18 de junho,  estará aberta as inscrições para matrículas do  segundo semestre conforme segue:

Aproveite e escolham suas matérias. Desenvolva um senso de responsabilidade e independência. Suas alegrias  afloram através da prática diária e são aperfeiçoadas na relação coletiva, transformando nossa mente e nosso corpo muito mais saudáveis.  

quarta-feira, 13 de junho de 2012

UM RELÓGIO CURIOSO


 " UM RELÓGIO CURIOSO, INTERESSANTE E PREOCUPANTE "

   Hoje, trago pra vocês um artigo de curiosidade. Amei quando vi. Dê  uma olhada no relógio desse site e na contagem de agora, de cada dia, de cada semana, de cada mês e de cada ano. 
É curioso, interessante e, em alguns casos,  preocupante.
Pode clicar no link abaixo, está livre de virus, se trata de um relógio que mostra as estatísticas dos principais órgãos e organizações mundiais:


Depois me conta o que você achou desse relógio. 

terça-feira, 12 de junho de 2012

ANIVERSARIANTES


       “O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos”
Pensando nisso, vamos comemorar o aniversário de nossos amigos, com muita festa, bolo, champanhe e alegria
II - Atília dos Santos Maragno - 18.06
I - Claudete Helena Alvez Picchi - 23.06
Christiano dos Santos - 09.06
I - Deolinda Marinha Giocometti - 18.06
I - Deuzina Aparecida Cortez - 11.06
II - Elza Fátima Petroneri Zotesso - 21/06
I - Fátima Aparecida Bortoleto de Oliveira - 03.06
I - Geraldina de Souza Morais - 26/06
II  -  Lucineia Luci Miranda Pigatin - 10.06
I  -  Manoel Castro Figueiredo -30.06
I - Maria Angelica Signini - 10.06
I  -  Maria Aparecida Mancini Romero - 01.06
I - Maria de Fátima Bertolani Assumpção - 29.06
Maria Leonor dos Santos - 27/06
I - Maristella Sacchi Sanchez - 29/06
I - II - Marluci Rios - 25.06
I - Maurina Rocha Rodrigues Luiz - 18/06
II - Nilva Rodrigues - 07.06
II - Valda Feitosa Gonzaga Mendes - 19.06
I - Vera Lucia Mello Chiavini - 30/06
II - Vilma Elizabethi Orlandi Paiano - 14.06

PARABÉNS À TODOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JUNHO





segunda-feira, 11 de junho de 2012

Doenças de inverno

Sábado dia 16, vai ser nossa festa junina, vá se preparando, pois muita coisas boas vão acontecer. Hoje deixo um texto bastante interessante, sobre nossa saúde.
Clima frio aumenta riscos de doenças como gripes, infecções e alergias Por Ilana Ramos


Coriza, espirros, tosse seca, dores no corpo, febre. Esses sintomas costumam aparecer com mais frequência quando as temperaturas caem. O ar mais seco, o aumento da poluição e a tendência de as pessoas ficarem aglutinadas em espaços fechados são alguns dos motivos que levam ao aumento da incidência das doenças respiratórias durante as estações mais geladas do ano. Entenda a importância de uma vida saudável na prevenção das doenças do inverno.

Outono e inverno são as estações mais propícias para o surgimento de doenças respiratórias. Mais partículas de poluição e vírus suspensas no ar, além da tendência de as pessoas procurarem lugares fechados, o que aumentam as chances de contaminação por vírus. De acordo com o infectologista Jaime Rocha, "os quadros de gripe são causados pelos vírus influenza e costumam ocorrer em surtos locais. Por outro lado, os resfriados são causados por diversos tipos de vírus e ocorrem ao longo de todo o ano, ambos com aumento de incidência durante o inverno. Este fato se deve a maior transmissibilidade do vírus por as pessoas estarem mais confinadas e propensas a diversos quadros alérgicos e infecciosos".

Algumas doenças respiratórias comuns no inverno são as alergias, infecções da garganta e asma brônquica – ou bronquite. As variações climáticas bruscas e o contato com poeira e poluentes são as principais causas da rinite e sinusite. "As medidas para reduzir a incidência de alergias são cuidados ambientais como: adequada limpeza das roupas de inverno (exposição ao sol), retirada de tapetes, carpetes e cortinas (melhor piso liso de cerâmica ou madeira), troca de cortinas e manutenção de uma vida saudável. A melhor forma de garantir uma boa imunidade e evitar a maioria das doenças de inverno é adotar medidas simples como alimentação saudável e variada, ingestão de dois litros de água diariamente, atividade física regular, evitar obesidade e sedentarismo e manter o esquema vacinal completo".

Apesar de tratamento aparentemente simples, a gripe e o resfriado podem apresentar complicações em alguns grupos populacionais, como o de pessoas com mais de 60 anos ou que possuem alguma doença crônica. "Existem populações com maior risco de complicações dos quadros virais de inverno. No caso da população acima dos 50 anos, existe uma concomitância de outras doenças crônicas (diabetes, insuficiência cardíaca) e também existe o fenômeno da imunosenescência, que é o envelhecimento do sistema imunológico. Esta população deve tomar a vacina da gripe anualmente e buscar assistência médica para diagnóstico precoce e tratamento. É importante destacar que os quadros virais não são mais prevalentes nestas populações, porém esta faixa etária está mais propensa a complicações (pneumonias, sinusites, bronquite)", explica Jaime.

A gripe pode trazer graves complicações para pessoas com mais de 50 anos de idade e recebe atenção especial do Ministério da Saúde (MS), que anualmente promove campanhas de vacinação contra a doença. Pensando em minimizar a incidência de gripe, o MS preparou uma pequena lista com cinco medidas preventivas que devem ser amplamente adotadas em todas as épocas do ano. Veja abaixo:

1. Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz.

2. Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos, maçanetas, etc.

3. Evitar proteger a tosse e o espirro com as mãos, utilizando, preferencialmente, lenço de papel descartável.

4. Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

5. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

ROMANCE AOS PEDAÇOS


'Xangai baby' conta a história de Coco, uma garçonete cheia de entusiasmo pela vida. Ela se apaixona por Tian Tian, um rapaz muito reservado, impotente e usuário de drogas. Apesar das objeções de sua família, Coco vai morar com ele. Ela deixa seu emprego e começa a escrever. Logo depois ela conhece Mark, um bem-casado empresário ocidental. Uma atração incontrolável toma conta de ambos e marca o início de um romance tórrido. Dividida entre os dois amantes, decepcionada consigo mesma e com seu livro inacabado, atormentada pelo conflito dos sentimentos de amor e traição, Coco começa a descobrir quem realmente é.

Gostou? Aproveite, passe na biblioteca, para levar esse livro maravilhoso.

BOM FERIADO À TODOS AMIGOS E AMIGAS, MUITA DIVERSÃO,  MUITA LEITURA E MUITO DESCANSO. ATÉ SEGUNDA SE DEUS PERMITIR.

terça-feira, 5 de junho de 2012

ESPERANTO


Nesta semana, tivemos uma palestra, com Aparecida Mandarini, sobre ESPERANTO. Você conhece o que é ESPERANTO? A partir do segundo semestre, teremos um curso da língua ESPERANTO básico, que será ministrada pelo prof. Adilson Marques, às 14 h nas quartas-feira, no Campus I. 


O que é Esperanto?
O Esperanto é uma língua criada para facilitar a comunicação entre os povos do mundo inteiro.


Mais de cem anos de utilização prática fizeram do Esperanto uma língua viva, capaz de exprimir qualquer nuance do pensamento humano. Ela é internacional e neutra porque pertence a todos os povos e proporciona a comunicação entre pessoas de todo o mundo, sem qualquer tendência de hegemonia cultural, política, religiosa e econômica. 

Quem aprende o Esperanto tem o privilégio de usufruir de duas cidadanias que se interagem e mutuamente se enriquecem: a primeira todos recebem automaticamente quando nascem. É influenciada pelas tradições, costumes e crenças de cada país, ou seja, pela cultura local. A segunda ganhamos quando, voluntariamente, optamos por ser cidadãos do mundo, através do Esperanto. Mais ampla que a outra, engloba a cultura mundial, em suas mais diversas manifestações. Após o surgimento do Esperanto, pessoas que o aprenderam sentiram necessidade de organizar grupos para a prática, ensino e sua divulgação. Com o passar do tempo, esses grupos cresceram, alguns ultrapassaram as fronteiras do país de origem, novos surgiram e hoje temos centenas de organizações esperantistas em funcionamento no mundo inteiro. Juntamente com os esperantistas, esses grupos formam o Mundo do Esperanto, e as ações nele desenvolvidas constituem o que se convencionou chamar de movimento esperantista. 

Aprenda Esperanto. Torne-se esperantista e venha viver o mundo do Esperanto. Ele é, por natureza, seu também!

Em outubro teremos a realização do 6º Congresso Paulista de Esperanto, aqui em São Carlos.  

AGENDE-SE!

Já começaram os preparativos para a realização do 6° Congresso Paulista de Esperanto, que acontecerá em São Carlos nos dias 12 a 14 de outubro de 2012, sob a organização do grupo esperantista local.

O tema escolhido este ano para debate foi "Esperanto: 125 anos depois", em apoio à campanha "Esperanto 125", promovida pela comunidade mundial esperantista, por ocasião do jubileu da língua internacional comemorado em 26 de julho próximo.

Outros subtemas completarão e enriquecerão o debate principal do evento, a exemplo de "Ensino a distância: terreno fértil também para o aprendizado do Esperanto".

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CONCURSO DE DANÇA

Hoje, foi o concurso de dança dos Jogos Municipais da Melhor Idade, após teve o baile de encerramento dos jogos. A UATI, ganhou a medalha de segundo lugar, com a participação dos alunos: Alice da Silva Moreira e Jovino Bueno, parabéns, por mais uma conquista. 































Parabéns também ao São Carlos Club, pela conquista do troféu do Jogos Municipais da Melhor Idade 2012